Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 4 estratégias para estudar para vestibulares

4 estratégias para estudar para vestibulares

Olá,

Estudar para o vestibular não é nada fácil, se está estudando já deve saber disso, mas não se afobe, você pode fazer um estudo estratégico e se sair bem, basta fazer da forma certa. Se não sabe do que estamos falando e não faz ideia do que fazer ou por onde começar, confira nossas dicas! 

Para começar você precisa ficar tranquilo, desespero nunca é bom, não importa o tempo que tem para estudar, além disso você não precisa passar no vestibular logo que termina o ensino médio, principalmente se deseja um curso difícil e concorrido. Muitas pessoas ficam anos tentando passar na faculdade que deseja e no curso que deseja, realmente não é simples, então se acalme e vem conosco, vamos te ajudar a exercer o estudo estratégico para vestibulares.

Já sabe que vestibulares vai prestar? Muitas pessoas fazem apenas o Enem, mas existem outros vestibulares que você pode fazer, até porque você pode conseguir bolsa de estudos. Então já selecione os vestibulares que irá fazer, em seguida você precisa ver o que será cobrado em cada um deles, no geral os temas são os mesmos, mas pode existir um vestibular que cobre coisas a mais, por isso anote tudo.

Estudo estratégico para vestibulares

Esse estudo é quando você estuda para vários vestibulares e precisa ver diversas matérias, você precisa levar em consideração algumas coisas como:

  • Tempo de estudo, dependendo da época de cada vestibular;
  • Matérias diferentes que serão cobradas;
  • Livros necessários para o estudo e de literatura;
  • Seu interesse por cada um dos vestibulares, coloque em ordem crescente o que você mais deseja passar até o que menos deseja e dê prioridade para os primeiros da lista.

Essas são apenas algumas considerações que você deve ter na hora de fazer um estudo estratégico para vestibulares. Separamos também algumas dicas para você fazer um estudo estratégico bem feito, assim a chance de passar no vestibular que deseja será muito maior.

1ª Dica – Tenha uma missão. Você precisa saber onde quer chegar, mesmo que tenha tudo em mente, coloque no papel, assim vai tornar sua missão mais oficial, não precisa ser detalhista, até porque seus objetivos podem mudar um pouco durante o semestre, mas não deixe de criar uma meta.

2ª Dica – Seleciona seus objetivos. Os objetivos serão seus compromissos e vão servir de parâmetro para que você consiga conquistar a missão. Nossa dica para você é não exagerar e sempre reconhecer suas fraquezas e trabalhar para torná-las seus novos pontos fortes.

3ª Dica – Tenha estratégias. Esse é um ponto importante, olhe seus objetivos e veja o que é necessário para alcançar cada um deles, depois veja como aplicar a sua rotina, crie estratégias de estudo para o seu dia a dia.

4ª Dica – Avalie seu progresso com honestidade. Sabemos que não é nada fácil criar um plano de estudo e segui-lo a risca, por isso você deve se esforçar e tentar desenvolver o hábito de manter suas coisas mais simples e organizadas. Avaliar o seu progresso é muito importante, assim você vai ver se está dando conta do recado, se exagerou e não está conseguindo ou se pode pegar um pouco mais pesado. 

Seguindo essas dicas e criando um bom plano de estudo, pode ter certeza que você será bem sucedido e vai saber como exercer o estudo estratégico para vestibulares. 

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo