Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 4 estratégias para melhorar as discussões em classe

4 estratégias para melhorar as discussões em classe

Olá, leitor

Existem muitas maneiras ou estratégias que podem ajudar a melhorar a discussão em uma sala de aula, mas que nem sempre é colocada em prática, pois muitos educadores optam por uma abordagem mais convencional.

É um desafio ter uma melhora na participação do aluno, onde as aulas sempre seguem o mesmo padrão, afinal são aulas que por muitos alunos são consideradas chatas e sem entusiasmo algum.

Procure sempre oferecer aos alunos aulas que sejam criativas e com muita irreverência, pois isso ajuda eles a se interessarem pelos assuntos e consequentemente ajuda a melhorar e aumentar a participação em classe, já que aguça seus interesses referentes ao assunto abordado e as aulas acabam sendo mais prazerosas.

Use a tecnologia como um aliado na sala de aula

A tecnologia é algo em constante evolução e sempre surge novas tecnologias que podem ser usadas como aliado para melhorar as discussões em sala de aula, podendo ser usadas dentro da sala ou até mesmo para pesquisas e deveres que são feitos fora de sala, o uso de novas tecnologias pode aguçar o interesse do estudante em seus estudos.

A participação em sala de aula e nas discussões podem melhorar consideravelmente, pois como todos usam a mesma tecnologia eles conseguem se identificar e fazer uma troca de ideias durante as discussões de classe e também acabam aproximando alunos e professores de uma maneira muito saudável.

De um feedback e apoie os estudantes

Estudantes estão sempre buscando algo, eles têm ideias que são muito boas até mesmo para utilizar em sala de aula, mas algumas vezes eles se sentem inseguros ao participar em sala de aula, por não terem certeza que estão no caminho certo, então se o professor conseguir identificar isso e dar seu apoio a esse aluno, isso pode melhorar a discussão em classe.

Assim como qualquer ser humano, um estudante gosta de ouvir um feedback sobre sua participação e o seu conhecimento, é uma maneira de eles aprenderem e também conseguirem entender melhor as mudanças que necessitam para ter um melhor aproveitamento.

Proponha Desafios aos alunos a superar seus próprios limites

Passar conhecimento aos alunos é muito bom e podemos fazer com que eles superarem seus próprios limites e ao desafia-los por exemplo a se aprofundarem em um determinado assunto e trazer algo diferenciado para a sala de aula referente ao tema, assim como outros desafios.

Propor desafios aos alunos pode ser algo engrandecedor para seus conhecimentos e também os ajudam a ter uma maior participação em sala de aula, pois motiva eles a sempre buscarem mais.

Como sabemos existem muitas maneiras ou estratégias de se conseguir melhorar a discussão em sala de aula, compartilhe conosco qual sua estretégia!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo