Você está aqui:Home » Livros Grátis » Administração e Negócios » 22 livros que todo administrador deveria ler

22 livros que todo administrador deveria ler

Olá leitores!

A gente sempre fala aqui no Canal do Ensino da importância da leitura na vida das pessoas.

Ler é uma atividade importante não só nos estudos, como também no dia-a-dia já que amplia o conhecimento sobre todo e qualquer assunto, expande a mente, ajuda a pensar diferente, enriquece o vocabulário e o raciocínio, nos faz argumentar melhor e escrever bem.

Desta vez, as dicas de livros são para os que possuem interesse em administração, negócios, empreendedorismo, estratégia e liderança ou para quem quer se aperfeiçoar melhor nesses aspectos.

Como o livro sempre foi e ainda é um dos principais instrumentos do conhecimento e o hábito de ler é tão importante quanto qualquer outro em nossas vidas, separamos algumas sugestões do Portal Administração com 12 dos principais livros para administradores. Confira a lista:

1 – O Monge e o Executivo

Começando por clássico, uma história sobre a essência da liderança. Neste livro, James C. Hunter, conta a história de Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandona sua brilhante carreira e passa a viver em um mosteiro beneditino, onde ensina o real significado do que é ser um líder.

2 – Quem Pensa Enriquece

Todos querem ficar ricos, poucos conseguem. Qual o segredo? Escrito por Napoleon Hill, este livro é um dos maiores best-sellers do mercado editorial, uma obra atemporal que de forma simples ajuda pessoas comuns a se tornarem bem sucedidas.

3 – Vantagem Competitiva

O livro ensina como avaliar a posição competitiva de uma empresa e como implementar as etapas de ação específicas para aprimorá-la. Analisando diversos fatores em conjunto, o autor Michael Porter fornece uma prática perspectiva para o meio empresarial cada vez mais competitivo.

4 – A Arte da Guerra

Outro clássico. Um dos livros de estratégias mais importantes e influentes, lido e estudado por diversas pessoas no mundo. Escrito por Sun Tzu, A Arte da Guerra é tido como um dos clássicos mais importantes do humanismo chinês, simplesmente um livro que dispensa comentários. Fala de estratégias, competitividade e desafios que temos que enfrentar tanto na vida pessoal quanto na corporativa. Leitura obrigatória para todos os interessados em Administração e Gestão.

5 – O Príncipe

Um livro escrito por Nicolau Maquiavel, cuja primeira edição foi publicada postumamente, trata-se de um dos tratados políticos fundamentais, elaborado pelo pensamento humano, e que tem papel crucial na construção do conceito de estado moderno que conhecemos. Descreve a maneira de conduzir os negócios públicos internos e externos e de como conquistar e manter um principado.

6 – GTD (Getting Things Done)

Método de gerenciamento de ações que dá nome ao livro de David Allen. “A arte de fazer acontecer” é uma fórmula anti-stress para estabelecer prioridades e entregar soluções no prazo. Trata-se de um livro sobre produtividade pessoal, organização e gerenciamento do tempo, que pode melhorar sua motivação e seus resultados.

7 РO Homem mais Rico da Babil̫nia

Trata-se de uma coletânea de parábolas escritas por George S. Clason a partir de 1926 e distribuídas, sob a forma de panfletos, em bancos e companhias de seguro norte-americanas. As parábolas no livro são ambientadas na Antiga Babilônia e trazem ensinamentos sobre planejamento financeiro, métodos de economia, entre outros.

8 – A Quinta Disciplina

Livro escrito por Peter Senge, sugere uma visão sistêmica da vida, do mundo e de todos os aspectos da vivência humana. Leitura obrigatória para os que vivem nos meios organizacionais e administrativos, sugerindo uma visão mais ampla da administração.

9 – O Ponto de Virada

Malcolm Gladwell apresenta uma maneira instigante e original de entender certos fenômenos sociais, influenciados por um produto, serviço, ou mesmo atitudes capazes de virarem moda da noite para o dia. O autor apresenta no livro como identificar e até construir estímulos capazes de se tornar fenômenos sociais.

10 РA Estrat̩gia do Oceano Azul

É um livro que ensina como investir em mercados inexplorados. Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, a obra sugere matrizes que podem ser aplicadas em modelos de negócios e analisa cases de grande sucesso em todo o mundo, como o Cirque Du Soleil e a Starbucks, entre outros.

11 – Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Voltado para a arte de se relacionar com as pessoas, apresentando técnicas simples, porém de extrema eficácia nos relacionamentos interpessoais. O livro de Dale Carnegie conquistou seu lugar na história da editoração como um dos maiores best-sellers internacionais de todos os tempos. Dispensa comentários.

12 – O Líder do Futuro

O livro discute o futuro papel do líder, num tempo marcado por organizações mais enxutas, mais ágeis e mais democráticas. Organizado pela Fundação Peter Drucker, a obra questiona algumas verdades absolutas sobre liderança, apontando para a necessidade de líderes mais participativos e menos questionadores.

Outros livros para administradores que merecem ser citados:

  • Estratégia Competitiva
  • O Verdadeiro Poder;
  • Quem Mexeu no meu Queijo;
  • As Cartas de Tsuji;
  • A Hora da Verdade;
  • A Meta;
  • Consiga o que você quer;
  • Pai Rico, Pai Pobre;
  • Empreendedorismo Inovador;
  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, por isso, o hábito de ler deve ser estimulado, cultivado e preservado. Não importa o tema, a editora, a motivação, ou se o livro é em forma de papel ou de ebook, o importante mesmo é ler. Sempre!

Boa leitura!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo