Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 3 ferramentas para montar um horário escolar de forma simples

3 ferramentas para montar um horário escolar de forma simples

Olá, leitores

Há muito mais por trás da organização e administração de uma escola do que as complexas tarefas de distribuir recursos, contratar funcionários, mediar a vida escolar dos alunos com a vida pessoal e cuidar do patrimônio.

A equipe de administração e gestão de uma escola possui uma tarefa muito árdua para ser realizada: A organização do horário escolar.

Como alunos, dificilmente pensamos nisso, apenas vemos os professores entrando e saindo da sala. Porém, por baixo desse entre e sai de professores, existe uma organização complexa e muito trabalhosa em relação aos horários escolares.

Em uma escola com 20 turmas e 8 matérias diferentes, é possível milhões de combinações diferentes. Estas combinações devem sempre acompanhar a disponibilidade de professores e horários, evitar janelas, evitar horários duplicados e também acompanhar o calendário estipulado pelo MEC.

Criar um horário escolar exige bastante cálculo, muita disposição e muito esforço. Em alguns casos, uma escola pode levar até três meses e cerca de 180 horas para conseguir chegar a um resultado satisfatório.

Qual a importância do quadro de horário escolar?

horario-escolar

O quadro de horário escolar é a principal ferramenta de organização das escolas e seus professores. Nesse quadro é colocado quantas horas serão dedicadas para cada matéria, as atividades extracurriculares, dias de folga, férias, período de provas, festas e qualquer outro fator interessante para o ano letivo.

Nenhum desses fatores pode atropelar o outro ou ser esquecido. Isso acabará atrapalhando todo o ano escolar, obrigando que a escola “corra atrás do prejuízo” para tentar se adequar novamente.

O risco de não ter uma organização bem estruturada e devidamente pensada é grande. A falta de um quadro de horário pode causar:

Buracos entre as aulas por falta de professores

Sem um bom quadro de horário escolar dificilmente as aulas serão bem distribuídas. É bem provável que aconteça de alguma classe ficar sem professor porque ele já foi colocado em outra classe antes.

Mesmo que o problema seja detectado logo no começo das aulas é difícil de organizar, o professor não pode se multiplicar, por mais que ele queira e tente. Para poupar os alunos e os professores desses transtornos é importante que todas as aulas sejam distribuídas de forma correta e coesa.

Isso também evita que as aulas fiquem bagunçadas, por exemplo: Colocar um professor de matemática ou física para dar aula de história porque ele está “sobrando” e o professor de história está “faltando”.

Qualquer escola que preze pelos seus alunos e pelo seu corpo docente não pode deixar esse tipo de amadorismo acontecer.

Problemas pessoais para os professores

Outros fatores de peso na construção de um horário escolar são: A estrutura da cidade, o transporte dos professores, o local onde os professores moram e o tempo que cada um tem para chegar na escola.

Não tem sentido colocar um professor no horário da primeira aula sendo que ele só tem como chegar na escola as 10h da manhã. Esse tipo de confusão gera buracos no horário de aula, além de constrangimento ao professor.

Falta de controle dos ambientes e salas

O quadro de horário escolar controla tudo o que acontece dentro e fora da escola. Ou seja, ele é importante para saber se salas especiais como a sala de informática, a biblioteca, a sala de vídeo e o laboratório estarão sendo ocupadas em determinados horários.

Isso evita conflito de agendas que podem atrapalhar a fluidez das aulas.

Janelas e prejuízo financeiro

As janelas entre os horários, ou o tempo vago dos professores, são remuneradas em alguns estados. Portanto a escola acaba gastando bastante dinheiro com tempo ocioso e que poderia estar sendo aproveitado.

Esse tipo de problema só pode ser evitado através da criação de um horário escolar eficiente.

Não dá para imaginar como tantos fatores podem ser controlados sem uma organização adequada feita através de um bom horário escolar.

3 melhores ferramentas para criar um horário escolar fácil

Criar um horário escolar não é nada fácil. Por esse motivo não é tão simples encontrar ferramentas gratuitas que auxiliam essa tarefa.

Uma opção para montar um horário escolar é o Excel, mas ele nada mais é do que uma versão digitalizada do que seria o horário em papel.

As ferramentas que você pode utilizar são:

GridClass

O Gridclass é uma ferramenta utilizada por mais de 40 mil instituições de ensino. A plataforma funciona através de um algoritmo avançado que cruza os dados da sua escola e professores, gerando assim as melhores opções de tabelas e horários que podem ser adotados pela escola.

Ele quase “faz tudo sozinho” e é a melhor opção para quem quer facilidade e praticidade.

Não existe plano gratuito para o GridClass. O investimento mínimo é de R$ 1.399,00 por ano, é possível criar e gerir um quadro de horário para até 20 turmas.

Existem planos mais avançados com possibilidade de cadastro ilimitado de turmas.

Urânia

O Urânia é um programa que está sendo aperfeiçoado desde 1986 e conta com de cerca de 5.000 usuários, no Brasil.

O Urânia é uma solução completa para criar horários escolares. Ele é fácil de usar e foi projetado pensando nos profissionais da área pedagógica.

Um dos principais focos do Urânia é eliminar as janelas e o tempo vago dos professores, criando assim uma grande economia para as escolas. Essa economia acaba trazendo um excelente custo benefício para a ferramenta.

Horário Fácil

Da mesma forma que as outras duas ferramentas desta lista, o Horário Fácil tenta facilitar o máximo possível a criação de quadros de horário escolar.

Com um excelente custo benefício, ele possibilita uma criação rápida e eficiente de um bom horário escolar, capaz de reduzir janelas, maximizar os resultados e facilitar a gestão de escolas.

Essas são as principais ferramentas encontradas no mercado para ajudar na criação dessa importante ferramenta escolar.

Vocês conhecem alguma outra ferramenta? Como é criado o horário escolar na sua instituição? Fale para a gente nos comentários!

Até mais leitores!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo