Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » 4 cursos online para aprender Braille

4 cursos online para aprender Braille

Olá, leitores!

Uma das mais importantes palavras na nossa sociedade atual é a acessibilidade. É através dela que temos o acesso de pessoas com necessidades especiais na educação, mas você sabia que o Braille faz isso desde 1825?

O Braille é um sistema de leitura para cegos que foi desenvolvido a partir da ideia de Charles Barbier, que criou uma forma de ler no escuro para uso das tropas militares. Foi então que o francês Louis Braille, que era deficiente visual, começou a usar o sistema e decidiu simplificá-lo de 12 pontos para 6 pontos apenas, formados por duas colunas com três pontos cada.

Essa nova constituição de pontos gerou uma nova possibilidade de 63 símbolos diferentes. Esses símbolos são usados para representar caracteres na literatura, matemática, informática e até mesmo na música.

A importância do Braille

O sistema de leitura e escrita com elementos táteis Braille, é o mais completo, seguro e eficiente entre todos os métodos de educação e informação para uma pessoa cega.

O preconceito é uma grande barreira para os deficientes visuais na hora de terem mais acessibilidade na sociedade, então não deve se deixar que a falta de informação também atrapalhe uma dessas pessoas, diminuindo ainda mais as suas perspectivas de crescimento.

A leitura permite que todos possam adquirir conhecimento e cultura, o que são elementos básicos na estruturação dos pilares de uma nação.

O Braille não só facilita a educação desses indivíduos com a deficiência visual, mas também facilita as suas vidas nas mais simples tarefas. Já imaginou como é querer ir ao banheiro em um local público e não saber qual é o banheiro masculino e qual o feminino? Pois é, é um pensamento complicado e, por mais simples que seja, é um grande problema para muitas pessoas.

O Braille é um importante instrumento para tornar a vida da pessoa cega mais prática e mais justa.

Como aprender Braille

braille-no-elevador

O Braille é um sistema simples de ser lido, para escrever é preciso de uma técnica mais avançada, mas para leitura basta decorar os símbolos, a posição dos pontos na célula, é bem mais fácil do que parece.

Em uma forma simples, aprender o Braille se resume a:

  • Aprender a posição dos 6 pontos em uma célula Braille. As células em si não têm um significado próprio, elas mudam dependendo do sistema Braille de leitura. Porém, é importante saber onde ficam os pontos e os espaços vazios. Há diferenças entre o Braille impresso e o Braille para cegos, também é bom aprender a diferença na célula de ambos.
  • Aprenda as 10 primeiras letras (A-J). Essas são letras que utilizam os 4 pontos de cima da célula.
  • Aprenda do K ao T. Essas são fáceis de aprender uma vez que você tenha aprendido as 10 primeiras, afinal elas são idênticas, apenas com um ponto a mais na posição 3.
  • Aprende as outras letras (U,V,X,Y e Z). Elas são mais complexas de serem aprendidas, por isso é melhor deixá-las para o último. Essas letras são parecidas com as letras A até o E, mas possuem um ponto extra nas posições 1, 3 e 6.
  • Aprenda pontuações e abreviações.
  • Pratique. O mais importante passo para se aprender o Braille é praticar. Como qualquer alfabeto ou novo idioma, o único jeito de aprender é praticando.

4 cursos online para aprender Braille

Apenas ver esses passos não te torna um leitor de Braille, entendemos que é preciso de um acompanhamento e ensinamento, por isso listamos 5 cursos que você pode fazer online para aprender esse tão importante sistema de escrita.

  1. A melhor e mais simples e de tempo curto (cerca de algumas horas) a USP oferece um pequeno tutorial online e gratuito para a leitura do Braille, esse tutorial é o Braille Virtal, com uma aula e exercícios para fixar bem o assunto. Para acessar o curso é só clicar aqui
  2. Outra plataforma para aulas gratuitas sobre o assunto é o Curso Grátis de Braille do site Cursos Grátis Online, que oferece um curso de 8 a 300 horas, com certificado (o certificado deve ser pago, mas é opcional). Para ter mais informações sobre o curso basta entrar aqui 
  3. Outra ótima opção é a apostila completa oferecida pela FAETEC. Ela está em PDF e é de livre acesso para qualquer pessoa, basta entrar nesse link 
  4. A SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) também oferece um curso completamente gratuito e com emissão de certificado virtual ao final das aulas. Basta fazer a sua inscrição no site para começar a aprender.

E você leitor, pretende aprender como ler em Braille?

Até o próximo texto!

comentários (1)

  • Fábio Meireles

    Olá equipe Ensino,
    Estava querendo aprender braille mesmo já a bastante tempo, irei conferir agora esses sites.
    Desde já muito agradecido.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo