Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 20 TED Talks sobre educação, arte e cultura que você deveria ver

20 TED Talks sobre educação, arte e cultura que você deveria ver

Olá, leitor(a)! 

Você já se deparou, enquanto navegava pela internet ou redes sociais, com vídeos de uma pessoa explicando algum aspecto do mundo, da vida em sociedade, da ciência ou da cultura para uma plateia? Essas palestras recebem o nome de TED Talks e podem ser encontradas gratuitamente na internet.

As TED Talks são o principal atrativo da organização sem fins lucrativos TED, que, desde 1990, organiza anualmente conferências para apresentar e debater vários assuntos ao redor do mundo. As palestras, com um conteúdo muito interessante e enriquecedor, se popularizaram devido à internetjá que antes só podiam ser assistidas presencialmente durante as conferências.

20 TED Talks sobre educação, arte e cultura

Como dito anteriormente, as TED Talks abordam os mais variados assuntos, desde arte até questões globais, com o intuito de compartilhar conhecimento e inspirar pessoas. Pensando nisso, nós reunimos 20 TED Talks sobre cultura, arte e educação que você deve assistir para ampliar seu repertório e despertar inspiração.

O formato de palestras curtas, com duração máxima de 18 minutos, conta com um(a) palestrante convidado(a) da área tratada e uma plateia. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, a TED teve que adaptar seu formato original e desenvolveu animações para explicar os assuntos.

Também vale ressaltar que os vídeos possuem tradução para vários idiomas, incluindo o português, realizadas por voluntários(as).

20 ted talks sobre arte, educação e cultura

Fonte: Reprodução

15 TED Talks no formato original

1. Por que o teatro é essencial para a democracia

A palestra mostra como o teatro tem um papel importante para mostrar a verdade, que por sua vez é originada da colisão de ideias diferentes. Fazendo, assim, referência a um dos pilares da democracia, o diálogo.

É utilizando essa comparação que o palestrante Oskar Eustis, diretor artístico do Teatro Público de Nova York, vai explicar a relação do teatro com a democracia. Clique aqui para ver a palestra completa.

2. Como a arte dá forma à mudança cultural

Os debates envolvendo novas formas de arte sempre estiveram presentes na sociedade. Nesta TED, é discutido como artistas pós-negros usam suas artes para provocar um novo debate sobre raça e cultura.

A palestrante é Thelma Golden, que trabalhou com os artistas citados no vídeo e é curadora do Studio Museum in Harlem. Clique aqui para ver a palestra completa.

3. Quando o mundo está queimando, a arte é uma perda de tempo?

A arte, historicamente, sempre foi um grande ator social no que diz respeito a despertar emoções e inspirar multidões.

Apoiado na reflexão sobre a sua trajetória artística, o escritor gráfico R. Alan Brooks vai explicar como a arte pode impactar positivamente a vida de uma pessoa. Clique aqui para ver a palestra completa. 

4. Como o filme transforma a maneira como vemos o mundo

O cinema, assim como a arte, tem a capacidade de modificar o modo como pensamos sobre nós e nossa cultura. A partir disso, a documentarista Sharmeen Obaid-Chinoy vai mostrar como o cinema pode ser usado para combater a violência contra mulher no Paquistão.

Este foi o tema do filme produzido por ela, que ganhou um Oscar e mudou as dinâmicas sociais do território paquistanês. Clique aqui para ver a palestra completa (e emocionante).

5. A maravilha compartilhada do filme

Além de modificar as visões de mundo que as pessoas têm, o cinema também é capaz de oferecer uma experiência narrativa compartilhada, que gera diferentes emoções.

diretora de cinema Baronesa Beeban Kidron vai utilizar cenas marcantes de filmes para mostrar o poder de, por meio deles, contar histórias,para crianças. Clique aqui para ver a palestra completa.

6. Antes do Avatar… um menino curioso

Como a ficção e o fantástico se uniram para criar filmes que bateram recordes de bilheteria e estão vivos na memória coletiva? A resposta está em uma grande característica que aflora na maioria das crianças: a criatividade.

James Cameron, diretor de Avatar, Titanic e Exterminador do Futuro James Cameron vai explicar melhor como a criatividade é uma ferramenta poderosa. Clique aqui para ver a palestra completa.

7. Como despertar sua curiosidade, cientificamente

Por que o céu é azul? Como os vulcões entram em erupção? Em alguma fase da vida você já fez esses questionamentos. Saiba que é possível explicar esses e outros fenômenos por meio de experimentos científicos.

professora de física Nadya Mason vai demonstrar que é possível entender os fenômenos do mundo fazendo experimentos práticos em casa. Clique aqui para ver a palestra completa.

8. 3 regras para estimular o aprendizado

Fazer um(a) aluno(a) se engajar nos estudos pode ser uma tarefa difícil, especialmente durante o período EaD em decorrência da pandemia de Covid-19. Contudo, você pode utilizar a curiosidade a seu favor.

É partir disso que o professor de química Ramsey Musallam vai mostrar 3 regras para manter os(as) alunos(as) motivados(as) a aprender. Clique aqui para ver a palestra completa.

9. A ciência é para todos, incluindo crianças

A ideia de que descobertas científicas e artigos só podem ser realizados na fase adulta é muito comum em algumas instituiçõesO neurocientista Beau Lotto pensa diferente e vai mostrar o contrário nesta palestra.

Ele conta com a participação da estudante Amy O’Toole, uma das pessoas mais jovens do mundo a publicar um artigo científico. Clique aqui para ver a palestra completa.

10. Como ideias simples levam a descobertas científicas

Ainda sobre a área científica, temos a percepção de que estudos e artigos científicos são extremamente complexos, densos e exigem um grande trabalho por trás. Entretanto, saiba que isso não é inteiramente verdade.

O produtor, apresentador e orador de televisão Adam Savage vai provar como métodos simples desencadearam descobertas incríveis. Clique aqui para ver a palestra completa.

11. Por que um bom livro é uma porta secreta

As pessoas, especialmente crianças e jovens, retiram as palavras presentes em obras da literatura e as transportam para outra dimensão, por meio de um mecanismo poderoso: a imaginação.

Com a ajuda de uma escrita que não se restringe às folhas de um livro, o escritor Mac Barnett vai falar sobre como isso é maravilhoso para os(as) pequenos(as). Clique aqui para ver a palestra completa.

12. Como os livros podem abrir sua mente

Um livro é capaz de mudar um pensamento? Uma decisão? Uma vida? Depende da situação, mas, segundo a leitora assídua Lisa Bu, os livros são plenamente capazes de abrir a mente das pessoas.

Esta é uma palestra pessoal sobre a magia dos livros e o seu poder de transformação. Clique aqui para ver a palestra completa.

13. Por que a linguagem é maior invenção da humanidade

Qualquer forma de interação social necessita de uma linguagem, seja ela escrita, oral ou de sinais. A base para a comunicação é a existência de uma linguagem.

Baseado nisso, o criador de linguagens televisivas David Peterson vai expor como a linguagem é um legado da humanidade. Clique aqui para ver a palestra completa.

14. Como transformar um grupo de estranhos em uma equipe

trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Todavia, há muitas variantes que influenciam no desempenho, como tempo, entrosamento e rapidez.

A partir de relatos de grandes trabalhos em equipe, em tempo real, a especialista em liderança Amy Edmondson vai explicar como formar, de modo eficiente, uma equipe de sucesso. Clique aqui para ver a palestra completa.

15. O que os adultos podem aprender com as crianças

Se engana quem pensa que apenas os adultos ensinam as crianças. Pelo contrário, os adultos podem aprender muita coisa com os(as) pequenos(as), como criatividade e otimismo frente às situações do mundo.

Para explicar melhor essa dinâmica, a criança prodígio Adora Svitak vai ilustrar porque o mundo precisa do “pensamento infantil”. Clique aqui para ver a palestra completa.

5 TED Talks animadas

1. O que torna uma linguagem… uma linguagem?

É comum associarmos a língua de alguns países do norte europeu com a linguagem nórdica, apesar de existir diferença entre as línguas sueca, suíça e eslovaca, por exemplo. Contudo, pessoas desses 3 países conseguem se comunicar por meio de uma língua nativa.

Nesta animação, o educador Martin Hilpert vai investigar mais a fundo essa questão. Clique aqui para ver a animação completa.

2. O método que pode provar quase tudo

Constantemente, cientistas estão buscando métodos para entender os fenômenos do mundo e comprovar, ou não, os resultados de suas pesquisas. Será que existe algum método que pode ser aplicado em todas as situações?

Segundo o educador James A. Smith esse método existe e recebe o nome de p-hack. Clique aqui para ver a animação completa.

3. Como você sabe o que é verdade? 

Na atual era da pós-verdade, em que o conceito está distorcido, como definir o que é verdade, sendo que cada um pode ter um ponto de vista e assumi-lo como verdade?

Nesta animação, a educadora Sheila Marie Orfano vai buscar entender a dinâmica dessas diferentes perspectivas, conhecidas como efeito Rashomon. Clique aqui para ver a animação completa.

4. O que todos os idiomas têm em comum?

Cada idioma possui características, organização, sentidos e significados próprios, apesar de ser infinitamente variável. Como explicar isso? Em 1950, Noam Chomsky lançou a teoria de que essa versatilidade só é possível graças à gramática.

educador Cameron Morin vai detalhar melhor essa teoria de Chomsky. Clique aqui para ver a animação completa.

5. Por que nós, tipo, hesitamos quando, hum, falamos?

Você já percebeu quantas vezes você fala as expressões “hum”, “ers” ou “tipo” durante uma conversa? Isso é muito comum e é classificado como um vício de linguagem, que tentamos constantemente controlar.

Entretanto, o educador Lorenzo García-Amaya tem outro ponto de vista sobre o assunto e vai apresentá-lo neste vídeo. Clique aqui para ver a animação completa.

Organização e história dos TED Talks

O formato TED Talks, graças à internet, expandiu o reconhecimento da organização TED, que está na ativa muito antes dessa expansão. Em 1984, Richard Saul Wurman e Harry Marks organizaram a primeira conferência TED, que abordou exclusivamente assuntos ligados à tecnologia, entretenimento e design (por isso se chamou TED) em Monterrey, Califórnia.

Contudo, o evento inaugural deu prejuízo financeiro para os fundadores, que só em 1990 retomaram às atividades com mais estrutura e organização. O resultado foi um aumento de popularidade e de público, apesar de apenas personalidades influentes serem convidadas naquela época (atualmente, qualquer pessoa pode se inscrever para participar).

Desde então, a conferência tornou-se anual e fez tanto sucesso que despertou o interesse do empresário Chris Andersen, que comprou a TED em 2001, por meio da Sapling Foundation (sua organização sem fins lucrativos), tornando-se curador da conferência. Mesmo com o aporte financeiro, o comprometimento em inspirar os indivíduos permaneceu intacto.

A compra possibilitou saúde financeira para expandir os objetivos da TED e seus formatos para o mundo, atingindo e impactando cada vez mais pessoas. Atualmente, além de cumprir seu objetivo de espalhar ideias, inspirando e motivando as pessoas do mundo para compreenderem a realidade, a TED conta com 4 conferências na sua agenda:

  • TED: principal conferência que reúne a maioria do público. É nela que são apresentadas as principais e mais atrativas TED Talks, além de workshops e exposições; 
  • TEDWomen: realizada pela primeira vez em 2010, na cidade de Washington DC, Estados Unidos, a conferência de 3 dias aborda assuntos ligados ao poder criativo e transformador das mulheres; 
  • TEDGlobal: a conferência já viajou para vários locais do mundo, abordando, durante uma semana, assuntos específicos de cada um dos países-sede; 
  • TEDSummito evento reúne os(as) participantes mais engajados(as) da organização para 5 dias de palestras, workshops aprofundados e debates focados no futuro e na diversidade de TED Talks; 

Para saber mais sobre as ações da organização e suas próximas conferências, clique neste link e navegue pelo site oficial.

É muito conteúdo de qualidade reunido em um só lugar e a qualquer momento, não é mesmo? Comente aqui qual TED Talk você mais gostou! 

No Canal do Ensino, leia também:

Espero que goste das palestras e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo