Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 4 estratégias para incentivar a leitura

4 estratégias para incentivar a leitura

Olá,

A leitura é muito importante, mas não estamos falando aqui apenas da leitura de livros, mas sim todo tipo de leitura, como revistas, jornais e sites na internet.  Por isso vamos mostrar 4 estratégias para incentivar a leitura.

Muitas vezes os pais incentivam as crianças a ler e quando são pequenas adoram, mas depois que ficam um pouco maior, começam a trocar os livros e revistinhas por outras coisas. É importante praticar a leitura, ela vai não só te informar, mas ajudar a escrever melhor, falar e se expressar melhor.

Confira as estratégias para incentivar a leitura

1 – Compre algo que interessa

Se realmente quer incentivar a leitura precisa começar oferecendo algo que seja interessante e que a pessoa vai querer ler. Se você sabe que seu filho gosta de ficção científica, o mais correto é comprar um livro que tenha relação com o tema, isso vale para qualquer coisa, não importa se é romance, terror, ou outro. O importante é começar a ler, se você comprar um livro que não é a praia da pessoa logo de cara, a chance dela não ler o livro até o final é muito grande.

Quem já está acostumado a ler, acaba lendo de tudo um pouco, mas quem não tem esse costume, para começar incentivado tem que comprar algo que interessa e que vai ajudar a desenvolver o gosto pela leitura. Para você o livro pode ser bobo, mas para ela não, por isso respeite.

2 – Promova visitas a bibliotecas

Quem vai a bibliotecas hoje em dia? É muito difícil conhecer pessoas que frequentam, muitas nem sabem que existem bibliotecas públicas e que você pode ir até lá ler livros e até alugar. Então se você quer incentivar a leitura do seu filho, essa é uma estratégia muito boa, leve para conhecer a biblioteca da sua cidade, assim ele vai começar a se interessar e desenvolver o hábito de ler.  

Se é professor, leve os alunos não só na biblioteca da sua escola, mas também em uma biblioteca pública e deixe que eles explorem os livros, folheiem revistas e escolham de maneira autônoma o que desejam ler. Essa é uma estratégia para incentivar a leitura que também será de grande aprendizado.

3 РṆo fique preso a literatura

Vale lembrar que para incentivar a leitura, você não precisa mostrar apenas livros, a leitura vai muito além da literatura, ela também pode acontecer por meio de gibis, revistas, livros ilustrados, jornais e outros formatos escritos. Não fique preso apenas aos livros, existem muitas coisas legais que podem ser lidas, além de artigos e redações, todas essas fontes devem fazer parte do universo de leitores jovens e adolescentes. Essa é uma forma interessante de criar o gosto e o hábito de leitura.

4 РṆo elimine a tecnologia

Quando falamos em leitura as pessoas pensam apenas nos livros físicos, em revistas e jornais, mas você pode ler tudo isso usando um tablet, um celular, um computador ou outros aparelhos eletrônicos. Por isso não elimine a tecnologia, ela não está aqui para acabar com os livros físicos, é apenas uma forma de leitura que foi criada, assim como a TV não acabou com o rádio, o tablet não vai acabar com o livro.

A tecnologia traz novas formas de explorar os livros e dá a possibilidade de conhecer obras antes inacessíveis. Por isso use mais estratégia e ajude seus filhos ou alunos a se interessarem pela leitura.

Boa leitura! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo