Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 3 editores de áudio para usar na sala de aula

3 editores de áudio para usar na sala de aula

Olá, leitores!

As tecnologias podem ser os maiores inimigos de um professor em sala de aula, como também podem ser grandes aliados, pois aumentam a conectividade entre professor e aluno e oferecem mais recursos de ensino. Uma dessas tecnologias são os editores de áudio. Conheça um pouco mais sobre como eles podem tornar suas aulas mais dinâmicas e interativas.

Como dar aulas mais divertidas?

Os editores e reprodutores de áudio, principalmente aqueles conectados à internet podem ser grandes recursos para auxiliar a tornar suas aulas mais interativas e personalizadas. Isso porque eles, não somente se mostram como mais um recurso de comunicação e exposição do conteúdo, como abrem aos alunos e professores uma porta de comunicação virtual, uma nova oportunidade de se tirar dúvidas e comentar questões entre si.

São gravadores e editores, podcasts, editores de streaming, dentre diversos outros softwares em que aluno e professor podem se comunicar, alunos podem ter acesso remoto aos conteúdos e discutirem dúvidas online.

A importância dessa nova porta de comunicação pode ser grande para alguns (ou até vários) alunos, uma vez que essas ferramentas estão presentes no cotidiano dos jovens, beneficiando principalmente aqueles que têm dificuldade de se comunicar em público ou pessoalmente.

Como montar atividades mais dinâmicas em sala de aula?

Para aumentar o dinamismo na sala de aula, o professor pode utilizar-se dos editores de áudio primeiramente para compartilhar explicações sobre assuntos.

Existem softwares e outras ferramentas que permitem esse compartilhamento com grande interatividade em sala de aula. Muitos alunos, por exemplo, gostam de gravar aulas em seus aparelhos celulares, então, diante dessa necessidade dos alunos, por que o professor não poderia fazê-lo? Gravando pequenos ou grandes áudios com explicações sobre assuntos para a sua turma.

Alguns recursos que os professores podem utilizar em sala de aula são:

icone-de-alteracao-de-sons

SoundCloud: é uma plataforma de edição e publicações de áudio que pode ser acessada, inclusive, pelo Facebook. Seu sistema é semelhante com o dos blogs, que permitem comentários em suas postagens. No soundcloud os usuários podem curtir, comentar e compartilhar os podcasts de colegas na plataforma, fazendo críticas e comentários sobre as produções, inclusive com marcações de tempo.

Audacity: essa ferramenta é um dos mais conhecidos softwares editores de áudios. É uma ferramenta totalmente gratuita, em que se pode gravar, reproduzir, importar e exportar sons em diferentes formatos. É simples de usar e ainda oferece ferramentas para efeitos mais sofisticados de edição de áudio.

Podbean: é uma ferramenta educacional excelente. Nela, os alunos podem fazer upload de seus áudios de disciplinas e trabalhos realizados em sala de aula. Permite também que os usuários comentem e compartilhem os projetos. É uma ótima ferramenta para compartilhar trabalhos em uma sala de aula, assim como explicações sobre assuntos diversos da disciplina.

Por que as aulas atualmente devem ser dinâmicas?

Os jovens vivem em um mundo recheado de informações das mais diferentes naturezas. São estímulos de todos os tipos, que despertam sensações e chamam a atenção desses jovens. Nessa rotina de hiperestimulação, aulas monótonas podem ser muito difíceis de serem absorvidas por esses estudantes.

As aulas dinâmicas, além de oferecerem maior atratividade aos alunos que estão acostumados a um mundo de diferentes estímulos, também se adaptam ao contexto de vida desses jovens, possibilitando que eles encontrem sentido nos assuntos com maior facilidade e que as aulas sejam mais do que uma simples memorização.

Outra importância das aulas dinâmicas é que elas “forçam” os alunos a, de alguma maneira, se envolverem com os assuntos e não ser meros receptor de informações.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo