Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 4 maneiras rápidas de praticar inglês todos os dias

4 maneiras rápidas de praticar inglês todos os dias

Olá leitores do Canal do Ensino!

Tornar um idioma parte da sua rotina é a melhor forma de assimilá-lo. Na correria do dia a dia, no entanto, sabemos que poucas são as pessoas que conseguem separar um tempo na agenda, todos os dias, para se dedicar a aprender inglês (ou qualquer outra língua) – mesmo que em casa.

Pensando nisso, separamos 4 maneiras rápidas de praticar inglês todos os dias.

São quatro atitudes que você pode incorporar na sua rotina, sem atrapalhar a agenda, para treinar o idioma todos os dias – e, assim, ganhar fluência muito mais rápido do que imagina. Confira, abaixo:

1. Escreva sua agenda em inglês

Como você organiza os seus dias? Tem um caderninho que leva na bolsa? Usa o calendário do celular? Não importa de que forma você monte sua agenda: faça isso em inglês. Anote todos os compromissos – como ir ao dentista, encontrar a amiga ou comprar o presente de Dia dos Namorados – no novo idioma. Vale até fazer a lista do supermercado em outra língua! Tudo para treinar gramática e vocabulário.

2. Pratique inglês a caminho do trabalho ou dos estudos

Muita gente utiliza o tempo que gasta para ir trabalhar ou estudar para ouvir lições de inglês – seja no carro, no ônibus, no metrô ou mesmo a pé. Nossa dica, no entanto, é outra. Se esse tipo de aprendizagem não funciona para você, porque não consegue se concentrar nas lições enquanto se locomove, não desperdice esse tempo. Use-o para falar inglês mentalmente. Você pode, por exemplo, narrar seus trajetos no novo idioma. Fazer isso ajuda a praticar expressões de localização – como “vire à direita” e “ande até o próximo farol”.

3. Ouça uma música em inglês todos os dias

Coloque para tocar uma canção daquela banda que você adora e tente entender a letra. Se estiver no início do seu curso de inglês, concentre-se em captar a mensagem principal da música. Com o tempo, vá aumentando o grau de dificuldade e tente entender cada frase da canção. Se desconhecer uma palavra, recorra ao dicionário! Esse é um ótimo jeito de ampliar o vocabulário e treinar compreensão.

4. Fale inglês antes de dormir

Todas as noites, antes de dormir, relembre em inglês tudo o que você fez nas últimas 24 horas e o que planeja fazer no dia seguinte. Essa é uma ótima forma de treinar os tempos verbais do passado e do futuro. E, se puder, faça isso em voz alta para exercitar um pouco a parte oral, que também é importantíssima.

Conhece algum outro hábito que pode ser incorporado ao dia a dia para treinar inglês? Divida com a gente!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo