Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 3 ferramentas gratuitas para estudantes com problema de visão

3 ferramentas gratuitas para estudantes com problema de visão

Olá leitores do Canal do Ensino!

A qualidade da educação depende de vários fatores que estão além da sala de aula. O baixo rendimento escolar muitas vezes está relacionado a algum problema de visão e o estudante, pais e professores nem se dão conta disso. E, quanto menor a idade desse aluno, maior é a dificuldade para identificar essa deficiência porque a criança não sabe avaliar que enxerga mal.

Detectar e corrigir esse problema já na fase pré-escolar pode ser crucial já que é nessa faixa etária, em geral até os 7 anos, que os nossos olhos permanecem em desenvolvimento. Por isso, cabe aos pais e professores ficarem atentos aos sintomas que a criança pode apresentar.

Segue lista de ferramentas gratuitas que podem servir de apoio no processo de aprendizagem de estudantes com deficiência visual.

Readability

Extensão para estudantes com problemas de visão pois além de promover e facilitar a leitura de conteúdo ao permitir guardar coisas para revisar depois, eliminando os elementos visuais que sobrarem (anúncios, vídeos, botões, etc.) e deixando só o texto, inclui opções para aumentar ou diminuir o tamanho da letra, a cor de fundo e a tipografia. Agora, para quem sofre com problemas de leitura por distrações, também pode ser de enorme ajuda.

Announcify

Com um simples clique você pode converter a página em um texto legível tanto para a voz da intérprete, disponível em vários idiomas também, como para o estudante com problemas de leitura: O texto fica em tamanho maior, o que estiver em desuso aparece opaco, assim como vai sendo eliminado o que já tiver sido lido.

Chrome Speak

Ferramenta para quem tem problemas de visão e dificuldades na leitura: apenas selecionando um fragmento de texto em qualquer site, clicando com o botão direito do mouse e em seguida em “Leia o texto selecionado”, que tal fragmento será lido em voz alta. A interpretação é extremamente fluída, especialmente porque está vinculada à tecnologia do Google Translate. O botão da extensão permite trocar os idiomas ou ingressar uma palavra própria para que seja lida. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 04/12/2019)

E você, conhece mais algum? Comente!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo