Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 4 dicas para se sair bem na dinâmica de grupo

4 dicas para se sair bem na dinâmica de grupo

Olá candidatos!

Quando se fala em processo seletivo para um determinado cargo numa empresa, sabemos que geralmente uma das fases é a temida dinâmica de grupo. Muita gente já treme só de se imaginar falando na frente de outras pessoas. É por isso que dominar a oratória é tão importante nesse momento.

O que acontece é que, com a grande concorrência, os processos seletivos das companhias estão cada vez mais exigentes. Os candidatos reclamam da dificuldade e as empresas por seu lado queixam-se da falta de candidatos com perfil adequado para as vagas solicitadas.

De maneira geral um dos requisitos esperados no perfil de um bom candidato é a capacidade da boa comunicação em público. E esse é também o ponto fraco de muitos dos pretendentes a novas vagas de emprego. Essa habilidade geralmente é exigida em cargos de nível gerencial ou superior, mas em algumas situações até em nível técnico já se espera que o profissional saiba se comunicar bem entre seus colegas.

Dinâmica de grupo

Uma das maiores dificuldades do processo seletivo para muita gente é o momento da apresentação diante do grupo. O candidato deve ficar de pé sob os olhares dos recrutadores e dos demais candidatos. Sempre que podem, a maioria foge dessa situação. O problema é que não dá pra fazer isso sempre e pode-se perder a vaga quando sua atuação diante do público não é satisfatória.

Falar em público é uma habilidade que tem se tornado cada vez mais necessária, seja para o candidato em uma entrevista de emprego, seja para quem participa de reuniões, seja para quem vai fazer apresentações acadêmicas ou corporativas; então não adianta fugir.

Um líder que precisa se dirigir à sua equipe, um gerente quando precisa falar com seu time, um estudante que precisa apresentar seu trabalho aos professores ou em apresentações diversas, entre tantas outras situações, de alguma forma você vai acabar tendo que falar em público.

Esse pode ser um momento tenso sim, mas não precisa se desesperar. Existem medidas bem simples que podem ser tomadas. Veja estas 4 dicas para se sair bem na dinâmica de grupo:

1 – Seja positivo.

Fale de forma que demonstre seu lado otimista, que cause uma impressão positiva sobre sua personalidade. Deixe de lado seus aborrecimentos nesse momento, não é hora para reclamações, mas de mostrar o quanto você tem jeito para se envolver com uma empresa de forma a edificá-la buscando seu crescimento. Em um processo seletivo, quando chega o momento de ir à frente falar de si mesmos, na falta de experiência, certos candidatos usam de recursos que são negativos e podem construir uma imagem ruim de si mesmos. Evite.

2- Não se diminua.

Algumas pessoas acreditam que dizer o quanto se sentem pequenos diante dos outros pode mostrar humildade. Não pode. Isso mostra submissão e inferioridade, o que os recrutadores certamente não devem estar procurando, principalmente em um cargo de liderança. Também não é bom começar a falar pedindo desculpas. Isso só deve ser usado no caso de cometer algum erro real durante sua fala e puder corrigir na sequência. Nunca para abrir seu discurso. Evite fazer referência à possível qualidade dos outros candidatos, limite-se a falar de você. Em última instância, apenas reconheça a presença dos outros candidatos desejando-lhes boa sorte.

3- Concentre-se.

Falar em público exige concentração. Mas não é qualquer concentração. É necessário colocar foco nos conteúdos que vai falar e principalmente nos melhores resultados que puder pensar. Algumas pessoas escolhem esse momento crucial para ficar pensando nas coisas erradas, como: “Será que vou me lembrar de tudo?”, “Será que vou conseguir falar?” “Será que eles vão gostar de mim?” “Será?”, “Será?”. Todas essas dúvidas só vão abrir espaço para mais nervosismo e ansiedade. Não pense em mais nada que não seja seu bom desempenho. Respirar profundamente algumas vezes ajuda a se acalmar antes de falar em público. Isso oxigena o sangue, que é levado ao cérebro, fazendo-o se acalmar reduzindo a tensão. Pense em sua apresentação a partir de tópicos. Além disso, você deve estar preparado antes do dia de sua apresentação chegar, por isso antecipe-se.

4- Treine sua apresentação.

Crie uma sequência mental de tudo o que pode ser importante falar sobre você, escreva sua apresentação seguindo um roteiro mais ou menos como esse:

  • Seu perfil
  • Seu histórico profissional
  • Por onde passou
  • Que resultados proporcionou
  • Sua vontade de se tornar um colaborador na empresa
  • Porque e quanto essa vaga lhe interessa

Lembre-se que a prolixidade não é sinônimo de boa comunicação em público. Fale o bastante, busque objetividade.

Agora treine sua apresentação. Apresente-se para alguém de sua confiança e peça opinião. Seu objetivo com tudo isso é aumentar sua confiança e credibilidade. Os recrutadores gostam de pessoas autoconfiantes e bem resolvidas. Fale com firmeza, seja direto claro em suas informações. Mantenha a simpatia e a calma mostrando-se mais sério quando for falar de suas qualificações e experiências. Use pausas evitando falar muito rápido e dê ênfase naquilo o que for mais importante em seu conteúdo baseado no que eles estão buscando.

Com esse pequeno treinamento você poderá se dar muito bem em sua próxima dinâmica de grupo em um processo seletivo. Pratique.

Boa sorte!

Até.

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo