Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 3 opções de intercâmbio que você pode fazer gastando pouco

3 opções de intercâmbio que você pode fazer gastando pouco

Olá!!!

Com a alta do dólar e a crise que estamos enfrentando, muitas pessoas podem achar que o sonho de fazer um intercâmbio ficou mais distante, estamos num momento complicado mas ainda da para se programar e conseguir ir estudar no exterior.

Existem opções que podem ajudar você a realizar seu sonho e ir fazer seu intercâmbio, mesmo que você tenha guardado pouco dinheiro. Neste caso vamos a algumas opções que podem ajudar você passar um tempo fora estudando, você pode fazer estágios no exterior, trabalhar como work experience ou nos programas de au pair.

Estágios no Exterior

Esta é uma opção para você aumentar sua experiência profissional gastando pouco, no Brasil temos a Abipe (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil), ela é responsável pelo programa de estágios da IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience), enviando estudantes brasileiros para o exterior e recebendo-os no país.

Para se inscrever no programa de estágios você deve estar matriculado no ensino superior e pagar uma taxa de inscrição na IAESTE, caso seja escolhido o estudante deve pagar a taxa de aquisição da vaga que custa em média R$ 1.990 reais, a taxa é a mesma independente do tempo que ficar no exterior.

Um estagiário pode receber até 700 euros, geralmente ficam em repúblicas, apartamentos ou casas de família que são indicadas pela IAESTE, com os custos mais baixos, na maioria das vezes o idioma exigido é o inglês, porém como o programa engloba mais de 80 países, em alguns casos da América Latina pede-se o espanhol.

Para o curso de medicina o programa não dispõe de vagas, os cursos de tecnologia e engenharia são os cursos com maiores oportunidades.

Work Experience

O estudante deve estar matriculado no ensino superior, ter concluído um semestre e ter inglês intermediário, podendo sair do país com o contrato de trabalho fechado, recebendo de 8 a 12 dólares por hora que equivale de 900 a 1500 dólares por mês e trabalhar em lanchonetes, estações de sky, parques aquáticos e hotéis, no período de temporada que leva de três a quatro meses.

Au Pair

A Au Pair trabalha como babá e seu trabalho consiste em brincar com as crianças, levá-las e buscá-las na escola. Neste intercâmbio deve-se ter idade entre 18 e 26 anos, ser do sexo feminino, ter o ensino médio completo, ter habilitação e ter ao menos 300 horas de experiência com crianças.

Para quem trabalha como professora no Brasil, existem opções especiais em algumas agências que é a au pair extraordinária, a intercambista paga uma taxa de inscrição e pode passar o ano inteiro nos Estados Unidos.

Viu como fazer intercâmbio pode ser mais simples do que você imaginava, o imporante é se programar, calcular todos os gastos que irá ter, os lugares que quer conhecer, traçar sua meta e ir em busca de seus objetivos.

Boa sorte!!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo