Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 3 maneiras de evitar erros na hora de estudar

3 maneiras de evitar erros na hora de estudar

Oi, estudantes!

Se dedicar é uma ótima maneira de tornar seus estudos eficazes, porém também é preciso estudar da maneira correta.

Muitas vezes os alunos se frustram com um resultado abaixo do esperado, pois no momento do estudo adotam hábitos que os prejudicam sem mesmo se dar conta.

Na verdade são hábitos que se tornam extremamente prejudiciais para o estudo para evitá-los.

3 erros para evitar na hora de estudar

1 – Utilizar o mesmo método de estudo para todas as provas

Os alunos não devem se apegar a uma maneira de estudo e utilizá-la sempre, acreditando ser uma maneira efetiva de estudar. Cada tipo de prova requer uma forma de estudo, por exemplo, estudar para o Enem requer uma dinâmica totalmente diferente da adotada para quem está se preparando para exames dissertativos.

Também existem diferentes táticas para analisar questões de múltipla escolha, como a eliminação das alternativas até encontrar a correta, que não se aplicam em respostas por escrito. Os métodos de estudo devem se adequar a cada tipo de necessidade demandada pela prova.

Isso também se aplica para diferentes matérias como, por exemplo, resumos podem ser úteis para aulas de línguas, mas diagramas e tabelas se encaixam mais nas matérias de exatas.

2 – Pensar negativamente

Pensar negativamente, se depreciando e acreditando que não é capaz faze com que você tenha um desempenho ruim no exame. Não deixe que as dificuldades se tornem um empecilho. Trabalhe para aumentar sua confiança, e assim evitar nervosismo e ansiedade na hora da prova.

3 – Aproveitar a tecnologia de maneira errada

A tecnologia pode ser uma grande aliada nos estudos, fornecendo informações e conteúdo didáticos, mas se for mal utilizada pode gerar desatenção. Caso seja necessário o uso do computador ou do celular para pesquisa, uma boa dica é instalar aplicativos que bloqueiam sites que podem desviar a atenção, como as redes sociais. Se a tecnologia não for necessária, desligue os aparelhos eletrônicos e se concentre nos livros.

Se você souber como evitar erros na hora de estudar, vai conseguir aprender com muito mais eficácia e ter um resultado satisfatório nas provas. Experimente.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo