Você está aqui:Home » Dicas » Ensino a Distância - EAD » 4 ferramentas gratuitas para ajudar as crianças com as aulas on-line

4 ferramentas gratuitas para ajudar as crianças com as aulas on-line

Olá, leitor(a)! 

constante intensificação do ensino a distância é um grande desafio para educadores, pais e estudantes. Pensando nisso, separamos 5 dicas e ferramentas gratuitas para que você possa ajudar as crianças com as aulas on-lineAo final, traremos uma pequena lista de perfis nas redes sociais que falam sobre o tema. Confira! 

Dicas para lidar com o ensino a distância 

O processo de aprendizagem das crianças precisa ser acompanhado e estimulado de diversas maneiras. Elas ainda estão construindo os traços de sua personalidade. Por isso, é necessário que sejam acolhidas por pais e professores e tenham contato com outras crianças 

Com a pandemia de Covid-19, essa mediação passou a ser feita por meio de recursos tecnológicos. Assim, precisamos estar mais atentos do que nunca ao desenvolvimento dos pequenos. Veja algumas sugestões: 

1. Prepare a criança para a rotina escolar 

Em casa, é mais difícil manter a rotina e a disciplina, mas o ideal é seguir o dia como seria feito na escola. Peça para a criança vestir o uniforme, separar os materiais necessários e arrumar a mochila. Em um ambiente minimamente parecido com o colégio, o pequeno terá mais facilidade para entender que está na hora de estudar. 

2. Insira pequenas atividades no dia a dia das crianças 

Que tal fazer uma refeição inspirada na matemática contando a quantidade de comida que está no prato? Ou brincar com o alfabeto na sopa de letrinhas? Essas atividades contribuem para que as crianças relacionem os conteúdos das aulas on-line com sua vida cotidiana e servem para que os pais tenham um termômetro do desempenho dos filhos. 

3. Estimule o interesse 

Converse com a criança sobre o que ela aprendeu na aula e dê pequenas tarefas para ela realizar ao longo do dia. O ideal é que essas atividades sejam simples e prazerosas, como falar algumas palavras novas vistas na aula de inglês ou contar a história que o professor leu durante a lição de português. 

4. Mantenha comunicação com a escola 

Mesmo com a distância, os pais devem ter um canal aberto para recorrerem aos professores e às instâncias da escola sempre que necessário. O diálogo pode envolver as dificuldades das crianças, a resolução de dúvidas ou até mesmo os problemas com equipamentos e acesso à internet. 

5. Entenda que o processo de aprendizagem pode ser mais lento 

escola é um ambiente próprio para aprender e ensinar. Em casa, apesar de todos os esforços, podem existir várias distrações, como um telefone tocando, a família conversando, o animal de estimação exigindo cuidados. Por isso, é importante entender que a criança precisará de um tempo maior para assimilar todas as informações. 

4 ferramentas gratuitas para ajudar com as aulas on-line 

4 ferramentas gratuitas para ajudar as crianças com as aulas on-line

Fonte: Reprodução

Agora que já demos algumas dicas, separamos ferramentas que facilitarão a aprendizagem no ensino a distância: 

1. Plataforma BIC 

A BIC, gigante do mercado de papelaria, lançou a campanha #VaiFicarTudoBem com o objetivo de tornar esse período em casa seguro e divertido. Nplataforma O Poder das Cores, é possível encontrar atividades educativas que estimulam a criatividade, como desenhos para colorir, jogos da memória e desafios de imaginação. 

2. Cantinho Mão na Massa 

portal Aprendizagem Criativa em Casa disponibiliza materiais, divididos por idade, que reforçam a importância das brincadeiras para o público infantilAinda, traz dicas para criar um “Cantinho Mão na Massa”, espaço no qual os responsáveis podem se conectar com os pequenos nessas experiências criativas e educativas. 

3. VACC – O Jogo das Vacinas

jogo desenvolvido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF – USP) é ótimo para explicar a importância da vacinação contra a Covid-19No jogo, o objetivo é ajudar a Maria Gotinha a vacinar a população, lidando com pessoas que ainda não foram imunizadas e com novas variantes virais que podem surgir. 

4. Canal Curta História 

Um grupo de estudantes do curso de graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desenvolveu jogos interativos que podem ser utilizados nas plataformas Google. São jogos de quebra-cabeça, tabuleiro e cartas que abrangem os conteúdode história do  ao 9° ano do ensino fundamental. 

5 perfis no Instagram sobre atividades para crianças  

Para você que chegou até aqui, listamos 5 perfis no Instagram com dicas de atividades para a criançada. Veja: 

1. Sou Mãe 

No perfil Sou Mãe, você vai encontrar dicas, jogos, atividades manuais e brincadeiras para crianças de até 7 anos. 

2. Tempo Junto 

O perfil Tempo Junto fornece inúmeras brincadeiras, divididas por faixas etárias, que estimulam o aprendizado e fortalecem os vínculos com os filhos. 

3. Brincar Criativo 

O Brincar Criativo é um projeto que incentiva pais a se aproximarem de seus pequenos por meio da atividade lúdica e do aprendizado. 

4. Atividades da Pietra 

No perfilCarolina, médica e mãe da Pietra, de 3 anos, traz dicas de livros infantis, de brincadeiras e de atividades para as crianças. 

5. Arquivos de Atividades 

No perfilGimena Pissini registra e compartilha as atividades que faz com os filhos. 

Gostou do nosso artigo? Se você conhece outras ferramentas gratuitas para ajudar as crianças com as aulas on-line, deixe nos comentários! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Até a próxima! 

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo