Você está aqui:Home » Dicas » Curiosidades » 30 podcasts para aprender e se divertir no fim de semana

30 podcasts para aprender e se divertir no fim de semana

Olá, leitor(a)! 

Escola, trabalho, tarefas domésticas, encontro com amigos(as), estamos cada vez mais em uma corrida contra o tempo. Às vezes, você gostaria de aprender um idioma novo, conhecer um pouco mais sobre cinema ou simplesmente se informar, mas não consegue conciliar os horários para fazer tudo isso. 

Nesse sentido, o podcast surge como uma excelente ferramenta para viabilizar o caminho entre o que você deseja e o tempo que você tem. A mídia em formato de áudio permite a simultaneidade de atividades, ou seja, você pode escutar enquanto caminha, dirige, limpa a casa, toma banho. 

Seja por meio de uma plataforma de streaming de áudio, seja  fazendo download do arquivo, é possível escutar seu(s) podcast(s) favorito(s) em qualquer lugar,  em qualquer horário. Além disso, com a diversidade de temas, não há restrição de público e os conteúdos são disponibilizados gratuitamente para consumo. 

Podcast: o que é e como funciona

A palavra podcast teve origem a partir de dois conceitos em inglês, Personal On Demand (pessoal e sob demanda) e Broadcasting (radiodifusão). Pode-se dizer, então, que se trata de um rádio sob demanda. 

Isso significa que, diferentemente do meio de telecomunicação que conhecemos (o rádio), os podcasts são criados para fornecer conteúdos quando e onde o consumidor quiser. Sendo possível escutar on-line, em um aplicativo de streaming de áudio ou baixando no seu smartphone. 

Os arquivos disponibilizados em formato de áudio, como explica a Rock Content, possibilitam uma nova maneira de investir na entrega e no compartilhamento de informação, conhecimento e entretenimento. 

Popularização do podcast no Brasil

Esse formato de transmissão de conteúdo já existe há um bom tempo no país, mas tem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos, principalmente no período da pandemia de Covid-19, conforme demonstra pesquisa encomendada pela Globo. 

A informação é de que, em 2019, o consumo de podcast era feito por 21 milhões de brasileiros(as) e, desde o início do isolamento em razão da propagação do coronavírus, esse número aumentou 33%, o que totalizou aproximadamente 28 milhões de ouvintes. Ainda é preciso analisar com rigor os motivos de ascensão dos podcasts, mas certamente o acesso à internet e a produtos tecnológicos facilitou o processo. 

30 podcasts para escutar quando quiser

Tendo em vista essa tecnologia de distribuição de conteúdo, de acesso fácil e gratuito, organizamos uma lista de 30 podcasts, com diversas propostas de apresentação, linguagem e temas, para você aprender, se informar e se divertir. Vejamos: 

30 podcasts para aprender e se divertir no fim de semana

Fonte: Reprodução

1. Escritores-Leitores

Criado pelo Itaú Culturaleste podcast apresenta a relação estabelecida entre escritores(as) e personagens, no papel de leitor(a) e criador(a). Compartilhando, desse modo, os(as) personagens dos livros favoritos que leram e o processo de criação dos(das) próprios(as) personagens. 

O programa já conta com a participação de muitos(as) autores(as), como Eliane Brum, Luiz Ruffato e Conceição Evaristo. Para escutar, clique neste link. 

2. Estado da Arte

Apresentado por Marcelo Consentino, doutor em filosofia da religião, o programa convida especialistas para discutir sobre diversos temas da área de humanidades: cultura, arte, literatura, filosofia. Clique aqui para escutar. 

3. Expresso Ilustrada

podcast de cultura da Folha de São Paulo promove conversas sobre filmes, séries, livros, peças de teatro, música etc. Para impulsionar as discussões, a equipe convida diversos(as) profissionais. 

O primeiro episódio, publicado em 21 de novembro de 2019, conta com uma entrevista de um dos mais polêmicos e premiados diretores de cinema, o norte-americano Woody Allen. Ficou curioso(a) para escutar o programa? Acesse aqui. 

4. Nerdcast

Tendo se tornado um dos podcasts mais escutados do Brasil, com cerca de 1 milhão de downloads por episódio, este programa reúne assuntos da cultura pop: cinema, quadrinhos, tecnologia, games e muito mais. 

Com uma proposta de conversa menos formal, os apresentadores Alexandre Ottoni e Deive Pazos trazem vários convidados(as) para enriquecer o bate-papo. Se ainda não conhece, escute aqui. 

5. Ubuntu Esporte Clube

Um oferecimento do Globo Esporteeste podcast reúne 5 jornalistas negros para discutir questões relacionadas a temas como esporte, política e cultura sob uma perspectiva afrocentrada, ou seja, a partir de um repertório cultural que prioriza a história, a vivência e os estudos de pessoas negras. 

Para conhecer mais sobre os conteúdos e abordagens do programa, basta clicar aqui. 

6. Alô, Ciência?

Apresentando por jovens educadores(as) formados(as) pela USP (Universidade de São Paulo)este projeto tem como compromisso a divulgação científica. Com uma comunicação menos formal, possibilitando o encontro com um público diverso, os temas abordados se baseiam em estudos aprofundados. 

As conversas apresentam a ciência de várias formas, promovendo novos olhares sobre essa área do conhecimento humano. Confira os episódios clicando neste link. 

7. Sinapse

Este é outro programa que traz a ciência sob diferentes perspectivasSinapse foi criado pelo canal Ciência Todo Dia, disponível no YouTube, e apresenta uma proposta mais descontraída para tratar de curiosidades acerca do universo científico. 

podcast é apresentado por Pedro Loos e Greg de Souza, clique aqui para escutar os episódios. 

8. Feito por Elas

Tornando o universo cinematográfico mais plural, ou pelo menos as discussões sobre ele, o Feito por Elas é um podcast criado com o propósito de analisar e divulgar a produção de mulheres no cinema 

Por meio de entrevistas, pesquisas e participações em festivais, Isabel Wittmann e Stephania Amaral trazem diferentes narrativas para tratar do tema. Para saber mais, clique neste link. 

9. Rapaduracast

Se você gosta de cinema, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre o Cinema com Rapaduraum dos mais prestigiados sites sobre cultura pop do país. Há 17 anos produzindo conteúdo sobre cinema, atualmente, o veículo apresenta diversos formatos de distribuição: áudio, texto, vídeo. 

No formato áudio, o Rapaduracast, são realizadas conversas semanais sobre a sétima arte. Confira os episódios aqui. 

10. Palavra Falada

Encenação teatral transposta para o áudio. Isso é o que acompanhamos neste podcast criado e apresentado por Maurilio Rocha e Mariana Lima Munis, professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). 

Desenvolvendo um projeto que iniciou em sala de aula, o podcast disponibiliza leituras teatrais de textos literários realizadas por graduandos de teatro da UFMG. Clique neste link e aproveite a experiência. 

11. Café Filosófico

TV Cultura, em parceria com o Instituto CPFL, transmite, há quase 2 décadas, o programa Café Filosófico, em que grandes pensadores(as) contemporâneos(as) abordam temas importantes das mais diversas áreas do saber. 

Com o intuito de viabilizar ainda mais seu conteúdo, as palestras e os programas promovidos pela parceria foram transpostos para o formato de áudio. Clique aqui e escute. 

12. Boletos Pagos Nath Finanças

Como o próprio nome já sugere, o compromisso do podcast é ajudar o(a) ouvinte a administrar bem o dinheiro para conseguir manter os boletos em dia. Nath, administradora e dona de um dos canais mais relevantes sobre finanças no YouTube, e um(a) convidado(a) falam sobre educação financeira. 

O programa tem uma proposta parecida com a do canal Nath Finanças e busca descomplicar o “economiquês”. Para aprender a movimentar melhor seu dinheiro, clique neste link. 

13. Fora da curva – UOL

Seguindo uma linha parecida com o podcast anterior, este programa tem como propósito simplificar e promover discussões sobre empreendedorismo e temas afins. 

Para isso, a apresentadora (e empreendedora) Monique Evelle convida profissionais para compartilhar experiência e conhecimento. O programa é uma iniciativa da empresa UOL e pode ser escutado aqui. 

14. Aprenda Español con Latin ELE

Para quem está estudando espanhol e quer avançar nos conhecimentos do idioma, este podcast é uma excelente opção. O programa tem como foco o espanhol da América Latina e conta com convidados(as) de diferentes países da região. 

Além de gramática e pronúncia, é possível aprender sobre muitos aspectos da cultura dos países hispanohablantes. Para escutar o conteúdo, basta clica neste link. 

15. Fluency TV Inglês

Oferecido pela Fluency Academy, uma das mais influentes escolas de idioma on-line do país, este podcast ensina inglês para quem está começando e também para quem já estuda há mais tempo. O projeto apresenta duas séries: “Walk ‘n’ Talk Essentials”, com apresentação em português, e “Walk ‘n’ Talk Level Up”, apresentada toda em inglês. 

Fluency Academy também disponibiliza este formato de ensino para outros idiomas, como alemão e francês. Se você pretende começar com o inglês é só clicar aqui. 

16. Sala de Professor

Um podcast para falar sobre educação com as principais personalidades da área, ou seja, alunos(as) e professores. A ideia do programa é realizar conversas descontraídas sobre temas que envolvam ensino, aprendizagem, sala de aula e afins. Para escutar, clique neste link. 

17. Medicina em Debate

Embora o podcast tenha como público-alvo estudantes e profissionais da área, o compromisso da equipe de médicos(as) que constroem o programa é simplificar os conteúdos abordados para que mais pessoas sejam alcançadas. 

Para garantir a qualidade das informações distribuídas na internet, todas as discussões são respaldadas por estudos relevantes. Para conhecer, basta clicar aqui. 

18. Prato Cheio

Você deve estar pensando que este podcast vai ensinar as melhores receitas para fazer em casa, certo? A verdade, entretanto, é que ele oferece muito mais do que isso. O programa, uma iniciativa do site O Joio e o Trigo, procura tratar, de maneira profunda, questões pouco discutidas sobre a alimentação. 

Clicando aqui, você terá acesso a diversos episódios que discutem temas importantes relacionados à comida, à saúde e ao poder. 

19. Café da Manhã

Este podcast é um oferecimento do jornal Folha de São Paulo para você que não possui muito tempo para se manter informado(a). Em menos de 30 minutos, de segunda a sexta, ele realiza um resumo das principais notícias da atualidade. 

A apresentação é realizada pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian. Para escutar, clique neste link. 

20. Foro de Teresina

Apresentado pelos jornalistas Fernando de Barros e Filho, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky, este podcast faz, toda sexta-feira, uma recapitulação dos acontecimentos políticos da semana. O programa pertence à Revista Piauí. Para escutar, clique aqui. 

21. Mamilos

Neste formato de podcast, a ideia é promover diálogos sobre os temas mais discutidos na internet. Com a apresentação de Ju Wallauer e Cris Bartis, os episódios geralmente contam com a participação de convidados(as) influentes, que ajudam a aprofundar o debate. Se ainda não conhece, clique neste link. 

22. O Assunto

Criado pelo Grupo Globoeste podcast tem como pretensão desenvolver minuciosamente os temas mais relevantes do momento. A apresentação é feita pela jornalista Renata Lo Prete, em conversa com especialistas e/ou colegas da Globo. Para acompanhar, clique aqui. 

23. Próxima Parada

Em parceria com a Agência Mural de Jornalismo das Periferias, este podcast traz uma proposta completamente diferente das apresentadas até agora.  Aborda notícias e promove discussões sobre a periferia, intermediadas por jornalistas, colaboradores(as) e convidados(as) da própria periferia. Ficou curioso(a)? Conheça o programa clicando neste link. 

24. New Me

Todos os podcasts apresentados até o momento ensinam e informam muitas coisas, mas que cuidados você tem tido consigo mesmo(a)? Este podcast traz reflexões terapêuticas com o intuito de auxiliar ouvintes a cultivar melhores pensamentos. 

A psicóloga Louise Madeira não acredita em fórmulas mágicas para o fortalecimento psíquico; por isso, realiza um convite ao pensamento e à construção de novas ideias. Escute o programa aqui. 

25. Sobre o Feminino

Ana Suy, Cauana Mestre e Licene Garcia estão juntas neste podcast para falar sobre psicanálise, arte, literatura e muito mais. A proposta do programa é apresentar a perspectiva do feminino, ou seja, um conjunto de conceitos atribuídos ao gênero feminino,  em todos os diálogos. 

Tempo, amor, amizade, sofrimento. Estes são alguns dos temas discutidos a partir do repertório intelectual dessas três profissionais. Para conhecer, clique neste link. 

26. Bom dia, Obvious

Mais um podcast sobre o universo feminino, mas neste caso com temas mais amplos. Apresentado pela CEO da plataforma Obvious, Marcela Ceribelli, o programa traz sempre convidadas para contar suas experiências da vida pessoal e profissional. 

Com a apresentadora compartilhando suas próprias vulnerabilidades, o podcast ajuda mulheres a viver melhor todos os processos. Clique aqui para escutar. 

27. Podepah

Um podcast de entretenimento que convida diversos(as) famosos(as) para um bate-papo descontraído sobre carreira, relações, vida e muito mais. Dono de uma das maiores audiências da atualidade, o programa conta com os formatos de vídeo e áudio. Escute neste link. 

28. Brave, not perfect

Este é um podcast para quem já compreende bem inglês e deseja consumir conteúdos interessantes no idioma. Considerando o processo muito mais importante que o resultado perfeito, como indica o próprio título “corajosa, não perfeita”, Reshma Saujani convida mulheres influentes para falar sobre fracasso, medo, resiliência. 

A ideia é criar espaços para uma vida com mais propósito e conexão com a realidade. Se quiser saber mais, clique aqui. 

29. Modern Love Podcast

Este podcast é um oferecimento do famoso jornal estadunidense, The New York Times, e é mais uma opção para quem quer aperfeiçoar o inglês. O programa é baseado em uma coluna homônima do jornal e conta com a apresentação dos jornalistas Daniel Jones e Miya Lee. 

As conversas envolvem todo o universo das relações amorosas, com histórias reais sobre como estamos lidando com esses diversos modos de amor na atualidade. Clique neste link para escutar. 

30. Hipsters Ponto Tech

Tudo  que você precisa saber sobre tecnologia e afins  é discutido neste podcast. Uma parceria das escolas Caelum e Alura, ambas comprometidas com inovações na área tecnológica, o programa convida profissionais e entusiastas para conversas esclarecedoras. Escute aqui. 

Conteúdo extra: produza seu próprio podcast

Agora, se, com todas essas dicas, você acredita que o universo de podcasts está precisando de mais conteúdo e que você tem algo de interessante a compartilhar, temos 2 sugestões que podem ajudá-lo(la) a produzir com qualidade seu próprio podcast.

1. Curso: Essencial de podcasts

Oferecido pela plataforma de cursos on-line, Learncafe, este é ucurso gratuito, com carga horária de 4 horas e possibilidade de certificação (que, diferentemente do curso, cobra uma taxa de emissão). 

A formação é dividida em 3 modalidades, abordando não apenas o conceito desse formato de mídia, como também o processo de elaboração do conteúdo, de gravação, edição e distribuição do podcast. Para obter mais informações e realizar a inscrição, basta clicar aqui e seguir as orientações disponibilizadas pelo site. 

2. Podcast: Alô Técnica

Depois de fazer o curso e colocar a mão na massa, é provável que você ainda tenha dúvidas e dificuldades com o desenvolvimento do seu projeto. Por essa razão, sugerimos este podcast. O Alô Técnica transmite episódios que ensinam pontualmente várias questões da produção de um podcast. Para acessá-lo, clique aqui. 

Parece que temos programação para os próximos finais de semana do ano todo, não é mesmo? Compartilhe nos comentários qual(is) podcast(s) você já escuta ou gostaria de escutar! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Aproveite bem nossas dicas e até breve! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo