Você está aqui:Home » Dicas » Documentários » 30 documentários sobre a história musical

30 documentários sobre a história musical

Olá, pessoal!

Já demos várias dicas de documentários aqui no Canal do Ensino. Que tal juntar o valor didático desse tipo de produção com entretenimento? E melhor ainda se for música, umas das artes mais queridas e apreciadas do mundo. Confira aqui 30 documentários sobre a história musical.

São 30 filmes para você pesquisar e conhecer artistas e bandas que, aqui ou lá fora, ajudaram a mudar os rumos da música popular contemporânea (não tem nada de clássico ou muito antigo aí embaixo).

Sem mais delongas, vamos a eles.

Documentários sobre música contemporânea

Esses documentários musicais apresentam bandas e artistas que ajudaram a moldar a cena musical contemporânea. Eles estão ordenados cronologicamente, e não em um ranking valorativo de melhores e piores. Olha só:

1970 — Elvis: That’s the way it is

O rei havia decidido parar com a vida de ator de cinema e retornar aos palcos, e o diretor Denis Sanders não perdeu a chance de registrar. O documentário mostra a preparação de Elvis antes dos shows, tirando uma onda com os colegas de banda e, claro, em plena performance.

1970 — Woodstock

Crônica do lendário festival ocorrido um ano antes, o filme recebeu o Oscar de melhor documentário, sendo selecionado também para o Festival de Cannes. Não é para menos. Olha a seleção de talentos: Crosby, Stills & Nash, Joan Baez, The Who, Jefferson Airplane, Santana, Janis Joplin, Jimi Hendrix e muito mais.

1970 — Gimme Shelter (Rolling Stones)

Começa como registro da enérgica turnê de 1969. Termina com o sombrio concerto de Altamont e a filmagem de um fã sendo esfaqueado na multidão. Eis um filme para revelar dois extremos que, no rock, se tocam: a rebeldia, por um lado, enquanto desejo e diversão, e, por outro, enquanto vazão para a violência.

1972 — Pink Floyd: Live at Pompeii

Um show sem público encenado pela nata do rock psicodélico em um anfiteatro da Roma Antiga. De arrepiar.

1973 — Ziggy Stardust and the Spiders from Mars

“Este não é apenas o último show da turnê, mas o último show que jamais faremos.” A frase ambígua de David Bowie pegou até a banda de surpresa. É aqui que ele mata a carreira de Ziggy Stardust.

1976 — The Song Remains the Same (Led Zeppelin)

Como dizia o próprio material promocional do filme, este é para te colocar na primeira fila em três noites no Madison Square Garden com a banda que, como já dizia o Baú do Roque, eletrocutou o blues.

1978 — The Last Waltz (The Band)

Nesta obra-prima regida pelo mestre Martin Scorsese, o The Band, como se não se bastasse no palco, toca ao lado de gênios como Bob Dylan, Neil Young, Van Morrison e Eric Clapton. Tudo para se despedir. Nunca foi tão apropriada a expressão “fechar com chave de ouro”.

1984 — Stop Making Sense (Talking Heads)

David Byrne com um terno desproporcionalmente grande em um espetáculo anti-espetacular. Uma verdadeira instalação artística em (des)construção desde o primeiro acorde.

1995 — The Beatles Anthology

O documentário foi ao ar originalmente na televisão britânica, sendo depois convertido em nada menos que oito fitas VHS. Vai da infância dos garotos em Liverpool até o final. Sendo assim, não tem o que resumir, tem que assistir.

1998 — Meeting People is Easy (Radiohead)

A turnê que quase matou Thom Yorke de cansaço e que obrigou o Radiohead a superar de vez as guitarras e fundar, logo ali adiante, um rock esquema novo. Uma das grandes bandas ainda em atividade flagrada na aurora do que faria de melhor.

1999 — Buena Vista Social Club

O músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder encontram os veteranos do clube de Havana que, nos anos 1940 e 1950, sediava a efervescência da “era de ouro” da música cubana.

2000 — The Filth and the Fury (Sex Pistols)

Os Sex Pistols segundo os Sex Pistols, desde o início modesto em Londres até a ruína precoce em São Francisco, após dois intensos anos em que a banda conseguiu para si a condição de ícone do punk.

2002 — I Am Trying to Break Your Heart: A Film About Wilco

Folk alternativo da maior estirpe filmado em preto e branco quando barba e estética retrô ainda não eram a regra do novo século.

2003 — End of the Century: The Story of The Ramones

Parece que Martin Scorsese vai filmar a história dos Ramones e entregar o resultado em 2016, mas este filme deve seguir como o panorama documental mais honesto da carreira da banda.

2004 — Dig!

O mergulho no emaranhado de amor e ódio entre as bandas The Dandy Warhols e The Brian Jonestown Massacre rendeu a este documentário faca na bota o prêmio do júri no Festival de Sundance.

2004 — Metallica: Some Kind of Monster

O baixista Jason Newsted deixa a banda, o vocalista James Hetfield vai se desintoxicar, e um “terapeuta” tenta ensinar os metaleiros a serem mais bacanas uns com os outros, em um filme que penetra na intimidade do Metallica para mostrar o que une e o que separa cada membro da banda.

2005 — The Devil and Daniel Johnston

Transtorno bipolar, obsessão com o demônio, criatividade sem etiqueta, franqueza desconcertantemente ingênua — ou quem sabe a marca mesma do gênio. O ícone cult Daniel Johston é aqui apresentado com sensibilidade comovente pelo diretor Jeff Feuerzeig.

2005 — Vinicius

Diplomata, poeta, dramaturgo, representante absoluto da bossa nova, marido de nove casamentos, testemunha de um Rio de Janeiro em transformação. Quem tenta traduzir a grandeza de Vinicius neste documentário são outros grandes, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Antonio Candido.

2005 — No Direction Home (Bob Dylan)

Há outros documentários sobre a vida de Bob Dylan, mas é complicado superar o filme dirigido por Martin Scorsese, que mostra a ascensão do cantor e compositor à fama, a resistência dos fãs à eletrificação do folk e o período que seguiu ao acidente de moto que o astro sofreu em 1966. Poderia ser titulado à maneira de Joyce: “Retrato do artista quando jovem”.

2006 — Fabricando Tom Zé

O gênio menos categorizável do movimento tropicalista se deixa aqui filmar na cidade natal, pela escola onde estudou, no interior do quarto do hotel e na explosão de raiva de um ensaio interrompido. Caetano Veloso, Gilberto Gil e David Byrne ajudam o próprio Tom Zé a se contar para a câmera.

2006 — Kurt Cobain – About a Son

As entrevistas que culminaram no livro que narra a história de uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos reunidas em uma hora e meia de intensidade autodestrutiva de Kurt Cobain.

2007 — Cartola — Música para os Olhos

A vida e o tempo de Angenor de Oliveira, compositor de um país inteiro.

2008 — It Might Get Loud

Jimmy Page, The Edge e Jack White: 18 cordas de história da guitarra.

2008 — Anvil! The Story of Anvil

A banda canadense de heavy metal Anvil se apresentou em 1984 no Japão ao lado de Scorpions, Whitesnake e Bon Jovi, mas foi a única que não se tornou sucesso comercial. O que aconteceu com os caras do Anvil? Onde estão? O que será da banda? Antecipamos: o final é feliz.

2010 — Rush: Beyond the Lighted Stage

O audiovisual talvez definitivo para mais de 40 anos de carreira de uma das mais respeitadas bandas de rock progressivo.

2011 — Rock Brasília — Era de Ouro

Renato Russo lidera o rock underground brasiliense rumo ao estrelato. Retrato do nascimento de várias bandas de rock nacionais.

2011 — Foo Fighters: Back and Forth

A morte de Kurt Cobain, a demissão do primeiro baterista, a relação pai-filho entre Dave Grohl e Taylor Hawkins, a gravação analógica do disco Wasting Light — nada fica de fora deste documentário que quase convence que o Foo Fighters é uma banda de garagem.

2012 — Raul — O início, o fim e o meio

A cinebiografia do artista que o Brasil mais pede para ouvir.

2012 — Marley

Estava demorando para aparecer um bom documentário sobre o maior ícone do reggae, mas eis que a lenda ganha esta justa homenagem.

2012 — Shut Up and Play the Hits (LCD Soundsystem)

O derradeiro show no Madison Square Garden e a manhã seguinte na vida de James Murphy, líder de uma das bandas mais relevantes dos últimos anos.

2015 – Amy

Documentário ganhador do Oscar que retrata o sucesso e a derrocada de Amy Winehouse, uma das mais talentosas e problemáticas cantoras que o mundo já teve.

Documentários musicais imperdíveis. Assista, aprenda e divirta-se!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo