Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 4 Estratégias didáticas para o ensino da Matemática

4 Estratégias didáticas para o ensino da Matemática

Olá,

Para muitos alunos a matemática é um bicho de sete cabeças, mas você como professor dessa matéria não pode deixar os estudantes se complicarem assim. Por isso pensando em te ajudar vamos mostrar 4 estratégias didáticas para o ensino da matemática, pode ter certeza que você vai curtir e seus alunos vão começar a adorar essa matéria.

Essas estratégias são interessantes para qualquer idade, não importa se é professor do ensino médio ou de crianças. Veja como elaborar uma boa estratégia que fará diferença na vida dos estudantes, além disso, seu trabalho vai ficar muito mais simples. 

Sequência didática é um bom instrumento para o professor

É muito importante ter uma sequência didática na suas aulas, se você começa a ensinar algo e logo depois ensina uma matéria completamente diferente, os alunos podem ficar perdidos. Além disso, na matemática, muitos estudos dependem dos outros, por isso a sequência é necessária. Uma outra dica bem interessante é sempre ficar atento e refletir sobre como você pode ajudar seus alunos a compreender a importância de receber aquele conhecimento.

Uma boa aprendizagem vai acontecer quando o estudante é capaz de perceber que os conhecimentos escolares são úteis para sua vida fora da escola. Provavelmente você já deve ter escutado algum aluno dizer que aquela matéria que está aprendendo não vai ajudar ele em nada. Ouvir isso é muito comum, principalmente quando falamos de matemática, por isso você como professor deve encontrar maneiras de aplicar o que ensina na vida e em sociedade.

As sequências didáticas vão ajudar bastante nesse conceito, você vai criar um conjunto de atividades organizadas de tal forma que cada etapa está interligada à outra. Dessa forma, quando estiver planejando seu objetivo deve ser ensinar um determinado conteúdo, começando por uma atividade simples até chegar às operações mais complexas.

Cada etapa da sequência didática precisa ter objetivo claro

Nossa próxima estratégia está interligada com a primeira, para desenvolver uma sequência didática você vai precisar planejar as etapas de acordo com a expectativa de aprendizagem. Vamos mostrar como deve fazer isso mostrando alguns pontos importantes. O primeiro é compreender a situação-problema, você precisa ter clareza do que se pede no enunciado da atividade, propondo uma atividade aos alunos você vai saber o que os alunos sabem ou não sabem sobre o que se pede.

O segundo ponto é identificar os conhecimentos que estão no centro do problema que passou, assim você pode conferir se os alunos reconhecem os conhecimentos trabalhados por você. O próximo ponto é decidir os procedimentos necessários para encontrar a solução, e o último ponto que vai ajudar a decidir a sequência didática é verificar os resultados obtidos.

O que os alunos já sabem

Antes de planejar sua atividade é preciso saber o que seus alunos já sabem para elaborar um trabalho mais interessante. Saiba do conhecimento prévio desses alunos, assim com base nesses resultados vai poder formular as atividades com o objetivo de ampliar a aprendizagem.

A avaliação ajuda o professor a definir os passos seguintes

A última das estratégias didáticas para o ensino da matemática é fazer uma avaliação, assim vai conseguir entender melhor o que seus alunos já aprenderam e conseguiram captar em suas aulas. Fica mais fácil assim prever as possíveis dificuldades dos estudantes e preparar intervenções adequadas para serem utilizadas durante a sequência de atividades.

Essas avaliações vão mostrar o que os alunos já aprenderam e vão apontar o que ainda precisa ser revisado e melhorar. Com base nessas informações você pode organizar melhor as ações didáticas e ajudar os alunos a superarem suas dificuldades.

Agora que já sabe as estratégias didáticas para o ensino da matemática é só colocar em prática, pode ter certeza que com essas estratégias você vai ter bons resultados. Depois volte aqui para contar o que achou e como seus alunos melhoraram a aprendizagem dessa matéria. Não esqueça de compartilhar com outras pessoas, eles vão gostar de saber essas estratégias assim como você.

Até logo!

comentários (1)

  • ELIZABETE ACTIS

    É DE GRANDE RELEVANCIA ESSE BELO LEGADO PARA TODOS OS INDIVÍDUOS NESSA BELA MISSÃO ESCOLA DA VIDA COMO APRENDIZ QUE SOMOS ABENÇOADOS VAMOS NESSA ÉXITOS JUNTOS SOMOS FORTES IUMINADOS. UMA BELA ATITUDE PASSAR ADIANTE!!!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo