Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 30 sites para aprender a desenhar

30 sites para aprender a desenhar

Olá, leitores!

No artigo de hoje, vamos trazer uma lista de 30 sites, gratuitos ou não, para aprender a desenhar. Mas, antes de falarmos dessas ferramentas, vamos conversar um pouco sobre a História da Arte, para que você entenda mais sobre o universo artístico.

O que é a História da Arte?

A História da Arte é uma área de estudo que trata das diversas manifestações artísticas que foram, e ainda são, produzidas pelo homem. Seu principal objetivo é analisar formas de enxergar o mundo, expressar emoções e expor ideias.

A História da Arte é dividida em fases que acompanham o desenvolvimento das civilizações, sendo um instrumento poderoso para compreender as transformações do homem e das sociedades.

As manifestações simbólicas se relacionam com a cultura de todos os povos desde os tempos mais primitivos. A arte encontrada nas cavernas, chamada de pintura rupestre, mostra como o homem da Pré-História entendia a natureza, organizava os vínculos sociais e os rituais religiosos.

Nas grandes civilizações da Antiguidade, a arte aprimorou suas técnicas, possibilitando a realização das representações do corpo humano de perfil características da cultura egípcia e das esculturas anatomicamente precisas feitas pelos povos greco-romanos.

Já durante a Idade Média, houve um intercâmbio cultural intenso, o que enriqueceu a produção artística. Exemplos desse processo são as catedrais, as pinturas góticas e as tapeçarias persas, que envolveram as culturas cristã, germânica e muçulmana.

Na transição para a Idade Moderna, ocorreu a chamada renovação artística, que deu origem ao Renascimento, cujo palco principal foi a Itália do século XVI. Os estilos de arte que mais se destacaram durante os séculos XVI, XVII e XVIII foram:

  • O Renascentista, tratado como o ressurgimento da arte greco-romana e focado na  pintura.
  • O Barroco, que enfatizava as emoções fortes, destacando-se durante a Reforma Protestante e a Contrarreforma.
  • O Rococó, marcado por traços decorativos, principalmente na ornamentação de ambientes.

Nos séculos XIX e XX, fases de grandes conflitos, como as disputas imperialistas, as guerras mundiais e a Guerra Fria, os movimentos artísticos mais evidentes foram o Neoclassicismo, o Romantismo, o Realismo e o Impressionismo.

No início do século XX, surgiram as vanguardas artísticas, novas tendências que se tornaram referências no mundo das artes, como o Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.

No decorrer de cada um desses momentos históricos, existiram artistas que revolucionaram, surpreenderam e provocaram transformações na sociedade em que viviam. E na atualidade? Novas ideias e formas de expressão surgem diariamente, mas essa é uma conversa para outro dia.

30 sites para aprender a desenhar

Sites para aprender a desenhar

Fonte: Reprodução

Ao longo do tempo, o homem usou as ferramentas que estavam ao seu redor para se expressar. Na Pré-História, eram utilizadas pedras, depois vieram tintas, pincéis, telas e, atualmente, o computador. Veja agora 30 sites para aprender a desenhar:

1. About.com

O About.com não é um site específico de desenho, mas sim um repositório que possui dicas sobre diversas áreas do conhecimento.

Nele, você encontra artigos que ensinam técnicas de desenho, podendo escolher desde dicas básicas, se você está começando, até técnicas mais avançadas, se você já domina essa arte.

2. Dai Oliveira – YouTube

Dai Oliveira é uma desenhista brasileira que possui um canal no YouTube, no qual publica diversos tutoriais. Há vídeos ensinando o passo a passo para começar a desenhar, ideais para quem ainda não está familiarizado com essa arte, e conteúdos com dicas mais específicas, para aqueles que desejam aprimorar suas técnicas.

3. Magno Brasil e Aline Villanova – YouTube

Magno Brasil e Aline Villanova possuem um canal no YouTube, no qual trazem dicas para quem está aprendendo a desenhar mangá e cartoon. Os vídeos são voltados para as partes do corpo e o estilo de cada personagem.

4. Desenho online

No site, você tem acesso a novidades, dicas e pode visitar uma galeria com trabalhos de artistas de todo o mundo.

5. DragoArt.com

O site DragoArt.com, apesar de não estar em português, é considerado um dos espaços mais completos do mundo quando se fala em aprender a desenhar on-line.

Nele, você encontra tutoriais e dicas tanto para quem está começando quanto para desenhistas profissionais. A plataforma está dividida por categorias e temas, que vão desde pessoas e animais até monstros, armas e pedras preciosas.

6. DrawingCoach.com

No DrawingCoach.com, estão disponíveis tutoriais ensinando a dominar diferentes técnicas de desenho. O site é organizado por categorias, o que facilita o acesso ao conteúdo, possui dicas para todos os níveis, desde o iniciante até o avançado, e está em inglês.

7. Drawing Now

O Drawing Now, também em inglês, possui tutoriais e dicas para aprender a desenhar carros, mangás, cartoons, formas abstratas, entre muitos outros temas.

8. Drawspace

O Drawspace é um site para aprender a desenhar focado em apelo visual. A página é esteticamente bonita, de fácil interpretação e organizada. Nela, você encontra um conteúdo completo, desenvolvido por artistas espalhados pelo mundo. São mais de 400 atividades diferentes que você pode usar no aperfeiçoamento de suas técnicas.

9. LearnToDraw.com

No LearnToDraw, você encontra tutoriais sobre técnicas e conceitos. Se você tem interesse em fazer caricaturas, trabalhar com reprodução de imagens em papel ou conhecer os detalhes do corpo humano, esse é o lugar certo. O site é todo em inglês e seu conteúdo está disponível gratuitamente.

10. Portal Cursos

No Portal Cursos, há um curso de desenho focado em mangá, que vai do nível básico ao avançado, com explicações claras e de fácil entendimento.

11. Arty Factory

O Arty Factory é um site que traz tutoriais e dicas sobre diversos estilos de arte gratuitamente. Também conta com um material ilustrado e didático, tornando o aprendizado ainda mais prazeroso.

12. Academy of Art University

Na plataforma Academy of Art University, há tutoriais com dicas para iniciantes e para desenhistas profissionais. Entretanto, você precisa instalar o Adobe Flash Player no seu navegador para ter acesso ao conteúdo.

13. Rate my Drawings

O diferencial do site Rate my Drawings é que ele funciona como uma rede social de artistas. Essa estrutura facilita a troca de experiências e a resolução de dúvidas. [Site temporariamente indisponível – Post atualizado em 23/12/2020]

14. Daily Sketch Challenge

Com uma proposta original, o Daily Sketch Challenge funciona da seguinte maneira:

  • Todos os dias, é postado um desafio para os usuários do site;
  • Esse desafio é um desenho sobre determinado assunto;
  • Você precisa desenvolver esse desenho e postar no site;
  • Outras pessoas poderão ver sua arte, dar dicas e opiniões para que você possa aprimorá-la.

15. Ctrl+Paint

O Crtl+Paint é um site focado em pintura digital que traz vídeos e tutoriais sobre como desenvolver e praticar essa técnica.

16. Pinterest

Você leu isso mesmo, Pinterest. Nesse site, além de visualizar imagens, você encontra dicas sobre como desenhar. Também é possível salvar suas lições, caso precise revisar alguma coisa.

17. Sketchup

Ideal para quem procura uma ferramenta sobre desenho com modelagem 3D, o Sketchup é um software criado pelo Google que traz dicas para aprender essa técnica.

18. How to Draw Cartoons

Mesmo tendo esse nome, o How to Draw Cartoons possui conteúdos sobre vários estilos de desenho, que vão do nível iniciante ao intermediário. Além disso, as aulas desse site possuem uma didática divertida, o que atrai usuários de todas as idades.

19. Uncle Fred

O site Uncle Fred foi desenvolvido para auxiliar crianças a aprimorarem seus conhecimentos sobre desenho. Todo o material é disponibilizado de forma simples, para que os pequenos compreendam as ideias.

20. Art Graphica

Art Graphica é uma plataforma paga, com conteúdo profissional e indicada principalmente para quem já trabalha na área.

21. Amo Pintar

Esse site é recomendado para pessoas que estão começando a desenhar. No Amo Pintar, você encontra dicas e artigos sobre estilos, formas de pintura, materiais e fontes de inspiração.

22. Arte e Cia Brasil

O Arte e Cia Brasil é um canal no YouTube, que traz dicas de artesanato e pintura.

23. Brush Rush

Se você gosta de desenho digital, o canal no YouTube Brush Rush é ideal para aprender um pouco mais sobre essa técnica. A plataforma, bastante completa, conta com lições repletas de ilustrações e exemplos que vão ajudar no seu aprendizado.

24. Tutoriart

Nesse site, você encontra dicas bem específicas sobre desenho, arte e tecnologia.

25. VC Desenhos

É um canal no YouTube administrado pelo ilustrador Victor Carvalho, que traz dicas sobre como desenhar rostos, partes do corpo, personagens, entre outros temas.

26. How to Draw it

Com o site How to Draw it, você vai aprender a desenhar cartoons, animais, pessoas e muito mais.

27. Google Imagens

Assim como o Pinterest, o Google Imagens traz tutoriais que podem ajudá-lo a desenhar melhor. Além disso, o site mostra vários ângulos da mesma imagem; assim, você consegue variar seu desenho usando o mesmo tema.

28. SketchHeroes

O site SketchHeroes possui tutoriais que trazem dicas sobre vários estilos de desenho.

29. Queeky

Esse site funciona como uma galeria de obras de arte. Nele, você pode fazer um tour virtual, aprendendo sobre o processo de criação e as técnicas de cada obra. Além disso, você também consegue publicar sua arte finalizada e comentar sobre os desenhos de outros artistas.

30. DoodleAcademy

Esse é um canal no YouTube especializado em tutoriais que trazem o passo a passo para desenhar e pintar animais, plantas, casas, dragões e muitos outros objetos no estilo cartoon.

Então? O que você achou desses sites para aprender a desenhar? Conhece algum outro? Deixe aqui nos comentários!

Até a próxima!

Para saber mais sobre como aprender a desenhar, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo