Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 32 sites para aprender a desenhar

32 sites para aprender a desenhar

Olá, leitores!

No artigo de hoje, vamos trazer uma lista de 32 sites, gratuitos ou não, para aprender a desenhar. Mas, antes de falarmos dessas ferramentas, vamos conversar um pouco sobre a história da arte, para que você possa entender mais sobre o universo artístico.

O que é a história da arte?

A história da arte é uma área de estudo que trata das mais diversas manifestações artísticas que foram, e ainda são, produzidas pelo homem. O seu principal objetivo é analisar formas de expressar emoções, enxergar o mundo e expor ideias.

A arte faz parte da humanidade desde os tempos mais antigos, se relacionando com a cultura de todos os povos. Por isso, a partir da história da arte é possível compreender as transformações das sociedades.

O surgimento do homem está diretamente relacionado com as manifestações simbólicas. A arte encontrada nas cavernas, por exemplo, chamada de pintura rupestre, mostra como o homem da Pré-História entendia a natureza, organizava as relações sociais e seus rituais religiosos.

Assim, a história da arte é dividida em fases que acompanham o desenvolvimento das civilizações, sendo a arte um processo contínuo e sem fim, pois o homem continua em plena transformação.

Nas grandes civilizações da Antiguidade, com as esculturas feitas com precisão formal e anatômica pelos povos greco-romanos e as representações das formas humanas em perfil características da cultura egípcia, a arte aprimorou suas técnicas.

Já durante a Idade Média, houve uma mistura cultural intensa entre os povos, o que enriqueceu a produção artística. Exemplos desse processo são as catedrais, as pinturas góticas e as tapeçarias persas, que envolveram as culturas cristã, germânica e muçulmana.

Durante a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ocorreu a chamada renovação artística, dando origem ao Renascimento, cujo palco principal foi a Itália do século XVI. Os estilos de arte que mais se destacaram durante os séculos XVI, XVII e XVIII foram:

  • O Renascimento, tratado como o ressurgimento da arte greco-romana e focado na  pintura.
  • O Barroco, que valorizava o sentimento e as emoções e se destacou durante a Reforma Protestante e a Contrarreforma.
  • O Rococó, marcado por traços decorativos, principalmente na ornamentação de ambientes.

Nos séculos XIX e XX, fases de grandes conflitos, como a Revolução Francesa, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, os movimentos artísticos mais evidentes foram o Neoclassicismo, o Romantismo, o Realismo e o Impressionismo.

Ainda durante o século XX, surgiram novas tendências que se tornaram referência no mundo das artes, tais como o Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.

No decorrer de cada um desses momentos da história da arte, existiram artistas que revolucionaram, surpreenderam com suas criações e provocaram transformações na sociedade em que viviam. E nos dias atuais? Novas ideias e formas de expressão têm surgido diariamente, mas essa é uma conversa para outro dia.

32 sites para aprender a desenhar

Sites para aprender a desenhar

Fonte: Reprodução

Em cada período da história da humanidade, o homem usou as ferramentas que estavam a seu alcance para se expressar. Na Pré-História, eram usadas pedras, depois vieram tintas, pinceis, telas e, atualmente, o computador. Veja agora 32 sites que você pode usar para aprender a desenhar:

1. About.com

O About.com não é um site específico de desenho, mas sim um repositório que possui cursos e dicas sobre as mais diversas áreas do conhecimento.

Nele, você encontrará uma série de artigos que ensinam técnicas de desenho, podendo escolher desde dicas básicas, se você está começando, até técnicas mais avançadas, se você já domina essa arte. Depois, é só começar a trabalhar em seus desenhos.

2. Daiana Oliveira – YouTube

Daiana Oliveira é uma desenhista brasileira que possui um canal no YouTube, no qual publica diversos tutoriais. São dezenas de vídeos ensinando o passo a passo para começar a desenhar, ideal para quem ainda não está familiarizado com essa arte.

Mas, se você já sabe desenhar, pode acessar a página para conhecer algumas dicas mais específicas, aprimorando suas técnicas.

3. Desenhando com Magno Brasil – YouTube

Magno Brasil também é um desenhista brasileiro que possui um canal no YouTube, no qual traz dicas  para quem está aprendendo a desenhar mangá e cartoon. Seus vídeos são específicos para as partes do corpo e o estilo de cada personagem.

4. Desenho online

Nesse site, além de encontrar diversos cursos online para aprender a desenhar, você tem acesso às últimas novidades e dicas do universo da arte. Na plataforma, você também poderá visitar uma galeria com trabalhos de artistas de todo o mundo.

5. DragoArt.com

O site DragoArt.com, apesar de não estar em português, é considerado um dos espaços mais completos do mundo quando se fala em aprender a desenhar online.

Nele, você vai encontrar diversos tutoriais e dicas tanto para quem está começando quanto para desenhistas profissionais. O site está dividido por categorias e temas, que vão desde pessoas e animais até monstros, armas e pedras preciosas.

6. DrawingCoach.com

No DrawingCoach.com, você vai encontrar uma série de tutoriais ensinando a dominar as mais diferentes técnicas de desenho. O site é organizado por categorias, facilitando o acesso ao conteúdo, possui dicas para todos os níveis, desde o iniciante até o avançado, e está em inglês.

7. Drawing Now

O Drawing Now possui tutoriais e dicas sobre técnicas para aprender a desenhar carros, mangás, graffiti, cartoons, desenhos abstratos, entre muitos outros. O site também está disponível em aplicativo tanto para Android quanto para iOS, fazendo com que você possa estudar desenho em qualquer lugar.

8. Drawspace

O Drawspace é um site para aprender a desenhar focado em apelo visual. A página é esteticamente  bonita, de fácil interpretação e organizada. Nela, você encontra um conteúdo completo, desenvolvido por artistas espalhados por todo o mundo. São mais de 400 atividades diferentes que você poderá usar no aperfeiçoamento de suas técnicas de desenho.

9. LearnToDraw.com

No LearnToDraw, você encontra tutoriais exclusivos com técnicas e conceitos sobre a arte de desenhar. Se você tem interesse em fazer caricaturas, trabalhar com a reprodução de imagens em papel ou conhecer os detalhes do corpo humano, esse é o lugar certo. O site é todo em inglês e seu conteúdo está disponível gratuitamente.

10. Portal Cursos

O site Portal Cursos possui cursos sobre várias áreas do conhecimento e o material é totalmente em português. Entre os cursos disponíveis no site destaca-se o de desenho, que é focado no estilo mangá. São mais de 40 aulas que vão do nível básico ao avançado, com explicações claras e de fácil entendimento.

11. Art Factory

O Art Factory é uma opção de site para aprender a desenhar gratuitamente. A plataforma traz tutoriais e dicas sobre diversos estilos de arte e conta com um material ilustrado e didático, tornando o aprendizado ainda mais prazeroso.

12. Academy of Art University

No Academy of Art University, estão tutoriais para aprender a desenhar online, que incluem dicas para iniciantes e para desenhistas profissionais. Entretanto, você precisa instalar o Flash no seu navegador para ter acesso a uma parte do conteúdo.

13. Rate my Drawings

O diferencial do Rate my Drawings é que ele funciona como uma rede social de artistas, que conta com mais de 50 mil usuários ativos. Essa estrutura facilita a troca de experiências e a resolução de dúvidas.

14. Daily Sketch Challenge

Com uma proposta bem diferente do convencional, o Daily Sketch Challenge funciona da seguinte maneira:

  • Todos os dias são postados desafios para os usuários do site;
  • Esse desafio é um desenho sobre determinado assunto;
  • Você precisa desenvolver esse desenho e postar no site;
  • Outras pessoas poderão ver sua arte, dar dicas e opiniões para que você possa melhorar o seu trabalho.

15. Ctrl+Paint

O Crtl+Paint é um site focado em pintura digital que traz vídeos e tutoriais sobre como desenvolver e aprimorar essa técnica.

16. Pinterest

Você leu isso mesmo, Pinterest. Nesse site, além de visualizar imagens, você pode encontrar tutoriais sobre como desenhar. Também é possível salvar suas lições, caso precise revisar alguma coisa.

17. Sketchup

Esse site é ideal se você procura um curso de desenho com modelagem 3D. O Sketchup é um software criado pelo Google e todas as suas lições e tutoriais são apresentadas em forma de vídeo.

18. How to Draw Cartoons

Mesmo tendo desse nome, o How to Draw Cartoons possui lições sobre vários estilos de desenho, que ajudam desde quem está iniciando até aqueles que estão no nível intermediário. Além disso, as aulas desse site são feitas com uma didática divertida, o que atrai usuários de todas as idades.

19. Uncle Fred

O site Uncle Fred foi desenvolvido para auxiliar crianças a aprimorarem seus conhecimentos sobre desenho e melhorarem seus traços. Todo o material é disponibilizado de forma simples, para que a criança possa compreender o seu conteúdo.

20. Art Graphica

O Art Graphica é um site pago, com conteúdo profissional e indicado principalmente para quem já trabalha na área.

21. Amo Pintar

Esse site é recomendado para pessoas que estão começando a desenhar, pois seu conteúdo é mais simples. No Amo Pintar, você encontra dicas e artigos sobre estilos, formas de pintura, materiais e fontes de inspiração.

22. Arte e Cia Brasil

O Arte e Cia Brasil é um canal do YouTube que dá dicas de artesanato e pintura no estilo realista.

23. Palavra Nerd

Se você gosta de desenho digital, o Palavra Nerd é ideal para você aprender um pouco mais sobre essa técnica. O site é completo e traz lições com ilustrações e exemplos para ajudar no seu aprendizado.

24. Tutoriarte

Nesse site, você vai encontrar dicas bem específicas, por exemplo, como colorir com lápis de cor da forma correta.

25. VC Desenhos

Esse é um canal do YouTube administrado pelo ilustrador Victor Carvalho, que traz dicas sobre como desenhar rostos, partes do corpo, personagens, entre outros.

26. Estilo Mangá

Se você faz parte do grupo de pessoas apaixonadas por desenho japonês e gostaria de aprender a desenhar esse estilo, esse site é ideal para você. O Estilo Mangá possui mais de 40 aulas e ajuda a criar seus próprios desenhos e personagens.

27. How to Draw it

Com o site How to Draw it, você vai aprender a desenhar cartoons, animais e a desenvolver outros desenhos a partir do projeto inicial.

28. Google Images

Assim como o Pinterest, o Google Imagens tem tutoriais que podem te ajudar a desenhar melhor. Além disso, o site mostra vários ângulos da mesma imagem, permitindo que você consiga variar seu desenho usando o mesmo tema.

29. Desenhar do zero

Esse site possui um curso de desenho, totalmente online e recomendado para pessoas que estão iniciando sua carreira de design, desenhista ou ilustrador.

30. Sketchheroes

O Sketchheroes possui tutoriais que trazem dicas sobre vários estilos de desenho.

31. Queeky

Esse site funciona como uma galeria de obras de arte. Nele, você pode fazer um tour virtual, aprendendo sobre o processo de criação e as técnicas de cada obra. Além disso, você também poderá publicar sua arte finalizada e comentar os desenhos de outros artistas.

32. DoodleAcademy

Esse é um canal do YouTube especializado em tutoriais que trazem o passo a passo para desenhar animais, plantas, casas, dragões e muito mais.

E então? O que você achou desses sites para aprender a desenhar? Conhece algum outro? Deixe aqui nos comentários!

Até a próxima!

Para saber mais sobre como aprender a desenhar, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo