Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 4 dicas de emprego para quem nunca trabalhou

4 dicas de emprego para quem nunca trabalhou

Olá, leitores!

Conheçam os melhores segmentos de trabalho para se conseguir o primeiro emprego

As dificuldades para conseguir o primeiro emprego são diversas, principalmente para os jovens que ainda não possuem experiências de trabalho e desejam entrar para o mercado de trabalho.

Contudo, existem formas de se adquirirem experiências e algumas dicas para se melhorar o currículo que auxiliam nisso.

Entretanto, ainda em tempos de crise, as empresas têm de cortar gastos e, muitas vezes, não contratam novos funcionários. Pensando nisso, decidimos selecionar essa nova série de quatro dicas sobre empregos para quem nunca trabalhou.

Portanto, analise as opções e avalie se algumas dessas dicas podem despertar o interesse para algum desses empregos que, quase sempre, são portas de entradas garantidas para quem nunca trabalhou e deseja conseguir o primeiro emprego.

As dicas para a primeira oportunidade de trabalho, são:

1 – Empregos temporários

As vagas de emprego temporários ou empregos sazonais, são a contratação de empregados por períodos de tempo, geralmente 3 meses, através de contratos de trabalho. Contudo, as chances de firmar-se no trabalho e conseguir a efetivação são consideráveis, por isso essa opção é considerada excelente para aqueles que precisam trabalhar ou apenas adquirir alguma experiência na carteira de trabalho para depois migrar de setor e conseguir um emprego no segmento desejado.

A maioria das vagas oferecidas pelas chances sazonais são no setor do comércio (vendedores e atendentes), do telemarketing e, em alguns casos, da indústria (fábricas de pequeno porte que trabalham com o sistema de produção). Alguns destes empregos sempre estão disponíveis próximos a datas comemorativas (Natal, Dia das Mães etc), pois nesses dias aumentam o fluxo do comércio.

O que vale é ter alguma experiência no currículo, porque muitas empresas não contratam funcionários sem experiência pelo fato de terem medo do candidato não atenderem às expectativas por nunca ter trabalhado com horários, prazos e metas, ou se sabem se relacionar com os colegas de trabalho e até mesmo com a chefia.

2 – Estágio ou jovem aprendiz

Os programas de estágios e o Jovem Aprendiz são duas opções para os jovens que nunca trabalharam. No caso dos estágios, podemos encontrá-los remunerados ou não, porém, são oportunidades válidas para se conseguir experiência. Mesmo que não seja remunerado, vale a pena investir nesse segmento, porque o estágio pode abrir oportunidades para uma contratação efetiva e, se houver plano de carreira na empresa que fornece o estágio, vocês poderão conseguir uma promoção.

Já no caso do Jovem Aprendiz, é uma forma das empresas conseguirem mão de obra barata, entretanto, várias empresas de grande porte e renome contratam profissionais para esses cargos. Um ano de experiência numa empresa que seja referência no mercado pode transformar seu currículo.

pessoas-no-emprego

3 – Trabalho voluntário

Os trabalhos voluntários estão disponíveis através de ONG’s e organizações sem fins lucrativos espalhadas pelo país, com certeza terá alguma em sua região, e também oportunidades de trabalho voluntário em outros países.

Essas instituições sempre precisam de ajuda e sempre oferecem algum tipo de serviço de social. Nelas, por existirem em diversas áreas e atuarem de várias formas, vocês podem encontrar trabalho exatamente na área que procuram, ganhar experiência e ajudar a sociedade.

Alguns casos de trabalho voluntário, devido a periculosidade ou situação de risco ou pelo grande desprendimento da sua vida e tempo doado a causa, remunera sim os seus voluntários, mesmo que sejam em valores mais baixos do que o mercado. O trabalho voluntário é considerado de grande valor no currículo.

4 – Trabalho autônomo ou freelancer

O trabalho autônomo é um caso a ser considerado, pois esse segmento não o coloca no mercado de trabalho em si, a não ser que o segmento de atuação escolhido por vocês seja na mesma área que deseja futuramente entrar. Contudo, muitas pessoas cansadas de tentativas de conseguir emprego, adotam formas de trabalho informais e conseguem de destacar nas áreas escolhidas.

É importante que vocês decidam por trabalhos autônomos em áreas que se destaquem e que gostem, isso aumenta as chances do seu negócio próprio dar certo. Depois de decidido o segmento, também é válido vocês fazerem um plano de negócio e, futuramente regularizá-lo.

No caso do freelancer, a figura muda um pouco em relação ao trabalho autônomo, pois o “freela” pode também abrir portas para empregos efetivos e é válido sim como experiência profissional no seu currículo através das indicações das empresas nas quais vocês prestarem serviços.

Além disso, ambos os segmentos podem ser altamente rentáveis, até mesmo mais rentáveis do que um trabalho comum. Entretanto, é necessário muito esforço, dedicação e profissionalismo para que seus negócios deem certo.

Esperamos tê-los ajudado.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo