Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 4 dicas para aprender história com situações cotidianas

4 dicas para aprender história com situações cotidianas

Olá, leitor(a)! 

Você gosta de história? Mais do que um compilado de datas, essa disciplina estuda as ações, os pensamentos e os costumes da humanidade ao longo dos anos. No artigo de hoje, vamos falar sobre a necessidade de saber história e trazer 4 dicas para ajudá-lo(a) a aprender a matéria com situações do cotidiano. Confira! 

A importância de aprender história 

Por que eu preciso aprender isso? Provavelmente, essa pergunta já passou pela sua cabeça durante uma aula de história. Apesar de parecer muito distante do nosso dia a dia, essa disciplina é responsável por: 

1. Entender o passado para mudar o futuro 

O passado é marcado por erros e acertos. Ao entendermos os feitos da humanidade no transcorrer dos séculos, conseguimos vislumbrar diversos caminhos para um futuro melhor. 

2. Preservar o conhecimento 

Sabe por que conhecemos e aplicamos o Teorema de Pitágoras atualmente? Uma das funções da história é garantir que as descobertas do passado, em todas as áreas, cheguem até o presente e possam nos ajudar a entender a realidade atual. 

3. Promover empatia 

Quem nunca se sentiu indignado(a) ao estudar assuntos como Holocausto ou escravidão? Essa sensação gera a empatia de entendermos esses dois momentos históricos e nos ensina a nunca mais repetir esses erros. 

4. Compreender o mundo de maneira plural 

O estudo da história possibilita entender realidades diferentes da nossa. Assim, sentimos vontade de sair da zona de conforto e de desenvolver o pensamento crítico. 

5. Melhorar o desempenho em outras disciplinas  

A história também ajuda a ir bem em outras matérias. Por exemplo, a literatura barroca é datada da transição para o século XVII, período marcado pela Reforma e pela Contrarreforma. Isso explica a maneira como a religião é abordada em suas obras e a preferência por algumas figuras de linguagem, como a antítese. 

4 dicas para aprender história com situações cotidianas

4 dicas para aprender história com situações cotidianas

Fonte: Reprodução

Agora que já falamos sobre a importância da disciplina, veja 4 sugestões para aprender história com situações simples do cotidiano. As dicas estão separadas por categorias, cada uma com diversos tópicos. 

1. Consulte sites especializados 

Na internet, há muito material interessante. Confira 2 sites nos quais você encontra tudo sobre história. 

a) História Livre 

O site História Livre é um espaço de divulgação de artigos e trabalhos acadêmicos que auxilia professores e alunos no desenvolvimento de atividades e projetos.  

b) Só História 

O site Só História reúne inúmeras páginas com informações, provas, exercícios, jogos, curiosidades, notícias e glossários. 

2. Assista a vídeos no YouTube 

Estes 5 canais no YouTube sobre história vão deixar sua rotina de estudos bem mais leve e divertida. 

a) Historizando 

O canal Historizando é mantido pela professora Tatiana, formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seus objetivos incluem ajudar alunos que vão prestar vestibular e levar conteúdo para os demais interessados no tema. 

b) Curiosidades da História 

Neste canal, você irá encontrar curiosidades sobre história do Brasil e do mundo que serão importantes para ter boas notas na escola e mudarão sua forma de ver essa disciplina. 

c) Tudo é História 

O canal Tudo é História foi criado para compartilhar conhecimento histórico. Traz vídeos sobre temas específicos e playlists focadas em vestibulares. 

d) Dez de História 

Este é um canal com vídeos e aulas de história sobre o conteúdo que cai em provas e vestibulares. 

e) Débora Aladim 

Débora Aladim é formada em História pela UFMG e, desde 2013, faz videoaulas que ajudaram diversas pessoas com a preparação para exames e vestibulares. 

3. Veja filmes 

Aproveite para transformar momentos de entretenimento em conhecimento com 5 filmes sobre acontecimentos históricos.  

a) Hotel Ruanda (2004) 

Em 1994, um conflito em Ruanda provocou a morte de quase um milhão de indivíduos em pouquíssimo tempo. Em plena guerra, Paul Rusesabagina (Don Cheadle), gerente do Hôtel des Mille Collines, localizado na capital do país, abrigou mais de 1200 pessoas. 

b) A Queda – As Últimas Horas de Hitler (2005) 

Traudl Junge (Alexandra Maria Lara), que trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial, narra os últimos dias do ditador alemão. 

c) 12 Anos de Escravidão (2013) 

Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto que vive com a família nos Estados Unidos do século XIX. Um dia, após aceitar um trabalho em outra cidade, é sequestrado e vendido como escravo. 

d) Olga (2004) 

Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã que vive em Berlim. Militante comunista, foge para Moscou, onde recebe a missão de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, os dois planejam a Intentona Comunista e acabam se apaixonando.  

e) Getúlio (2014) 

Getúlio Vargas (Tony Ramos) é retratado em seus últimos dias de vida enfrentando uma crise política causada pelas acusações de envolvimento no atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges). 

4. Siga perfis nas redes sociais

Atualmente, passamos muito tempo nas redes sociais e nada melhor do que consumir conteúdos relevantes enquanto navegamos pelo feed. Por isso, listamos 6 perfis no Instagram que trazem dicas e curiosidades sobre a história do mundo:  

Você conhece outras dicas para aprender história com situações cotidianas? Deixe nos comentários! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Bom estudo e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo