Você está aqui:Home » + Popular » 22 livros grátis de literatura infantil

22 livros grátis de literatura infantil

Oi leitores!

Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio ou não de mistérios e surpresas, mas sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instiga-se a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor.

Quem de nós não lembra com saudades das histórias lidas e ouvidas quando crianças? Daquela historinha contada por nossos pais ao pé da cama antes de dormir? Ou daquela contada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental?

Na interação da criança com a obra literária está a riqueza dos aspectos formativos nela apresentados de maneira fantástica, lúdica e simbólica. A intensificação dessa interação, através de procedimentos pedagógicos adequados, leva a criança a uma maior compreensão do texto e a uma compreensão mais abrangente do contexto. Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto.

A literatura infantil, portanto, não pode ser utilizada apenas como um “pretexto” para o ensino da leitura e para o incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas. Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino por projetos é uma das possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino de língua materna.

Veja 22 opção de livros grátis de literatura infantil

Boa leitura!

comentários (28)

  • Escola.Municipal "Major Salvo"

    Bom dia!

    Gostaria, por gentileza de saber qual o procedimento pra receber livros infantis gratuitamente. Sou a vice- diretora da Escola Municipal “Major Salvo” da cidade de Felixlândia – MG e temos poucos exemplares infantis, exemplares estes que já estão em péssimas condições de uso.
    Atenciosamente,
    Naiara

    Responder
  • fernanda barbosa

    trabalho em uma escola municipal do maranhão e a biblioteca esta sem livros para a crianças. precisamos de doações.

    Responder
  • Pollyana

    Gostaria de receber esses livros trabalho na biblioteca Santa Terezinha, escola estatual e os alunos aqui gostam muito de ler como faço para receber esses livro obrigado.

    Responder
  • Alexandra Maria Alves Dias

    PARA NOSSA CRECHE FONSECA-ALVINÓPLIS MG, PRAÇA JOÃO CARLOS JUNIOR 36

    Responder
  • BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE OPOJUCA

    BOA TARDE!

    SOMOS UMA BIBLIOTECA PÚBLICA DE PEQUENO PORTE,
    MAS COM UMA VONTADE ENORME DE MUDAR ESTA REALIDADE.

    ATUALMENTE ESTAMOS PARTICIPANDO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO,
    CONFERÊNCIAS, POR ENTENDER QUÃO IMPORTANTE É EVOLUIR.

    POSSUÍMOS UM PEQUENO ACERVO, MODESTO E DESATUALIZADO QUE FUNCIONA PARA PESQUISA E EMPRÉSTIMO.

    DIANTE DO TRABALHO QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO,
    NOSSO PÚBLICO CRESCEU CONSIDERAVELMENTE.

    ESTAMOS RECEBENDO VISITAS DE ESCOLAS, CRECHES, PROFESSORES, UNIVERSITÁRIOS E INCLUSIVE LEITORES IDOSOS.

    MAS DIANTE DO ACERVO QUE TEMOS, NÃO OFERECEMOS MUITA OPÇÃO DE ESCOLHA. COM O INTUITO DE AMPLIARMOS NOSSO ACERVO, ESTIMULAR E QUALIFICAR A LEITURA E PRINCIPALMENTE, DE PODER REALIZAR UMA SÉRIE DE ATIVIDADES DENTRO E FORA DA BIBLIOTECA, COMO: CAFÉ COM LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, LEITURA NA PRAÇA, LEITURA ITINERANTE, ETC.

    SOLICITAMOS VOSSA COLABORAÇÃO DOANDO A NOSSA BIBLIOTECA, SE POSSÍVEL, ALGUM MATERIAL PARA AUMENTAR NOSSO ACERVO ( livros de literatura)

    DESDE JÁ, AGRADECEMOS O APOIO A ESTA NOBRE CAUSA.

    AGUARDAMOS RESPOSTA.

    ATENCIOSAMENTE,

    ISABELLA BASTOS
    Diretora

    Responder
  • Fabiana Feijó

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber qual procedimento necessário para receber livros gratuitamente? Trabalho em uma Biblioteca Publica e anseio melhor o acervo bibliográfico da mesma.

    Atenciosamente,
    Fabiana

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo