Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 4 dicas para investir na educação além da universidade

4 dicas para investir na educação além da universidade

Olá leitores,

É interessante observar que os gênios brilhantes da informática Bill Gates e Steve Jobs, e o Silvio Santos nunca finalizaram a universidade, mas são empreendedores de muito sucesso. Além do curso superior há muitas oportunidades e dicas, e ser alguém no trabalho não depende de vida acadêmica formal.

De acordo com pesquisas recentes do CareerBuilder 51% dos formados do ano de 2014 estão em trabalho em área que não requer curso superior. Os dados apontam que mais da metade nem necessitaria se formar para possuir o emprego que possui. Ainda 40% dos entrevistados acreditam que a faculdade não é preparadora para o mercado de trabalho.

Não é indicado largar a faculdade, porém as 4 dicas seguintes compostas por Mashable para ter sucesso no mercado de trabalho mesmo sem curso superior são de grande utilidade, representando oportunidades.

Conhecimento Adquirido e Ganho de Experiência

Há milhões de maneiras para obter conhecimento, e através da internet tudo está mais simples. A dica é ler livros, jornais, blogs e revistas para manter atualização, assim como participação de fóruns e cursos online.

Os sites Coursera, Udemy, e Veduca, são interessantes para facilitar a vida. O canal YouTubeEDU agrega determinadas videoaulas mais interessantes do site. E o Google Acadêmico apresenta grande variedade de trabalhos e monografias.

E não é suficiente ter um diploma e nunca ter exercido trabalho na área, daí a importância do ganho de experiência e da construção de um portfólio. O conhecimento exige experiência.

A dica é investir tempo acumulando experiências, e com construção do próprio portfólio. E tudo é válido, não apenas trabalhar. A viagem é excelente ideia, e pode também render um segundo idioma. O site Kawek é indicado para criação e divulgação do próprio portfólio.

Possuir Habilidades Básicas e Bons Tutores

Nem tudo é aprendido na faculdade, e não é porque o indivíduo não possui diploma que é incapaz de ser ético ou apresentar espírito de liderança. É fundamental ter habilidades e valores básicos.

Segundo CareerBuilder, a maior parte das empresas buscam funcionários que apresentem ética, conheçam o trabalho em equipe e sob pressão. A boa comunicação e organização também são habilidades de recomendação.

Mais uma dica é ter bons tutores. Um dos segredos para carreira de sucesso é composto por tutores. O ideal é buscar pessoas que apresentem algum valor para agregar, além dos contatos.

É interessante envolver-se com indivíduos que trabalham em empresa admirada, ou em que se deseja trabalhar. Se estes não forem muito acessíveis, a dica é acompanhar pelas redes sociais e buscar saber o que fizeram para alcançar o sucesso. A atitude de espelhar-se em alguém não é algo negativo e pode impulsionar adiante.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo