Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » 20 livros sobre educação para ler online grátis

20 livros sobre educação para ler online grátis

Olá,

A internet é uma ferramenta que pode proporcionar de tudo a seus usuários e, ao longo dos anos, vem facilitando a vida da sociedade em muitos aspectos. Ela serve para obter informações de maneira bastante rápida, tornar as relações entre pessoas e grupos mais horizontais, entre muitas outras funções do dia a dia.

Embora possua algumas desvantagens, como a grande exposição de momentos pessoais em redes sociais, por exemplo, a internet é bem mais vantajosa e apresenta grandes benefícios aos usuários, dentre os quais é possível obter conhecimento utilizando o meio online.

Está cada vez mais comum que empresas e editoras disponibilizam títulos para a leitura online, que estão ficando conhecidas como e-books. Ainda há aqueles que preferem os livros físicos, mas muitos estão migrando para os arquivos PDF de obras já conhecidas.

Estes títulos podem ser lidos em computadores, tablets e e-reader, um aparelho desenvolvido especialmente para leitura de e-books. O mundo digital abre portas para que as editoras consigam aperfeiçoar suas obras e disponibilizadas na internet, muitas são distribuídas gratuitamente, encontradas em arquivos digitais que podem ser abertos em qualquer dispositivo móvel, expandindo os avanços da internet também para atividades comuns do dia a dia.

Quem gosta de ler, pode considerar a leitura pelos aparelhos eletrônicos mais práticas. Em um único dispositivo você poderá carregar diversos livros, sem peso nenhum e que podem ser lidos a qualquer hora do seu dia, na condução, em uma folga no expediente, em seu horário de almoço ou em qualquer intervalo que lhe garanta um tempo livre em sua rotina.

Como são disponibilizados diversos títulos, os de educação também estão presentes no meio online e muitos arquivos podem ser encontrados facilmente na internet, muitos estão disponíveis gratuitamente e outros é possível baixar arquivos em PDF das obras.

Sabe aquele livro que você vai precisar ler porque é componente essencial para as aulas de literatura, com toda a certeza você encontrará a obra disponível na internet e poderá se deliciar com a história, aprender mais características da escola literária em questão e expandir seus conhecimentos para a matéria.

Separamos uma lista com 20 títulos sobre educação que você precisa ler e pode encontrar na internet de forma gratuita, sendo necessário apenas baixá-los e dedicar um tempo do seu dia para a leitura. Garanto que irá valer a pena buscar por essas obras e tê-las armazenada em um aparelho eletrônico.

Toda essa lista você consegue baixar na internet em diversos sites que disponibilizam os títulos de forma gratuita. Alguns são parte importante para o ensino de nível médio, principalmente aqueles que compõem diversas questões de exames e provas de vestibulares, onde a leitura é essencial para que o estudante consiga expandir seus conhecimentos, facilitado pelo auxílio trazido pela internet onde os livros estão disponíveis para a leitura, de forma fácil e gratuita

Veja 20 livros sobre educação para ler online grátis

Dom Casmurro

Esta obra de Machado de Assis circula em quase todas as provas de vestibular, sendo parte das leituras programadas para o ensino médio em diversas instituições do país. Ele faz parte da literatura brasileira e compõe uma história muito interessante, que prende o leito do começo ao fim, deixando um final em aberto que é discutido até hoje.

A leitura vale a pena e pode te ajudar com o vestibular, além disso, é muito fácil encontrar esse clássico disponíveis na internet sem nenhum custo.

Bem-te-vi

Este é um livro destinado a faixa etária de dois a quatro anos, ou seja, para o ensino infantil. A ideia da obra é brincar com as palavras como um jogo de rimas, que acaba envolvendo as crianças e ajuda na compreensão das coisas.

É outra obra que pode ser encontrada em arquivos de PDF na internet e que você, como educador, poderá utilizar em sala de aula junto a seus alunos.

A Arca de Noé

Vinicius de Moraes é conhecido principalmente pela música Garota de Ipanema e mais alguns feitos artísticos, inclusive como escritor. Mas ele colaborou para a literatura infantil com uma única obra intitulada A Arca de Noé.

Focado em crianças de sete a oito anos, o autor brinca com rimas e belas palavras, possibilitando uma leitura prazerosa. Nesta idade, a leitura está sendo desenvolvida e o incentivo pela prática é essencial, por isso é ideal trabalhar com diversos títulos em sala de aula.

Se você pensou nesse clássico criado por Vinicius de Moraes, encontrará a obra disponível para leitura online, podendo compartilhar com seus alunos e entregando a eles uma excelente história.

A Fantástica Fábrica de Chocolates

Normalmente todos conhecem essa história por conta dos filmes produzidos para o cinema, mas ela existe em livro também. Esta obra é destinada ao público infanto-juvenil, e como é uma história bastante conhecida, a leitura pode se tornar mais prazerosa unida a imaginação do leito com o que conhece dos filmes.

A Invenção de Hugo Cabret

Outro livro que é conhecido pela adaptação cinematográfica, mas que surgiu por conta de uma obra da literatura infantil. Normalmente, esse título está incluso nas leituras para o sétimo ano, que atende a crianças entre os 12 a 13 anos.

Conta a história de Hugo, um garotinho responsável pelos relógios em uma estação ferroviária. O livro está disponível para leitura na internet.

Os Deuses do Olimpo

A mitologia grega por si só já é interessante e é retratada em diversas obras desde muitos anos. Pois foi escrito um livro para público infanto-juvenil intitulado Os Deuses do Olimpo, que conta histórias de cada um dos 12 deuses gregos.

É uma forma de apresentar aos alunos dos sétimos anos sobre os mistérios da mitologia grega, um livro que você encontrará disponível na internet para leitura online.

Senhora

É uma obra importante de José de Alencar, que é apresenta a estudantes do ensino médio nas aulas de literatura. Além disso, a obra sempre figura entre listas de leitura obrigatória para os vestibulares.

O título faz uma crítica à sociedade carioca entre a segunda metade do século XIX, caracterizado como um romance social. Ele pode ser apresentado a estudantes a partir dos 14 anos, e como nesta idade eles já tem bastante contato com a tecnologia da internet, a leitura online pode ser uma opção.

Os Escravos

Esse é um livro de poemas escrito por Castro Alves, que pode ajudar na compreensão da estrutura desse gênero, ajudando os alunos a reconhecerem como é montado um poema e diferenciá-lo de outros tipos de textos similares.

A obra reúne vários poemas famosos do autor, inclusive Navio Negreiro, seu título mais conhecido. Como retrata poesias consideradas sociais, pode ser trabalhada em sala de aula e também para estudar aspectos da escravidão no país.

Capitães da Areia

Famoso título de Jorge Amado, é uma obra com uma forte crítica social, que encanta jovens e adultos por uma narrativa leve.

Conta a história de um grupo de meninos que viviam abandonados cometendo pequenos delitos para sobreviver em Salvador, cada um com um estilo de vida distinto, o que ajuda também ao leito enxergar as possibilidades de futuro dos personagens.

É outro livro que figura entre a listagem de leitura dos vestibulares e, por ser bastante conhecido, é encontrado facilmente para leitura online.

O Auto da Barca do Inferno

Escrito por Gil Vicente, a obra é pertencente ao humanismo português, com versos escritos em linguagem coloquial de modo a satirizar costumes da época. O próprio autor definia a história como um “auto de moralidade”.

Também é comum que o título seja colocado entre a leitura obrigatória de algumas instituições de ensino superior, por isso é apresentado aos alunos no ensino médio.

Iracema

José de Alencar dá as caras outra vez trazendo uma obra tão importante para a literatura. Iracema valoriza o solo brasileiro, nosso povo, a língua portuguesa, colocando em evidência os índios na literatura brasileira.

Essa obra é considerada fundamental para a formação do sentimento de nacionalidade, ainda reunindo vários recursos linguísticos estudados no nível médio em literatura e língua portuguesa.

O Caçador de Pipas

Essa obra apresenta aos leitores uma cultura bem diferente da brasileira, que pode ser um atrativo para o título. No romance é feito um retrato histórico do Afeganistão nas últimas décadas, ao contar a saga de dois garotos, estabelecendo uma relação de amizade, culpa e expiação ao decorrer da leitura.

Por ser um best-seller, não é difícil encontra-lo na internet de maneira gratuita.

Memórias de um Sargento de Milícias

Outra obra que sempre está presente na leitura obrigatória para o vestibular. Ela se diferencia bastante dos clássicos do romantismo, embora esteja inclusa na escola literária, já que apresenta uma classe social mais baixa que as vistas em outras grandes obras.

Além disso, retrata um Brasil diferente, que possui outros costumes, modo de vestir e um contexto histórico também distinto, tornando a leitura fundamental para todo os brasileiros.

O Cortiço

Aluízio de Azevedo traz uma crítica social repleta de personagens que podem te ajudar a compreender sobre a imigração que está acontecendo aqui no Brasil durante o século 19. Pertencente a escola literária do naturalismo, também ajuda ao leitor compreender e discutir sobre o determinismo.

A história se passa em um cortiço, que dá nome a obra, onde o auto consegue fazer com o que o leitor reflita sobre as ações consideradas submissas do brasileiro para com o imigrante europeu, mostrando uma linha de inferioridade.

Estação Carandiru

Você deve conhecer ou pelo menos já ouviu falar sobre o massacre de presos no Carandiru em 1992. Esta história é verídica e o Dr. Dráuzio Varella acompanhou por muitos anos os presos da maior penitenciária em funcionamento no país a época. Ele estava lá para o combate da Aids, e entender como ela se espalhava rapidamente nos presídios, assim podendo preveni-la.

Assim, o doutor conseguiu material suficiente para contar o cotidiano do complexo Carandiru, destacando alguns personagens na história. A leitura fará você compreender como funcionava a sistema carcerário brasileiro há 20 anos, que não mudou muito para os dias de hoje.

Macunaíma

Em alguma etapa do ciclo escolar você irá conhecer a história de Macunaíma, de autoria de Mário de Andrade. Mesmo não sendo uma leitura fácil, irá te envolver e pode trazer algumas situações divertidas na leitura, já que ela traz a representação do bom malandro brasileiro.

Esse clássico da nossa literatura está disponível na internet só esperando para ser baixado e lido por você.

Vidas Secas

Outra obra que vira e mexe aparece na listagem de leitura para o vestibular. É uma obra que naturalmente fará o leitor refletir e criar empática com o retirante nordestino. É valido ressaltar que a intenção do autor não é que as pessoas sintam compaixão para com os migrantes, mas sim sintam-se empáticos com o personagem e consigam refletir sobre suas condições de vida. O título está inserido no regionalismo, e tornou Graciliano Ramos conhecido.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Foi com esta obra que Machado de Assis inaugurou a escola literária do realismo aqui no Brasil. Brás Cubas é tratado como um anti-herói, onde o autor mostra sua originalidade na escrita logo no início da leitura, algo que foi considerado bastante inovador e compunha o estilo de escrita de Assis.

O diferente deste título conhecidíssimo é que o personagem principal começa a contar sua história do ponto final, retratando sua morte. Além disso, o livro sempre aparece como leitura obrigatória para os vestibulandos em diversas instituições.

Crime e Castigo

Conta sobre a decadência da sociedade russa, por intermédio de conflitos morais vividos por uma jovem estudante. Esta obra também inaugura uma estrutura considerada democrática para os romances, onde não há um narrador central para contar a história, assim sendo utilizada diversos personagens para expor a narrativa.

Admirável Mundo Novo

Esta obra foi uma das primeiras a trabalhar com romance de ficção, que explora com um regime autoritário em associação a um sistema de produção automatizado pode ser perigoso. Também ajuda a entender um pouco das revoluções industriais. A história veio após a bomba de Hiroshima e tem uma temática bastante atual que também fala sobre os avanços tecnológicos na sociedade e como eles nos afetam.

Para ter acesso a todas essas obras clique aqui!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo