Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 305 aplicativos educacionais para utilizar em sala de aula

305 aplicativos educacionais para utilizar em sala de aula

Olá, leitor!

A cada dia que passa podemos notar as velozes mudanças no que diz respeito: educação, ensino e aprendizagem. As crianças estão aprendendo mais rápido, as incertezas do uso das tecnologias em sala de aula, relacionamento com os alunos e outros fatores do sistema de ensino.

Muitos professores se encontram confusos em meio a tantas transformações, mas isso não é totalmente normal. Adaptar todas essas inovações à realidade das salas de aulas contemporâneas está se tornando um desafio cada vez mais complicado.

Mesmo com as dificuldades desse impacto entre o mundo digital e o real, é necessário pensar que as tecnologias podem ser bons aliados para o rendimento escolar e serve como facilitador do plano de aulas do professor. Quer saber como? Invista 9 minutos nesta leitura e fique por dentro das melhores alternativas tecnológicas para a educação.

Como usar aplicativos na educação?

app-na-educacao

Para não se enrolar e nem deixar com que os aplicativos atrapalhem a organização de seus estudos, é necessário saber usá-los da melhor forma.

Os aplicativos voltados para a áreas de educação, ensino e aprendizagem foram desenvolvidos para melhorar a rotina nas salas de aula. A ideia é inovar o método de ensino e os processos de aprendizagem com a inserção do uso da tecnologia.

São vários aplicativos gratuitos para usar em dispositivos móveis on-line, ou seja, pode ser usado em celulares e tablets, além de outros aparelhos compatíveis. Os aplicativos são distribuídos da seguinte forma:

  • 78 para Educação Infantil; São aplicativos destinados a todos os objetivos educacionais. São softwares livres disponíveis em uma lista.  São várias as disciplinas que oferecem aplicativos para educação em idioma inglês e português.
  • 154 para o Fundamental I; São recursos educacionais abertos para facilitar a vida acadêmica de alunos e professores do Fundamental I. Essa é uma fase excelente para orientar os alunos pelos caminhos da tecnologia e cibercultura.
  • 173 para o Fundamental II; O Guia da Tecnologia da Educação é um conjunto de softwares livres destinados aos atuantes da educação. Estão disponíveis em idiomas: português, inglês, espanhol e italiano.
  • 181 para o Ensino Médio; São jogos sobre todas as disciplinas do ensino Médio para melhorar a dinâmica, é uma boa opção para acabar com ócio improdutivo em sala de aula. Esses experimentos virtuais fazem parte de uma ideologia de melhoramento na aprendizagem com o uso das tecnologias.
  • 203 para o Ensino Superior. Tipos diferentes de ferramentas digitais que vão facilitar a vida dos alunos e dos professores. Composto por: objetos digitais de aprendizagem, plataforma facilitadora, ferramentas de gestão e muito mais.

Para os estudantes, existem variadas opções que nem se pudéssemos, não caberia de tão grande que é. Mas, não desanime, selecionamos os aplicativos mais funcionais e com melhores votações. Além disso, você terá acesso ao caminho da matriz de informações e terá a oportunidade de desfrutar de mais de 305 aplicativos.

Conheça os principais aplicativos para seus alunos

Antes de mais nada é importante lembrar que não devemos errar por excessos. O uso de aplicativos podem facilitar o dia a dia em sala de aula, mas por outro lado pode confundir e até mesmo dispersar a atenção dos alunos. Bom senso será o que sempre delimitará o equilíbrio.

Selecionamos alguns de nossos materiais sobre aplicativos para educação, ensino e aprendizagem, e agora vamos dispô-los aqui por pertinência a esse conteúdo. Então, vamos ao que interessa, conheça os principais conteúdos para aqueles que se interessam por aplicativos.

1 – Edmodo

Aplicativo gratuito que facilita a interação e conexão entre educadores e alunos. É uma ótima ferramenta para estudantes do ensino médio e pode ser usado em Iphone, Ipod e Ipad. Ele envie recados, trabalhos, confere mensagens e eventos quando os alunos estão fora da sala de aula. Professores podem usá-lo para manter alertas de última hora para os alunos. Armazena notas e tabelas.

2 – Frog Dissection

O aplicativo é uma ferramenta que permite o ensino da dissecação em sapos. É útil para alunos que estão aprendendo sobre os órgãos e os sistemas do corpo. É ótimo para as áreas de biologia e ciências, e pode ser bem aproveitado por meio do Ipad. Disponibiliza instruções vocais passo a passo em inglês.

3 – Grammar Up HD

Esse aplicativo é ótimo para professores de inglês e estudantes que desejam aprimorar seus conhecimentos na língua inglesa. É um quiz de múltipla escolha com mais de 1.800 palavras em 20 categorias. É compatível para Ipads.

4 – History: Maps of World

Disponibiliza diferentes mapas em alta resolução de várias partes do mundo de diversos períodos da história. É gratuito e pode ser usado em aulas de história e geografia. Compatível com Iphone, Ipad e Ipod.

5 – iStudiez Pro

Organiza os cronogramas das aulas, mantém o controle de trabalhos que devem ser entregues, faz listas de tarefas diárias. É ótimo para estudantes do ensino médio e pode ser usado em Iphone e Ipad.

6 – Monster Anatomy – Lower Limb

Pode ser chamado de atlas da radiologia, com mais de 360 imagens em três planos anatômicos diferentes dos membros inferiores do corpo. As imagens são em 3D permitindo a interação e escolha do local específico a ser analisado. Há cinco categorias diferentes disponíveis: ossos, articulações, músculos, vasos sanguíneos e nervos. É ótimo para aulas de biologia e pode ser usado em Ipod, Iphone e Ipad.

7 – Motion Math

Jogo em 3D que simula a jornada de uma estrela de volta para o espaço. Para acertar é necessário mover as frações para os locais corretos na escala de números. É ótimo para o ensino e prática da matemática e pode ser usado em Iphone, Ipad e Ipod. Três níveis estão disponíveis, com atividades de dificuldade fácil, média e expert.

8 – Professor Garfield Cyberbullying

Transmite lições e mensagens antibullying com estratégias para lidar com esse tipo de situação. Explica o significado do cyber bullying, ensina o reconhecimento de diferentes tipos de bullying e disponibiliza diversas estratégias para enfrentar esse problema. É gratuito e pode ser usado no Ipad por estudantes do ensino fundamental.

9 – Proloquo2go

Aplicativo que promete revolucionar a educação especial. Disponibiliza uma biblioteca com grande acervo de imagens para pessoas que têm dificuldades na fala. Recomendado para pessoas com autismo, paralisia cerebral, síndrome de down e outros problemas de desenvolvimento. É compatível com Iphone, Ipad e Ipod.

10 – The Elements: A Visual Exploration

Ótimo para o ensino e aprendizagem da tabela periódica. Escolha qualquer elemento e veja em 3D imagens de diferentes objetos feitos a partir dessa substância. Ótimo para aulas de química e ciências. Pode ser usado no Ipad. É disponível em francês, alemão, inglês e japonês.

Melhores aplicativos para professores

A tecnologia também pode auxiliar professores em seus afazeres escolares, como gerenciar tempo e atividades, controlar desajustes em sala de aula e outras operações que facilitam a vida laborativa do professor.

Como já mencionado, não nos cansamos de repetir, as tecnologias podem potencializar as ações humanas, mas nunca deve ser possível que a inteligência artificial sirva à comodidade vazia das pessoas. Ainda é muito comum que as pessoas de várias partes do mundo sintam-se, em certo grau, rejeitando o uso das tecnologias para otimização de tarefas.

Por ouro lado, o uso da internet acabou desenvolvendo conexões muito importantes entre as pessoas. O que não esperávamos é o estranhamento diante da cibercultura. Muitos estão online, mas poucos otimizam as suas rotinas como deveriam.

Pensando exatamente em otimização prática de nossa rotina, em especial a rotina profissional, é importante para o professor o bom uso e gestão de aplicativos e facilitadores para a dinâmica em sala de aula.

Avalie estes aplicativos e saiba se eles se adequam a sua rotina como professor.

Conhece aplicativos para estudantes?

Estes aplicativos foram desenvolvidos para facilitar a vida acadêmica dos estudantes que cursam o Ensino Fundamental e Médio. Com o uso desses aplicativos é possível organizar as horas de estudo e ter muito mais rendimento, além de bons resultados.

Agora que você já sabe quais são os principais aplicativos para estudantes, professores e aqueles que estão para prestar provas para vestibulares ou concursos públicos, resta selecionar aquele que mais se adequa com a sua rotina.

Garantimos que depois que escolher os aplicativos certos, nunca mais você terá problemas com tarefas atrasadas, notas baixas, falta de tempo e procrastinação.

Até breve!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo