Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » 32 opções para conseguir uma bolsa de estudo 

32 opções para conseguir uma bolsa de estudo 

Olá,

A cada dia mais pessoas decidem fazer cursos seja dentro ou fora do país, mas muitas vezes esses sonhos acabam sendo adiados, pois acabam se esbarrando nos custos que podem ser elevados, mas a cada ano é crescente o número de pessoas que buscam uma graduação ou especialização em determinada área, afinal o mercado de trabalho está tão concorrido que apenas uma graduação não é o suficiente para a ampla concorrência.

É cada vez mais comum nos depararmos com pessoas que queiram dar continuidade aos seus estudos ou apenas aprimorar os conhecimentos, mesmo que não tenham muitas condições financeiras ou quando o valor do tão sonhado curso não encaixa no orçamento familiar e é a partir daí que as pessoas começam a procurar por opções que possam de alguma forma ajudar a obterem conhecimento e assim concretizar o tão sonho de fazer um determinado curso.

—> Clique aqui para encontrar bolsas de estudo em faculdades de todo Brasil <—

Cada vez mais pessoas buscam alternativas para poderem dar continuidade aos seus sonhos de fazerem um curso em instituições reconhecidas pelo Brasil e pelo mundo. É fato que existem várias opções para conseguir bolsas de estudos, cada instituição tem o seu sistema de seleção, com essas bolsas de estudo as pessoas podem fazer cursos até mesmo fora do país, tendo uma formação mais ampla e assim valorizar seu curriculum para o mercado profissional, existem opções de bolsas muito boas também no Brasil. Essas instituições sejam no Brasil ou fora tem processos de seleção que exige bastante do candidato.

Para se candidatar a uma bolsa, comece por pesquisar e conferir a lista de instituições, órgãos governamentais brasileiros e internacionais e fundações que oferecem bolsas de estudo anualmente para ampla concorrência, verifique cada opção e escolha a melhor opção para fazer o seu curso. Nesses programas de bolsas de estudos encontramos diversas oportunidades de bolsas e cursos de qualidade que são reconhecidos pelo mercado profissional e são ministrados por instituições educacionais de renome mundialmente conhecido, são processos de seleções muito concorridos e muitas vezes com requisitos bem rigorosos dependendo do programa, mas com certeza são desafios que vale a pena a preparação para conquistar a tão sonhada bolsa de estudo.

32 opções para conseguir uma bolsa de estudo

Brasil

  • Capes- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior: O Capes é uma agencia de fomento do governo federal que oferece através de seus programas de bolsas cursos de doutorado, pós doutorado e estágios no exterior.
  • Ciências sem fronteiras: O ciência sem fronteiras é um programa que oferece bolsas de estudo para cursos de pós-graduação e intercambio para alunos de graduação para brasileiros, tem oportunidade de doutorado em diversas universidades estrangeiras e para se inscrever basta ter o certificado de graduação e acessar o site para fazer a inscrição.
  • Ministério das Relações Exteriores – Divisão de temas educacionais (DCE): no sie podemos encontrar oferta de bolsas recentes em diferentes áreas em universidades de diferentes países.
  • Fundação estudar: A fundação estudar é muito requisitada, oferece bolsas para alunos brasileiros para cursos de Mestrado e Doutorado em instituições internacionais.
  • Fundação Lemann: esta fundação oferece bolsas de estudos parciais ou integrais para pessoas que possuam talento e potencial e estão comprometidas com o desenvolvimento do Brasil, essas bolsas são oferecidas em conjunto com algumas das melhores faculdades do mundo.
  • Fundação Santander: O Santander possui um programa de bolsas de estudos para universidades, onde oferece cinco diferentes tipos de bolsas para curso de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores.

No Brasil existe diversos programas educacionais que oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para cursos de graduação, pós-graduação e doutorado nas melhores universidades do país, existindo programas que oferecem bolsas para qualificação profissional.

Hoje em dia é bem mais fácil dar continuidade aos estudos através dos programas de bolsas que são ofertados pelo governo, lembrando que muitas instituições privadas possuem seu próprio programa de bolsas de estudos sejam parciais ou integrais.

Estados Unidos

  • Educations Usa: é um site que disponibiliza informações sobre estudos no Estados Unidos e também informações sobre as bolsas de estudos que existem, também podemos encontrar diversos programas de oportunidades a bolsas para o ensino superior.
  • Comissão Fulbright no Brasil: Essa comissão é bem requisitada por brasileiros e reconhecido mundialmente, oferece bolsas de estudo em cursos de pós-graduação, para professores e pesquisadores em várias universidades americanas.
  • Programa H.H Humphrey Fellowahips: é um programa que oferece bolsas de estudos para profissionais do setor público e de ONGS que estão no meio da carreira e procuram atualizações ou maiores conhecimentos em cursos ofertados nos Estados Unidos.

Canadá

  • University of British Columbia – International Leader of Tomorrow Award: é um programa que possui alguns requisitos para seleção, considerado por muitos rigorosos como em tantos outros programas de bolsas, esse programa oferece bolsas de estudo para estudante de graduação que tenham um ótimo desempenho acadêmico e seja envolvido com a comunidade e possuam característica de liderança.
  • Emerging Leaders in the Americas Program: esse é um programa para quem procura uma experiência de curto período de duração em seus cursos no exterior, oferece bolsas de curta duração que duram de 4 a 6 meses para estudantes de cursos de graduação, mestrado e doutorado que procuram realizar a sua pesquisa no Canada.
  • Centro de Educação Canadense: é uma companhia privada sem fins lucrativos que com o apoio do governo vem ajudando divulgar o Canada como destino para estudantes estrangeiros, disponibilizando em seu site diversas oportunidades de bolsas e as melhores instituições de ensino.
  • Scholarships for non-Canadians: este programa e muito requisitados por estudantes brasileiros e tem cursos de qualidade em diferentes áreas, oferece bolsas de estudos para quem deseja fazer pós-graduação ou fazer pesquisas no país.

Holanda

  • Nuffic Neso Brasil: O intuito do programa é promover o ensino superior holandês no Brasil e a cooperação entre universidades brasileiras e holandesas, detalhando em seu site fontes de financiamento estudantil e como conseguir e as oportunidades de bolsas para estudantes que querem aprimorar seus conhecimentos em universidades da Holanda.
  • Programa Orange Tulip Scholarship Brazil: é um programa que oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros em instituições renomadas do pais, são diversos cursos de qualidade, todos os cursos são ministrados na língua inglesa.

Itália

  • Ministério das Relações Exteriores – Itália: o Ministério de relações exteriores da Itália oferece em seu site diversas informações sobre oportunidades de estudo e trabalhos disponíveis no pais para estrangeiros, também é possível encontrar diversas bolsas de estudo para cursos de graduação, pós-graduação, entre outros em renomadas universidades do pais.

Espanha

  • Fundação Carolina: A fundação Carolina é uma das mais conhecidas da Espanha que possuem bolsas para diferentes áreas, são cursos de pós-graduação, doutorado, pós-doutorado, professores e projetos de empreendedorismo.
  • Fundacion Botin: A fundação Botin oferece bolsas de estudos desde de 1972, hoje em dia ela funciona em toda a Espanha e na América Latina contribuindo para o desenvolvimento integral da sociedade. Essa fundação possui diversos programas de bolsas de estudos destinada a várias áreas, são bolsas para alunos Latino-americanos que possuem potencial e vocação para o serviço público.

Alemanha

  • DAAD – Brasil: O DAAD Brasil é um escritório do Servi Alemão de intercâmbio acadêmico que oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros em cursos de graduação, pós-graduação, doutorado e para programas interinstitucionais.
  • Fundação Alexander Von Humboldt: é uma fundação que atua na cooperação entre cientista de excelência e acadêmicos do exterior e da própria Alemanha. É uma instituição muito reconhecida e que oferece várias bolsas de pesquisas em cursos de qualidade.

França

  • Fundação Renault: A fundação é administrada por um conselho, é reconhecida mundialmente pela sua qualidade de ensino, a fundação oferece bolsas de estudos para mestrado e MBA para estudantes Brasileiros, tem um sistema de seleção que é possível ser verificado no próprio site.
  • Campus France – Brasil: é um site para informações sobre estudos na França que publica também diversas oportunidades de bolsas de estudo em diversas organizações e diferentes áreas.
  • Bolsas Eiffel: O programa de bolsas Eiffel foi criado pelo ministério de Relações exteriores e desenvolvimento internacional visando estimular as instituições francesas a atraírem os melhores alunos de diferentes países para cursos de Mestrado e doutorado, são instituições reconhecidas mundialmente que oferecem cursos de alta qualidade.
  • Bolsa Victor Hugo: foi criada pela Universidade de Freche- Comté e com apoio da cidade de Besançon com o intuito de incentivar a mobilidade internacional entre universidades. São bolsas de estudo e residência universitária para determinados cursos e tem critérios de seleção bem rigorosos, são bolas principalmente de mestrado e doutorado tendo ofertas anuais.

Europa

  • Erasmus Mundus: Este programa foi criado pela União Europeia e oferece aos alunos de outros países bolsas de estudo integrais para cursarem mestrado e doutorado em renomadas instituições educacionais.
  • Projeto IBRASIL – Erasmus Mundus: é um programa financiado pela comissão Europeia que oferece bolsas de estudos para brasileiros e europeus em instituições de ensino superior que são membros do IBRASIL e ofertam cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 10/08/2017)

Austrália

  • Study in Australia: o Study in Australia oferece uma variedade de bolsas de estudos, sendo por mérito, concessões e subsídios para ajudar financeiramente o estudante durante seus estudos. A solicitação de bolsa para estrangeiros é feita no site do governo da Austrália e nas instituições que ofertam essas bolsas que são para diversas modalidades de cursos de formação e em instituições renomadas no país.
  • Endeavour Scholarships And Fellowships – Australian Government: este programa de bolsas da Austrália é muito competitivo, precisando que o candidato realmente tenha uma boa preparação e atenda todos os requisitos para a seleção. Esse programa disponibiliza bolsas de estudo e auxilio para brasileiros em suas instituições educacionais.

México

  • Fundación Beca: esta fundação oferece diversas oportunidades de formação para quem deseja fazer um curso de pós-graduação em seu próprio pais ou no exterior através de bolsas de estudo. São universidades e cursos de qualidade, são bolsas de estudo parciais e integrais ofertadas para estudantes da América Latina.

Chile

  • AFS Intercultura Brasil: é uma organização internacional, não governamental, sem fins lucrativos que tem como foco oferecer oportunidades de aprendizado intercultural por meio de intercâmbios, são oferecidos ao longo do ano diferentes modalidades de bolsas de estudo para estudantes se candidatar, são oportunidades que realmente vale a pena podendo fazer parte do intercambio através de bolsa parcial ou intercambio voluntario na Alemanha.
  • Agcid Chile – cooperación chilena para el Desarollo: é uma agencia de cooperação internacional para o desenvolvimento do Chile que oferece através de seus departamentos bolsas e diferentes financiamentos para alunos da América Latina, do Caribe e de alguns países da África do Sul para formação de pós-graduação e de alto nível.

Japão

  • Embaixada do Japão no Brasil: A Embaixada do Japão oferece através de seu ministério da educação, cultura, esporte, ciência e Tecnologia seis diferentes tipos de bolsas de estudos para Brasileiros em suas universidades, essas bolsas são para cursos de graduação, escola técnica, pesquisa, idioma, professores, são diversos os programas de ensino e intercambio.

Hoje em dia é possível encontrar diversas oportunidades de bolsas de estudos e em diferentes países, pode ser bolsa de estudo de curto período ou longo, o importante é ter consciência do tipo de curso e qual tipo de bolsa necessita conhecer bem o programa de bolsas e as instituições de ensino que ofertam os cursos e depois é fazer uma boa preparação para a fase de seleção do curso.

Uma das grandes dificuldades que as pessoas encontram ao optarem por um curso que muitas vezes é caro, é como pagar e como conseguir bolsas de estudos que possa vir ajudar nesse quesito, com certeza a oferta é grande mas as informações nem sempre é de fácil acesso de como se inserir nesses processos nos programas de bolsas e quando são para cursos no exterior isso pode ser mais complicado, mas depois de analisar cada programa fica mais fácil escolher qual o melhor para a candidatura de bolsas.

Para cursos em outros países muitas vezes é possível encontrar informações nos sites das próprias embaixadas e hoje em dia com a tecnologia ao nosso lado fica mais fácil encontrar algumas informações. É claro que cada programa de bolsa de estudo possui seu próprio critério de seleção, por isso é preciso se informar bem de cada um e se preparar da melhor forma possível.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo