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3 maneiras de motivar os estudantes

Olá, professores!

Por que os estudantes aprendem? O que os leva a aumentar seu conhecimento? Ou o que os motiva? Os estudantes acabam seguindo a uma variada gama de padrões que os leva ao aprendizado. Veja aqui algumas maneiras de motivar os alunos.

Como educadores, parte da responsabilidade de um professor é garantir que todos tenham um certo ambiente de aprendizagem que os leve às motivações certas. Com o jeito certo de motivar os estudantes, eles adquirem maior interesse nos estudos e as chances de sucesso a longo prazo são maiores.

Maneiras de motivar estudantes

Conheça aqui 3 situações que podem acontecer com seus alunos e como motivá-los a mudar. Dê uma olhada e veja como pode inserir no seu método de ensino.

Habilidades fixas

Os estudantes às vezes pensam em si mesmo com “qualidades fixas”, ou seja, eles acreditam que quão inteligentes como são hoje é o quão inteligente que serão para sempre. Eles podem ser capazes de aprender um novo fato ou habilidade, mas há fortes limitações em termos do que eles vão ser capazes de alcançar em áreas particulares.

Um exemplo é de um estudante que diz que “a matemática não é seu forte”. Só de falar isso, o aluno pressupõe que não vai aprender a matéria muito bem. O perigo é realmente achar que, mesmo estudando bastante, não pode mudar essa “ideia fixa” de não saber matemática. Aí é que o estudante não se esforça mesmo.

Alunos como esse do exemplo acima, geralmente tem altos níveis de ansiedade e baixo nível de engajamento. É que de tanto tentar e falhar, eles acabam reafirmando para si mesmos que a habilidade em matemática, no caso, não existe mesmo. Então o fato de não estudar a matéria parece como uma auto-proteção contra o fracasso.

Isso pode acontecer até mesmo com estudantes que se acham inteligentes. O medo de falhar é grande, já que se isso acontecesse, a percepção de que são mesmo inteligentes estaria errada. Alunos que se atribuem essas “habilidades fixas” terão menos realizações  e são mais propensos a desistir ao primeiro sinal de dificuldade.

Competição

O segundo tipo de fator motivacional é a competição. Estudantes que competem irão envolver-se nas atividades de aprendizagem, mas não pela razão certa. Em vez de focar no que aprendem, eles estão preocupados com o modo a que vão se sobrepor aos outros. Eles definem a sua própria competência, comparando-se com o desempenho dos outros. Se eles se saem bem em comparação com os outros, então se sentem como se tivessem conseguido chegar lá. Se vão mal, sentem como se tivessem perdido algo.

Para o estudante orientado para a concorrência, a meta é afirmar a auto-estima através da obtenção de superioridade e reconhecimento dos outros. Esses alunos são suscetíveis a ter mais ansiedade durante as avaliações, devido à sua preocupação com a reputação “eu-sou-mais-inteligente-que-todo mundo”.

Eles também são menos propensos a pedir ajuda quando realmente precisam. Afinal, esse ato significa que eles não sabem alguma coisa, e esse tipo de aluno “sobrevive” pelo fato das outras pessoas pensarem que ele sabe tudo.

Aprendizagem de Domínio

Esta terceira categoria é aprendizagem de domínio, o que significa que os alunos estão focados em aprender genuinamente novos conhecimentos e habilidades. Eles não gostam de aprender porque se veem como “inteligentes” ou porque se sentem superiores. Em vez disso, eles simplesmente acreditam que podem aprender e possuem a motivação interna para fazer que a isso aconteça.

Estes estudantes são atraídos para a aprendizagem, o aperfeiçoamento, desafio e progresso. Eles veem o fracasso como algo a aprender, e atribuem as falhas à falta de seu esforço ou entendimento ao invés de um motivo pré-estabelecido ou um elemento externo. Enquanto outras mentalidades motivacionais levam os alunos a se fechar mais frente a desafios, estudantes com uma mentalidade de domínio encaram os desafios como uma oportunidade de crescer, mesmo que eles não consigam logo de cara..

Esses também são mais propensos a ter sentimentos positivos em relação à escola, juntamente com mais engajamento e resistência. Eles vêm preparados para aprender e trabalham duro até conseguir.

Como criar o melhor ambiente em sala de aula

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A princípio, pode parecer que a motivação de um aluno depende dele mesmo. No entanto, o modo como os estudantes encaram a aprendizagem depende também, em grande medida, do tipo de ambiente que os professores criam em sala de aula. Confira algumas ideias:

Evite ou minimize a concorrência

Embora a concorrência possa ser envolvente, ela tende a exagerar a tendência dos alunos a se comparar uns com os outros. Além disso, incentiva outros elementos que normalmente não se associam com aprendizagem de domínio, tais como velocidade, agressividade e prêmios.

Incentive o crescimento

Treine os estudantes a se percebem como indivíduos que podem aprender e crescer se eles se esforçarem. Desencoraje o uso de frases prontas. Dê aos alunos oportunidade de refletir sobre os seus esforços, compensar seus erros, e acompanhar o seu progresso pessoal.

Tenha uma razão para fazer as coisas

Certifique-se de sempre proporcionar aos alunos tarefas significativas. Você deve ter certeza de explicar as razões para passar tempo em qualquer habilidade ou conhecimento para que os alunos vejam que há significado para colocar tanto esforço e obter o resultado.

Promova a positividade

Enfatize a felicidade, o respeito e a positividade em sua sala de aula. Os alunos são mais propensos a se envolver em um ambiente onde se sintam seguros e compreendidos. Tire um tempo para construir relações positivas com cada um e ajudá-los a fazer o mesmo um com o outro.

Reconheça e premie o esforço

Como os estudantes são frequentemente focados em resultados, os professores devem ajuda-los a reconhecer os esforços de seu trabalho. Elogie os trabalhos individuais que eles colocam para a sua aprendizagem, e isso vai aumentar a probabilidade de mostrar esse engajamento novamente.

Inclua os alunos no processo

Faça com que os alunos sejam parceiros na sua própria aprendizagem, incluindo-os como participantes ativos nos processos de atividades, trabalhos de casa e avaliação. Permita-os ver seus resultados e feedback, e refletir sobre a sua própria aprendizagem.

Sem permissão para falhar

Se os estudantes sabem que o fracasso não é uma opção, eles vão parar de falhar. Às vezes alunos mais relutantes vão resistir às tarefas de aprendizagem, porque eles não querem dar provas da sua incapacidade. Mas como o verdadeiro aprendizado é um resultado do esforço do próprio estudante, foque nos esforços dele, penalize menos quando ele se arrisca, e peça que eles pelo menos tentem todas as tarefas que você passar.

Deu para ver como o professor realmente influencia bastante em como os jovens encaram a escola. Por isso, podem facilitar criando um ambiente menos competitivo e mais habilidades de domínio. No final, se o professor acreditar mesmo que o aluno consegue, ele conseguirá.

Até mais!

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