Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 20 jogos para aprender idiomas

20 jogos para aprender idiomas

Olá, leitores!

Aprender outros idiomas se tornou algo extremamente importante para quem deseja alavancar sua carreira profissional ou mesmo para quem busca realizar viagens internacionais, e, para alcançar esse objetivo, é possível usufruir de diversas ferramentas que em grande parte das vezes é gratuita e online.

Os jogos são opções para quem deseja aprender outros idiomas e, por isso, preparamos esse post que trás para você dicas de 20 jogos para aprender idiomas.

Ficou curioso para saber como é possível aprender idiomas por meio de jogos?

Por que aprender idiomas por meio de jogos?

Pesquisas já comprovaram cientificamente que o aprendizado por meios lúdicos possui maior eficiência, principalmente por conseguir prender a atenção do aluno, levando-o a um processo de aprendizagem mais acelerado.

Atualmente, os jogos estão sendo usados como ferramentas de ensino em salas de aula, e não é só no ensino de outros idiomas, por isso, vamos conhecer algumas das opções em  jogos para aprender idiomas.

20 jogos para aprender idiomas

Babbel

Um dos mais reconhecidos recursos para aprender inglês na internet com jogos é atualmente o Babbel, que oferece opções de ensino para os seguintes idiomas:

  • Inglês
  • Alemão
  • Espanhol
  • Italiano
  • Francês
  • Sueco
  • Turco
  • Holandês
  • Polonês
  • Indonésio
  • Norueguês
  • Dinamarquês
  • Russo

Utilizado os recursos do Babbel você pode escolher entre os idiomas oferecidos e ainda o nível que deseja treinar, sendo normalmente divididos entre iniciantes e nível avançado.

Escola Games

No Escola Games é possível estudar outros idiomas de forma simples e prática, além de ser uma plataforma que agrega conhecimento aos seus alunos por meio de informações dos locais e da cultura referente ao idioma que está estudando.

Alguns dos jogos aplicados na metodologia de ensino da Escola Games são os quebra-cabeça, que foi uma forma eficiente encontrada para unir o hábito de reconhecer as palavras em inglês associando-as as imagens.

Meu Inglês

Acessando o Meu Inglês você pode potencializar o seu estudo de outro idioma por meio de jogos que foram desenvolvidos para que o aluno consiga habituar-se mais facilmente a situação comuns, como por exemplo o uso das cores, horas, entre outras expressões. Veja a seguir um breve resumo de alguns dos jogos disponíveis na plataforma:

  • Hangman

Nesse jogo você pode ouvir as palavras e treinar a sua compreensão auditiva das mesmas por meio de um divertido jogo da forca.

  • Who is Talking?

Outro jogo para treinar a sua interpretação de texto e a fluência com frases utilizadas com frequência no dia a dia é o Who is Talking, esse jogo é indicando para treino e melhor vocalização em outro idioma.

  • Memory Game

Um jogo de cartas onde é possível relacionar as cartas das palavras com as imagens, permitindo assim que você aprenda mais com o famoso jogo da memória.

  • Movies Show

Gosta de adivinhações? Então esse pode ser um jogo muito divertido para você que está estudando outro idioma, pois por meio dele, você pode adivinhar o nome dos filmes através do seu posters.

  • The Right Time

Um jogo simples, para que você possa aprender as horas em inglês. Esse é um jogo dividido em três níveis de dificuldades que, ao fim, capacita o aluno para realizar a tarefa de interpretar as horas em outro idioma.

Inglês Grátis Online

No Inglês Grátis Online você encontra jogos simples para aprender inglês em diferentes níveis, começando por exemplo com as cores e, consequentemente, avançando até a gramática do idioma.

Racha Cuca

O Racha Cuca é também mais um site de jogos conhecido por possuir diversos jogos de raciocínio, o que muitos não sabem é que no portal também é possível treinar outros idiomas por meio de diversos jogos disponibilizados para essa finalidade.

Alguns desses jogos são:

  • Colour Balls
  • Quizzes de Inglês
  • Sinestesia

Fun English

O Fun English é uma opção disponível para download no iTunes, com jogos dedicados ao auxílio de crianças que buscam aprender idiomas. Os jogos são indicados para crianças com idades de 3 a 10 anos, e visa ensinar a elas como ler, falar e escrever em outro idioma.

Backpacker

A Backpacker é uma empresa que trabalha com a produção de jogos para aprender idiomas variados de uma maneira divertida. O Feel The Music, por exemplo, é um jogo para aprender inglês que ainda permite que você jogue com seus amigos no modo multiplayer.  (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/10/2017)

Lingualeo

O Lingualeo, além de oferecer uma variedade de jogos para aprender outro idioma, ainda realiza com o aluno um nivelamento de conhecimento, para que você possa estudar de acordo com suas necessidades dentro de um plano de ensino elaborado para o seu melhor nivelamento.

Brincando com Ariê

Esse é um site com jogos para ensinar francês para crianças guiado pelo leão Ariê, a plataforma possui jogos como os de memória e os para colorir, que a cada acerto retribui a criança com uma medalha e dá a ela acesso para continuar jogando.

Learn French by MindSnacks

Esse é o outro aplicativo disponível no iTunes para ensinar francês por meio de jogos. O aplicativo possui 9 tipos de jogos que podem ser jogados tanto por adultos, quanto por crianças.

Frenchie Teachie

Mais um aplicativo de jogos disponível para iPhone e iPad é o Frenchie Teachie, nele você encontra mais 12 jogos gratuitos que irão te ajudar a desenvolver ainda mais o seu francês.

Goethe

Para aprender Alemão com jogos de palavras você pode acessar o Goethe, pois nele você encontra jogos que irão te auxiliar até mesmo no nível mais básico de aprendizagem.

Atividades Educativas

No atividades educativas encontramos dezenas de jogos voltados para o ensino do italiano, os jogos são focados no ensino da língua e visam capacitar o aluno para os diálogos mais comuns no idioma.

Só Espanhol

Com o apoio dos jogos do Só Espanhol você poderá aprender com mais facilidade sobre adjetivos, números e gramática do idioma.

Espanholito

No Espanholito, além de encontrar cursos voltados para o ensino do espanhol, você ainda pode treinar o que tem estudado com os jogos disponibilizados na própria plataforma.

Duolingo

Com o Duolingo você pode ter acesso ao estudo de diversos idiomas diferentes por meio de jogos que irão te auxiliar na compreensão, escrita e gramática.

Ociogaming

Já pensou em aprender Chinês? Com esse site você pode iniciar esse processo por meio de jogos que irão te ensinar a pronunciar diversas palavras do idioma.

Fun Chinese

Fun Chinese é mais uma opção de jogo para aprender chinês que pode ser baixado no iTunes, o jogo de aprendizado da língua Mandarim Chinês do Fun Chinese é indicado para crianças com idade entre 3 e 10 anos.

Inglês com o Leo

Aplicativo para o iOS, iPhone, Android e Windows Phone, que busca ensinar inglês de forma interativa e divertida, voltado tanto para o adultos quanto para crianças.

Babadum

No Babadum você pode aprender inglês, Francês, Espanhol, Italiano, entre outros idiomas, basta acessar o site e jogar para conquistar o seu conhecimento.

Esses são os 20 jogos para aprender idiomas que selecionamos para você, e se ainda não conhece nenhum deles, aproveite para escolher o que irá te ajudar a aprender outro idioma.

Você já utiliza algum jogo para estudar outro idioma? Qual tem sido o seu jogo favorito e qual idioma esta aprendendo?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo