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3 atividades de Língua Portuguesa para se inspirar

Olá, leitores!

Você é professor de Ensino Fundamental e está sem ideia sobre como trabalhar determinados assuntos de Língua Portuguesa com seus alunos? Confira 3 atividades simples para motivá-los em sala de aula e envolver toda a turma!

Atividade 1 – História coletiva (Estrutura Narrativa)

caneta-e-papel

Esta atividade envolve a sala inteira e o raciocínio rápido e criativo. Pode ser utilizado um gravador (um aplicativo de telefone celular), por exemplo, para documentar a sequência de fatos e falas. O exercício pode ainda ser utilizado em diferentes séries. A ideia é desenvolver a criatividade e o pensamento narrativo.

  • Converse com os alunos sobre o texto narrativo – pode utilizar um tipo específico de narrativa, como o conto, por exemplo. Fale dos seus elementos e fases, sobre a importância dos diferentes tipos de personagens, da sequência dos fatos e consequências, da complexidade dos eventos, o tempo e o espaço, a trama, o clímax, o desenlace e tudo mais.
  • Cada aluno poderá participar agregando um evento, consequência ou personagem. Para isso, a turma precisa compreender que, na metade do grupo, é preciso ter uma complexidade e a chegada ao clímax da história; que na primeira etapa, em geral tem a apresentação dos personagens e a situação; e que a terceira parte da turma deve “fechar a história”, resolvendo seus pontos abertos e dando uma conclusão.
  • Utilize exemplos práticos, para mostrar como é a estrutura narrativa.
  • O professor pode iniciar a história, ao seu modo. Por exemplo: “em uma cidade uma muito distante, havia um (personagem “X” e suas características) (…)” ou “em um dia muito chuvoso (…)” – e cede a vez para o primeiro aluno.
  • Às vezes, fazer uma grande roda com as mesas ajuda, pois assim todos veem e ouvem o que cada um diz. Cada um terá a oportunidade de contribuir com algo pensado na hora, que tenha a ver com a sequência iniciada.
  • Os alunos deverão acrescentar fatos, personagens e circunstâncias, e cada um deve dar continuidade à história, de modo a atender todas as exigências da estrutura narrativa e ter início, meio e conclusão.
  • Pode acontecer da história, em determinados momentos, ficar um pouco desconexa. Isso pode ser resolvido após a experiência, já que a história foi gravada e deve ser transcrita. O professor poderá transcrever a história e indicar pontos a serem “amarrados” em outra aula, com a ajuda dos alunos, sem deslegitimar a participação de ninguém.
  • No final, a narrativa deve ser finalizada e todos devem ter uma cópia. A história poderá ainda ser usada em alguma atividade interdisciplinar, como a criação de desenhos, vídeo ou teatro (nas aulas de arte), poderá ser traduzida (na aula de idiomas) ou utilizada de outras formas em outras matérias.

Atividade 2 – Haicai (Poesia)

Uma forma de fazer até os alunos mais resistentes compreender e escrever poesia é utilizar a técnica japonesa no haicai.

  • Explique o que é o haicai aos seus alunos. Fale de sua origem japonesa, que chegou ao país no século XX com imigrantes e estudiosos do assunto. Utilize nomes e poemas famosos, como os de Paulo Leminski, para mostrar como é a sua estrutura.
  • A estrutura tradicional do haicai é composta por 17 sílabas japonesas, divididas em 3 versos de 5, 7 e 5 sílabas. Deve sempre ter alguma referência à natureza (animais, céu, estrelas, águas, etc.), fala de um evento específico, sempre no presente, no agora.
  • Cada aluno deve explorar seu momento presente e criar seu haicai, dentro desta estrutura.
  • O professor deve dar uma olhadinha em cada haicai, sugerir ajustes ou motivar o estudante a produzir outros poemas.
  • O produto desta atividade pode virar ainda um varal literário, ser ilustrado com técnicas artísticas tradicionais japonesas (fale com o professor de artes), virar uma exposição, etc. É importante que todos possam interagir com a produção de todos.

Atividade 3 – Bingo do Novo Acordo Ortográfico (Gramática e ortografia)

letras-do-alfabeto

Esta atividade pode ser feita em diferentes séries do Ensino Fundamental. É uma forma de ajudar o estudante a lembrar os tipos de alterações ocorridas com o Novo Acordo Ortográfico, vigente oficialmente desde janeiro deste ano.

  • Trabalhe bem com seus alunos o assunto do NAOLP – Novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa. Faça exercícios.
  • Prepare três cartelas impressas (pode ser feito em folha de A4 mesmo), com 16 palavras – todas com foco em alguma das alterações ocorridas com o NAOLP – Novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa.
  • Cada uma das cartelas deve ter modos variados (certos, errados ou opcionais) de palavras – como em um bingo, deve ter palavras que tenham a ver com a atividade e outras não.
  • Em pequenos papéis, crie uma sequência destas palavras para você sortear, uma de cada vez.
  • Quem preencher a cartela primeiro, vence – você pode criar algum tipo de premiação. Contudo, só vencerá aquele que tiver todas as palavras escritas adequadamente. Do contrário, o jogo continua.
  • Haverá três rodadas.
  • Outra variação é entregar as cartelas apenas com 16 espaços (16 quadrados) em branco. Você dita as palavras e depois corrige cartela por cartela. Premiará todos os que escreveram corretamente.
  • Por fim, peça uma redação ou poesia com 10 palavras que foram sorteadas no bingo.

Até mais!

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