Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 3 perguntas que você nunca deve fazer em uma entrevista de emprego

3 perguntas que você nunca deve fazer em uma entrevista de emprego

Olá leitores do Canal do Ensino,

Os entrevistadores parecem ser amigáveis com suas perguntas inofensivas, mas podem aterrá-lo em um poço se você bobear nas respostas. Veja como saber com segurança o que responder nas entrevistas.

Durante as entrevistas de emprego, osprofissionais de Recursos Humanos estão dispostos a descobrir o máximo que podem sobre os entrevistados em apenas alguns minutos. Dependendo das respostas, estes profissionais podem ser desclassificados na hora.

Porém, segundo o especialista em RH Chas Rampenthal o erro também pode ser cometido na hora de selecionar as perguntas. Algumas delas são irrelevantes e não tem o menor sentido perder tempo com futilidades perdendo o foco da entrevista e das principais informações que são as relacionadas ao trabalho e as experiências de cada candidato.

Para não cometer essas gafes na hora da entrevista veja as 3 perguntas que você não deve fazer na hora da entrevista de emprego:

1) “Você parece muito jovem para ter esta experiência. Quantos anos você tem?”: 

Embora você possa pensar que um candidato ficaria feliz de ouvir que tem a aparência jovem, o fato é que, quando relacionadas com a idade, as perguntas quase nunca são apropriadas. Além disso, nas poucas indústrias onde existe uma idade mínima ou máxima essas perguntas quando bem colocadas são apropriadas.

2) “Há quanto tempo está casado?”: 

Se você espera selecionar uma pessoa que precise viajar com frequência ou mudar de local com um cronograma indefinido é importante comunicar o candidato da oferta de emprego e não perguntar sobre a sua família. Seja direto e diga as obrigações desse trabalho.

3) “Eu vejo que você é muito ativo na Associação contra o Câncer. Você tem algum caso de câncer na família?”: 

Questões sobre saúde, deficiência ou história do candidato são constrangedoras. Se há alguma dúvida de que o requerente é saudável o suficiente para o trabalho, você pode perguntar sobre sua habilidade para executar determinadas funções. Em certos casos, você pode até mesmo testar os candidatos para garantir que eles possam executar funções essenciais do trabalho.

Fonte: Universia Brasil

Um abraço e até a próxima

Divulgue este artigo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo