Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 28 canais no YouTube para entreter as crianças 

28 canais no YouTube para entreter as crianças 

Olá, leitor(a)! 

Cada vez mais cedo, as crianças aprendem a usar celulares, tablets e computadores. Isso pode ser muito bom, pois faz com que os pequenos tenham acesso a mais fontes de informação e conhecimento. Por outro lado, também pode ser perigoso, pois, na internet, é possível encontrar com facilidade itens inadequados e, em alguns casos, até perigosos 

Para ajudá-lo(a), neste artigo você saberá como configurar o YouTube Kids e irá descobrir canais para crianças com conteúdo criativo e educativo. Confira! 

Saiba como configurar o YouTube Kids 

Se você tem crianças de até 13 anos, o ideal é controlar suas atividades on-line. Assim, você evita que ela consuma materiais inapropriados para a idade. Uma ótima dica é saber como utilizar o YouTube Kids. Essa versão da plataforma adaptada paros pequenos conta apenas com conteúdos infantis, como desenhos, animações e vídeos educativos. Veja como configurá-la: 

  • Passo 1Baixe e instale o app do YouTube Kids (Android | iOS | Webe toque em “Sou Pai/Mãe” para desbloquear. 
  • Passo 2Informe sua idade para prosseguir. 
  • Passo 3Realize o login com uma conta Google para poder gerenciar. 
  • Passo 4: Leia o termo de consentimento, toque em “Concluído” e insira sua senha. 
  • Passo 5Agora, crie o perfil da criança. Informe nome, idade e mês de nascimento. Toque no ícone em forma de lápis para alterar a foto. Ao finalizar, pressione a seta no canto inferior direito para continuar. 
  • Passo 6De acordo com a idade informada, o YouTube irá sugerir as configurações de conteúdo. É possível escolher por faixas etárias ou aprovar os materiais por conta própria. 
  • Passo 7Visualize as informações de cada categoria e toque em “Selecionar” para avançar. 
  • Passo 8Com a configuração finalizada, toque no ícone do perfil para abrir. 
  • Passo 9Navegue pelos vídeos organizados em categorias. Para controlar outras opções, como tempo de uso, toque no ícone em forma de cadeado. 

Atenção: durante o cadastro, você poderá ativar ou desativar a função “enquete”, ou seja, liberar ou bloquear a busca por novos vídeos dentro do YouTube KidsVale ressaltar que a análise de conteúdo da plataforma é feita por meio de algoritmos constantemente atualizados, mas não passa por uma avaliação humana. Por isso, é importante sempre monitorar o histórico de visualizações dos pequenos e, caso perceba algo inadequado, reportar para que seja retirado da plataforma.  

28 canais no YouTube para crianças

28 canais no YouTube para entreter as crianças 

Fonte: Reprodução

Confira agora 28 canais no YouTube educativosseguros e próprios para o desenvolvimento de crianças de diversas idades: 

1. O Show da Luna! 

Você sabe por que o gato mia? Ou o que é vermelho por dentro e amarelo por fora? A Luna sabe! A pequena cientista que possui um programa no canal de televisão Discovery Kids e um canal no YouTube  protagoniza episódios repletos de diversão e conhecimento. “Para Luna, o planeta Terra é um laboratório gigante. O que a maioria de nós poderia ignorar, Luna observa e não sossega enquanto não descobrir”, diz a descrição na plataforma de vídeos.  

2. Palavra Cantada 

A dupla, composta por Paulo Tatit e Sandra Peres, é reconhecida pela trajetória na música infantil desde 1994. Seu canal reúne clipes, shows e muito mais. “A ideia é criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças”, diz a descrição no YouTube 

3. Quintal da Cultura 

No canal Quintal da Cultura, seu filho vai acompanhar os 4 personagens – os irmãos Ludovico e Doroteia, o amigo Osório, a tia Ofélia – nas brincadeiras e aprendizados. Isso tudo ao lado de um jabuti chamado Quelônio e da minhoca Minhoquias. 

4. Meu AmigãoZão 

Esse é o canal oficial no YouTube da série brasileira Meu AmigãoZão, exibida pela TV fechada (Discovery Kids) e desenvolvida para crianças de até 7 anos. Elas vão se divertir com as histórias de Yuri, Lili, Matt e seus Amigãozões Golias, Nessa e Bongo. 

5. Minuto da Terra 

O canal Minuto da Terra une ciência e história em mais de 200 vídeos curtos sobre o planeta e o universo. A intenção é entreter, educar e despertar a curiosidade com criatividade e humor. O canal é a versão brasileira e autorizada dMinute Earth, canal de mesmo conteúdo em inglês, produzido pelo Neptune Studios LLC. 

6. Varal de Histórias 

Juçara Batichoti é uma contadora de histórias que aborda temas como diversidade, vínculos afetivos e o poder das narrativasEm seu canal, ela conta uma história todo sábado, às 11h; às quartas-feiras, às 19h, ela compartilha com as crianças a confecção dos materiais utilizados nos vídeos.  

7. Fafá conta histórias 

Perfeito para todas as idades e ideal para estimular a leitura! No canal Fafá conta histórias, a atriz Flávia Scherner apresenta os melhores livros e histórias infantis para os pequenosNos vídeos semanais, há espaço para clássicos, fábulas, lançamentos e perfis de figuras importantes da cultura brasileira, como Machado de Assis 

8. Ticolicos 

Oferecendo um espaço de diversidade e criatividade, o canal Ticolicos tem o objetivo de incentivar as crianças a fazerem suas próprias descobertas e se prepararem para o futuro. Os vídeos são conduzidos pelo personagem Ludi, um boneco laranja que tira dúvidas, faz entrevistas e compartilha hábitos saudáveis 

9. Mãos Aventureiras 

Para suprir a lacuna de conteúdo on-line para crianças com limitações, a professora Carolina Hessel criou o canal Mãos Aventureiras. Com atualizações semanais, os vídeos mostram Carolina se comunicando em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a página da história que está sendo contada.  

10. Canal do Júlio   

Puxa, puxa, que puxa! O personagem Júlio, do programa infantil Cocoricóexibido pela TV Cultura, tem um canal infantil no YouTube. Em seus vídeos, ele conta histórias, ensina brincadeiras e entrevista pessoas famosas da cultura brasileira 

11. Mari Bigio 

Criado pela poeta Mariane Bigio e sua irmã, a musicista Milla Bigioo projeto mistura cordelcontação de histórias, música e sonoplastia. A proposta do canal é aproximar as crianças de todo o Brasil das manifestações populares de Pernambuco, em especial da literatura de cordel, trazendo, inclusive, uma playlist de vídeos acessíveis em Libras. 

12. Telmo e Tula 

Os irmãos cozinheiros Telmo e Tula dão um exemplo de parceria. Juntos, os personagens ensinam para as crianças suas receitas preferidas. canal, originalmente, traz áudio em português de Portugal, mas também estão disponíveis opções em espanhol, francês, inglês e italiano. Ótima oportunidade para os pequenos conhecerem outro sotaque e outra cultura. 

13. Carol Levy 

A pernambucana Carol Levy é uma artista com muitas facetas. Cantora e locutora, apaixonada por literatura e histórias, reúne um pouco tudo em seu trabalho. O canal no YouTube traz clipes de suas músicas, contação de histórias e conteúdos educativos.

14. ZiS é o Canal 

Em 2017, o músico Hélio Ziskind lançou o ZiS é o Canal, canal no YouTube para crianças. Na plataforma, o compositor responsável por canções de programas como Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó disponibiliza inúmeros materiais para toda a família cantar, dançar e se encantar. 

15. Universidade das Crianças 

Sabe a fase dos “por quês”? canal Universidade das Crianças é um projeto de divulgação científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que tem o objetivo de dialogar sobre alguns assuntos um pouco complicados de explicar, como a origem dos bebês, as diferenças entre os corpos de meninos e meninas, o funcionamento do corpo humano, entre outros. 

16. Alex, desenhos animados educacionais 

Alex é um desenho animado educativo que pretende entreter e divertir os pequenos. O canal infantil no YouTube aborda principalmente animais, plantas e instrumentos musicais. Há conteúdos para bebês e crianças disponíveis em inglês, português de Portugal e espanhol 

17. Que monstro te mordeu? 

Os fãs da aclamada série exibida pela TV Cultura Que monstro te mordeu? reuniram nesse canal   episódios completos do programa. “Toda vez que uma criança desenha um monstro, ele ganha vida no Monstruoso Mundo dos Monstros, espalhando caos por onde passa. Resta a Lali e seus amigos monstruosos resolverem a confusão, aprendendo algo com ela”, diz a descrição da série, dirigida por Cao Hamburguer, que também esteve no comando de Castelo Rá-Tim-Bum. 

18. Pedro Bandeira 

As obras de Pedro Bandeira marcaram a trajetória de muitos jovens leitores e fizeram dele um expoente dliteratura juvenil no Brasil. Bandeira também estudou desenvolvimento infantil e quinzenalmente lança vídeos em seu canal no YouTube. Os temas variam, com dicas para formar um leitor, brincadeiras, contação de histórias e muito mais. 

19. Turma da Mônica  

A turma saiu diretamente do bairro do Limoeiro para o YouTube em episódios de histórias já famosas nos gibis. No canal oficial, você encontra vídeos da Mônica, do Cebolinha, da Magali, do Cascão, do Chico Bento e dos outros personagens criados por Mauricio de Sousa. Você também pode ficar de olho nas curiosidades sobre a produção dos desenhos e os bastidores dos espetáculos. 

20. Manual do Mundo 

Com o objetivo de mostrar que sempre há uma forma interessante e divertida de aprender, canal  Manual do Mundo oferece conteúdos criativos para promover experiências de aprendizagem lúdicas para crianças de todas as idades.

21. Teatro de Contos de Fadas 

Nada melhor do que contos de fadas para formar novos leitoresPor isso, o canal Teatro de Contos de Fadas reúne peças exclusivas de diversos contos e fábulas já exibidas pela TV Cultura. Traz, inclusive, histórias menos conhecidas, como A rainha da neveO menino que saiu de casa para saber o que era o medo, A princesa que nunca sorrientre outras. Ótima opção para “maratonar” com as crianças. 

22. Pretinhas Leitoras 

Um canal sobre infâncias, literatura e diversão apresentado por Eduarda, Helena e Elisa Ferreira com o objetivo de construir uma educação antirracista. Em seus vídeos, as meninas abordam assuntos importantes de maneira lúdica e usando como base a literatura infantil. 

23. Bichikids 

O canal infantil apresenta um universo repleto de criatura amigáveis e curiosas que, por meio de suas histórias e músicas, ajudam os pequenos a desenvolverem habilidades motoras e cognitivascomo brincar, aprender, ser autoconfiante, ter empatia e imaginação.

24. Super Simple Songs 

Os estímulos em outros idiomas são fundamentais para o ensino bilíngue. Com o canal em inglês Super Simple Songs, as crianças são incentivadas a cantar e dançar com diversos personagens. 

25. Então Raquel 

Rafael sempre foi uma menina muito curiosa que ama ver o pai cozinhar. Juntos, em seu canaleles ensinam receitas divertidas para você fazer com as crianças e criar lindas lembranças na cozinhaMuitos pratos não precisam nem ir ao fogo.

26. Papo de Biólogo 

canal Papo de Biólogo é ideal para quem tem filhos de 13 a 17 anos, e para os adultos também. Vinicius Ferreira viaja pelo Brasil para mostrar a flora e a fauna, apresentando, em alguns vídeos, os costumes de tribos indígenas que encontra pelo caminho. 

27. Operação Cinema 

Gabriel Dearo, formado em Publicidade e Propaganda, é o criador do canal Operação Cinema, que traz um jeito divertido de olhar para 7ª arte. Com vídeos sobre curiosidades e dicas, é uma alternativa para a família toda. 

28. Mundo Gloob 

É o canal oficial no YouTube do canal de TV por assinatura Gloob. Nele, você encontra clipes musicais, vídeos exclusivoscuriosidades e alguns programas completos 

Agora que você já descobriu esses 28 canais no YouTube para crianças, seus pequenos poderão navegar pela internet de maneira divertida e segura. Se você conhece mais alguma opção, por favor, deixe nos comentários. Você também pode gostar de outros conteúdos do Canal do Ensino: 

Boa diversão e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo