Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 25 dicas para um currículo matador

25 dicas para um currículo matador

Olá,

Elaborar um currículo não é tarefa fácil. É frequente que nós, quando estamos procurando pela tão sonhada (re)colocação no mercado de trabalho, nos deparamos com as dificuldades na elaboração dos currículos.

Nesses momentos, buscamos na internet o modelo perfeito de currículo, aquele que poderá nos ajudar a conseguir um emprego. No meio de tantos modelos fica confuso escolher o que melhor se enquadra aos desejos da empresa.

Para que você faça um currículo realmente atrativo, separamos algumas dicas e técnicas de montagem de currículo. Depois dessa leitura você estará apto a fazer um ótimo currículo.

25 dicas para fazer um bom currículo

  1. Seja você mesmo. Não é indicado montar um personagem no seu currículo, pois será muito difícil você sustentar a expectativa inicial.
  2. Modelos prontos, atenção! Se você copiar um modelo que não tem nada a ver com sua personalidade e menos ainda com a cara da empresa a incoerência será enorme.
  3. Planeje. Não saia por ai entregando o mesmo currículo para todas as vagas que encontra pela frente. Cada vaga tem seus critérios e especificidades.
  4. Seja modesto e verdadeiro. Essa dica é preciosa.
  5. Um currículo para cada vaga. Estude bem a vaga e faça propostas sinceras e singulares para cada uma delas.
  6. Quanto mais enxuto melhor. Duas páginas é o mais indicado.
  7. Experiência por ordem cronológica e de relevância. Suponhamos que você procura uma vaga de arquiteto, não é necessário colocar experiências anteriores que não esteja relacionado ao que procura.
  8. A dica 7 serve também quando o assunto é escolaridade e qualificação. Nem pensar em registrar a escola em que você estudou no ensino básico e fundamental, a não ser que esta informação tenha relação direta com a vaga oferecida.
  9. Estude a empresa. Quer acertar? Faça uma pesquisa sobre a empresa e o departamento do seu interesse. Isso otimizará 70% do seu currículo.
  10. Comunicação escrita não é igual a falada. Lembre-se que se seu currículo for selecionado você participará de um entrevista, portanto seja claro para não confundir o entrevistador.
  11. Escolha vagas com o seu perfil. Se você é adestrador não faz sentido mandar um currículo para a vaga de carteiro.
  12. Não se deixe levar pelo desespero. As emoções sempre tomam conta de nossos dias, portanto, tenha paciência faça as coisas com calma, planejamento e sabedoria.
  13. Faça uma apresentação breve de si. No ato de entrega, seja por e-mail ou pessoalmente, se apresente, com carisma e de maneira natural. Deste modo você cria uma atmosfera favorável no seu possível futuro ambiente de trabalho.
  14. Não seja engraçadinho. Lembre-se que tudo tem hora e momento adequado.
  15. Seja objetivo. Quanto maior objetividade maior será a avaliação a seu respeito.
  16. O currículo é um resumo de sua carreira. Não confunda com biografia pessoal. Adjetivos enfatizantes e excessos de auto elogios vão te fazer parecer narcisista. Não se coloque como vítima, as empresas estão interessadas em seus talentos e não em seus problemas, seja profissional.
  17. Foque no seu talento e não em seu ego.
  18. Nada de assinaturas. Não se trata de um contrato.
  19. Foto pode? Depende, lembre-se sempre de usar fotos profissionais, nada de selfies na balada.
  20. Cor pode? Depende, se você está se candidatando para uma vaga de design é interessante um currículo criativo, mas tenha bom senso. Lembre-se, menos é mais!
  21. Valorize-se. Ninguém sabe melhor dos seus talentos do que você mesmo. Pontue suas capacidades pessoais, relembrando seus destaques em antigos empregos ou serviços prestados.
  22. Enfatize aquilo que você sabe fazer com muita facilidade. Você não ficará nervoso em falar daquilo que entende como ninguém.
  23. Nunca esqueça de revisar. Faça isso no mínimo 2 vezes.
  24. Clareza e objetivada são a chave! 
  25. Pense positivo. Parece clichê mas, o pensamento positivo atrai caminhos positivos.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo