Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Administração e Negócios » 23 melhores cursos on-line gratuitos de recursos humanos

23 melhores cursos on-line gratuitos de recursos humanos

Olá, leitor(a)! 

Hoje, separamos para você os 23 melhores cursos on-line gratuitos de recursos humanos com certificado. Ao longo do artigo, vamos falar também sobre a função desse profissional dentro de uma empresa e listar 3 filmes sobre o tema que podem inspirá-lo(a). Acompanhe! 

A importância da área de recursos humanos 

Em um ambiente bastante competitivo e dotado de uma legislação trabalhista complexa, o profissional de RH é cada vez mais procurado para contratar, com todas as exigências legais, os colaboradores mais capacitados. Contudo, seu trabalho vai além de recrutar novos funcionários e elaborar planos de carreira. Esse profissional também é responsável por gerar melhorias e resultados, já que cuida do desenvolvimento e da qualidade de vida dos colaboradores. 

O departamento de recursos humanos é encarregado de gerenciar e acompanhar a trajetória dos funcionários, desde o processo seletivo até os treinamentos internos. A área também tem uma função central na adaptação da equipe para o trabalho remoto, conhecido como home office, e em alta por conta da pandemia de Covid-19, uma vez que deve estar sempre pronta para solucionar as dificuldades que possam aparecer nesse formato. 

Os 23 melhores cursos on-line gratuitos de recursos humanos

23 melhores cursos on-line gratuitos de recursos humanos

Fonte: Reprodução

Confira agora a lista que montamos com 23 cursos on-line gratuitos com certificado disponíveis em diversas instituições: 

Centro Paula Souza 

O Centro Paula Souza (CPS) oferece 14 cursos sobre diversas áreas. Entre eles, há 2 ótimas opções para profissionais de RH: 

1. Gestão de Pessoas 

O curso aborda a gestão de pessoas do recrutamento até os cuidados a serem tomados com o colaborador. Possui certificado com carga horária de 30 horas. 

2. Gestão de Conflitos 

A formação apresenta tópicos que envolvem origem, percepção, administração e resolução de conflitos, incluindo conteúdo sobre técnicas de negociação e clima organizacional. Possui certificado com carga horária de 30 horas. 

FGV 

Fundação Getúlio Vargas oferece 4 cursos on-line gratuitos sobre recursos humanos. Os alunos que obtiverem o desempenho exigido poderão emitir uma declaração para comprovar a participação no curso. 

1. Introdução à Gestão de Recursos Humanos 

O curso Introdução à Gestão de Recursos Humanos reflete sobre a gestão de recursos humanos na organização, abordando como as crenças e os pressupostos de uma empresa afetam escolhas e mudanças. Possui carga horária de 5 horas. 

2. Bases Conceituais dos Modelos de Gestão 

A formação Bases Conceituais dos Modelos de Gestão discute os modos de criar uma empresa em diferentes cenários, destacando a evolução dos modelos de gestão ao longo do tempo. A carga horária é de 5 horas. 

3. Motivação nas Organizações 

O curso Motivação nas Organizações analisa os desafios do ambiente corporativo e as ideias de motivação, frustração e defesa. Conta com carga horária de 5 horas. 

4. Introdução ao Tema da Liderança 

A formação Introdução ao Tema da Liderança analisa o trabalho em equipe e o desenvolvimento emocional e profissional. Também aborda autoconhecimento e autoliderança. A carga horária é de 5 horas 

Prime Cursos 

O site Prime Cursos disponibiliza mais de 15 cursos on-line gratuitos sobre recursos humanos. O certificado pode ser solicitado por quem alcançar 50% de aproveitamento na avaliação e efetuar o pagamento da taxa de R$ 54,90 (mais o valor do frete). Separamos as 6 melhores opções: 

1. Gestão de Pessoas 

Este curso é focado nos processos básicos da gestão de pessoas, trazendo técnicas para atingir o equilíbrio e o bom desempenho dos colaboradores. A carga horária é de 25 horas. 

2. Gestão de Cargos e Salários 

A formação sobre gestão de cargos e salários aborda as bases para um profissional de RH estabelecer uma estrutura salarial adequada aos propósitos da empresa, definindo as funções e responsabilidades de cada função. Possui carga horária de 40 horas. 

3. Etiqueta Empresarial 

A etiqueta empresarial é uma ferramenta de trabalho muito importante e deve ser utilizada desde o processo seletivo. É composta por um conjunto de regras que norteiam a relação entre pessoas e empresas. O curso conta com carga horária de 25 horas. 

4. Noções de Gestão Pública 

Na formação sobre administração pública, o aluno aprenderá os conceitos básicos sobre gestão pública e sua aplicação no Brasil. Saberá também como funciona área de recursos humanos no setor público. Conta com carga horária de 15 horas. 

5. Recrutamento e Seleção 

Com o curso de Recrutamento e Seleção, você aprenderá técnicas e procedimentos para selecionar candidatos aptos para exercerem funções dentro de uma empresa. Possui carga horária de 35 horas. 

6. Introdução a Dinâmicas de Grupo 

Com o curso de Introdução a Dinâmicas de Grupo, você vai aprender técnicas de aplicação e facilitação de dinâmicas de grupo, entendendo como promover a aprendizagem e a criatividade em eventos desse tipo. A carga horária é de 35 horas. 

GINEAD 

Também separamos para você 6 cursos on-line gratuitos do GINEAD (Instituto Nacional de Ensino a Distância). Há a possibilidade de emitir o certificado com o pagamento da taxa de R$ 39,70. 

1. Avaliação de Desempenho por Competências 

curso aborda as técnicas utilizadas para efetuar a avaliação do desempenho dos colaboradores. A carga horária é de 100 horas. 

2. Gestão de Recursos Humanos 

formação aborda as principais funções do profissional de RH desde o recrutamento até a sua relação com os funcionários. Também discute como trabalhar as faixas de salário de acordo com os objetivos da empresa. Possui carga horária de 40 horas. 

3. Departamento Pessoal 

curso qualifica o aluno para atuar na área trabalhista, envolvendo temas como preparação de folha de pagamentos, processos seletivos, treinamento e gestão de pessoas. Conta com carga horária de 60 horas. 

4. Avaliação de Desempenho 

Neste curso, serão adorados itens como: aumento da produtividade, motivação e desenvolvimento das capacidades pessoais; gestão pessoal e de salários, promoções, transferências, seleção e treinamentos. A carga horária é de 60 horas. 

5. Gestão de Equipes de Trabalho 

O curso capacita profissionais que desejam se atualizar sobre formação de equipes, trabalho em grupo, motivação, liderança e comunicação. Possui carga horária de 60 horas. 

6. Assédio Moral no Trabalho 

Ao final desta formação, o aluno deve ser capaz de entender o que é o assédio moral no trabalho e prevenir, divulgar e combater esse tipo de violência. A carga horária é de 20 horas. 

SEBRAE 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece diversos cursos on-line gratuitos sobre gestão e empreendedorismo com certificado. Confira 4 alternativas para o profissional de recursos humanos: 

1. Gestão de Equipes Como Diferencial Competitivo 

Ao concluir o curso, você conhecerá ferramentas de estruturação organizacional, recrutamento e seleção, além de entender a importância do gestor para o desenvolvimento de um time. Conta com carga horária de 3 horas. 

2. Recrutamento e Seleção: Como Formar um Time Vencedor 

Entenda, com esta formaçãoa importância das pessoas na sua empresa e aprenda as melhores ferramentas de gestão e recrutamento. Possui carga horária de 3 horas. 

3. A Liderança na Gestão de Equipes 

Aprenda, neste curso, como se organizar, ter disciplina, resolver conflitos e se comunicar para aumentar os resultados da sua equipe. A carga horária também é de 3 horas. 

4. Liderança: Como Desenvolver Times de Alta Performance 

Esta formação irá ajudá-lo(a) a lidar bem com as pessoas, levando em conta suas emoções e singularidades. Conta com carga horária de 2 horas. 

Kenoby 

Kenoby é uma plataforma especializada em recrutamento e seleção que oferece uma certificação gratuita. 

1. Recrutamento e Seleção 

Neste cursovocê irá aprimorar suas técnicas de recrutamento e se destacará ainda mais no mercado. Ao todo, são 13 videoaulas e o certificado pode ser emitido por aqueles que conseguirem aproveitamento mínimo de 75% na prova final. 

3 filmes para inspirar sua carreira em recursos humanos 

Para você que nos acompanhou até aqui, listamos 3 filmes que irão inspirá-lo(a) na trajetória como profissional de RH: 

1. Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo | 2011 

Baseado na vida de Billy Beane (Brad Pitt), diretor do time de baseball Oakland Athletics, o filme conta como o clube conseguiu ganhar o campeonato nacional e superar os times mais ricos dos Estados Unidos adotando um jeito diferente de enxergar as situações. Disponível na Netflix. 

O Homem que Mudou o Jogo – 2011 – Trailer legendado 

2. Sociedade dos Poetas Mortos | 1989 

Você consegue ver as coisas por outros ângulos?  Em 1959, em uma tradicional escola preparatória, o novo professor de literatura, com seu método de incentivar os alunos a desenvolverem o senso crítico, entra em atrito com a conservadora direção do colégio, principalmente quando ele aborda a Sociedade dos Poetas Mortos. 

Sociedade dos Poetas Mortos – Dead Poets Society 1989 – Trailer Legendado HD


3. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento | 2000 

Inspirado em uma história real, o filme conta a história de Erin Brockovich (Julia Roberts), uma mulher divorciada e mãe de três filhos que começa a trabalhar em um escritório de advocacia. Lá, ela se envolve em um caso sobre contaminação de água contra uma grande empresa químicaDisponível na Netflix 

Erin Brockovich – 2000 – Trailer Legendado 

Gostou desse artigo com os 23 melhores cursos on-line gratuitos de recursos humanos? Então compartilhe e faça o conhecimento chegar a mais pessoas. 

No Canal do Ensinovocê também encontra: 

Bons estudos e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo