Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 20 videoaulas de português para usar na escola

20 videoaulas de português para usar na escola

Uma seleção de vídeos sobre a língua portuguesa para se utilizar nas salas de aula

Olá, leitores!

O estudo da língua portuguesa pode ser apresentado de diversas formas em sala de aula. Na verdade, não só o português, mas quaisquer outras matérias ensinadas nas escolas podem se utilizar de ferramentas para complementar o ensino.

A utilização de mídias em sala de aula como uma ferramenta de auxílio de ensino-aprendizagem é comum nos dias de hoje, a internet pode se tornar uma excelente ajuda caso os professores saibam utilizá-la.

Os vídeos são uma dessas ferramentas que podem ser incorporadas pelas aulas e podem ser meios interessantes e válidos para se chamar à atenção dos alunos para determinados assuntos.

Portanto, separamos essa lista de 20 vídeos sobre o português para os professores interessados em levar aos seus alunos uma proposta diferente de trabalho em sala de aula.

Os vídeos abordam diversos assuntos do português, aulas para reforçar o ensino de erros mais comuns das pessoas, como: crase, acentuação, conjugação de verbos etc.

Outros são meramente interativos e divertidos, vídeos educativos, para serem apresentados para as turmas, vídeos que passam mensagens importante, e até mesmo alguns com tópicos sobre a origem do português e sobre o acordo ortográfico.

Esperamos que gostem, aproveitem:

1 – A origem da língua portuguesa

O vídeo tem uma duração de doze minutos, contudo, explica muito bem as origens e fatores etimológicos do surgimento da língua falada em nosso país de uma forma resumida.

2 – História da língua portuguesa: do Latim ao Português

Já neste vídeo, temos a abordagem do mesmo tema do anterior:a origem da língua portuguesa, porém, de uma forma bem mais ampla e completa.

Nele são passados todos os aspectos que influenciaram o nosso idioma, mas mesmo que o primeiro dê o recado e explique a etimologia do português, este segundo vídeo toca em todos os pontos que envolvem a nossa língua.

3 – De Tudo Um Pouco: evolução da língua portuguesa 1/2

O vídeo é uma reportagem com de um programa com uma professora de língua portuguesa onde se discutem as evoluções sofridas pelo português através do tempo.

Inclusive alguns aspectos sobre as reformas ortográficas são abordados durante o vídeo, vale muito a pena conferir.

4 – De Tudo Um Pouco: evolução da língua portuguesa 2/2

Este vídeo é a continuação do anterior, ressaltamos que as discussões iniciadas sobre a evolução do português na primeira parte são interessantes para os alunos terem uma ideia de que a língua falada nos tempos de hoje está em constante evolução, por isso, recomendamos que, se assistiu ao primeiro, termine a segunda parte.

5 – Nova ortografia

Neste vídeo temos uma aula de fácil memorização e aprendizado das novas regras do novo acordo ortográfico.

6 – Curiosidades sobre a língua portuguesa

O vídeo aborda alguns aspectos curiosos da língua portuguesa de uma forma descontraída e divertida.

Vale a pena conferir!

7 – Mar de Palavras: regionalismo

O vídeo retrata de uma forma bem divertida e simples as questões de variações da língua portuguesa em diferentes regiões do nosso país.

8 – O gesto, a voz e a palavra escrita

O vídeo é bem interessante para ser utilizado em sala de aula, porque traz uma abordagem de todos os aspectos da utilização da língua portuguesa.

9 – O som das palavras

O vídeo é uma espécie de documentário que apresenta a visão de crianças sobre o uso da língua portuguesa e a dificuldade de aprendizado de algumas palavras.

10 – Como trabalhar a língua portuguesa através de histórias em quadrinhos

Como o vídeo anterior, este também é voltado para as primeiras séries do ensino fundamental, pois aborda o assunto de uma forma lúdica e simples.

11 – Classes gramaticais

Vídeo para complementar as aulas de gramática. Às vezes uma abordagem feita de uma forma diferente sobre aquilo o que se está estudando pode auxiliar no aprendizado dos alunos.

12 – Verbos

Vídeo para complementar as aulas de gramática.

13 – Pontuação

Vídeo para complementar as aulas de gramática.

14 – Crase

Vídeo para complementar as aulas de gramática.

15 – Conjugação verbal

Vídeo para complementar as aulas de gramática.

16 – Acentuação

Vídeo para complementar as aulas de gramática.

17 – IDIOMATERNO: Museu da Língua Portuguesa

Um dos vídeos feitos para o Museu de Língua Portuguesa, com narração de Fernanda Montenegro, ele narra as influências de outras línguas (indígenas e africanas) no português brasileiro.

18 – Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore

Neste vídeo lúdico e tocante, temos uma mensagem importante sobre os livros e o incentivo à leitura. Ideal para levar à sala de aula com a intenção de fazer os estudantes refletirem sobre a importância da leitura e o seu poder de transformação.

19 – O texto narrativo

Um vídeo que fala sobre os tipos de textos, a focar especialmente no texto literário e nos processos de criação de uma narrativa.

O vídeo é ideal para aulas de produção de textos e até mesmo para aulas de literatura.

20 – Tudo o que é sólido pode derreter

Uma série adolescente produzida e televisionada pela TV Cultura. Cada episódio refere-se a um livro de grande importância da literatura brasileira e portuguesa.

Cada episódio dura cerca de 20 minutos e é altamente recomendado para auxiliar aos alunos a gostarem mais de literatura e também de ler. Vale a pena passá-los em turmas do ensino médio, é sucesso garantido.

Existem diversos episódios e cada um aborda um livro diferente, é só escolher qual trabalhar e pronto. Confira:

Aproveitem, até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo