Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 20 filmes que exploram o olhar das crianças sobre o mundo

20 filmes que exploram o olhar das crianças sobre o mundo

Olá,

As crianças têm um olhar bem diferente dos adultos, a ingenuidade deixa tudo mais bonito e simples, ter o olhar de uma criança é muito bom. Nesse artigo vamos mostrar uma lista com produções de diversos países com histórias protagonizadas por crianças. O cinema tem se dedicado em construir um olhar infantil e bonito, por isso não deixe de conferir os 20 filmes que exploram o olhar das crianças sobre o mundo.

Pode ter certeza que vai curtir os filmes que vamos mostrar aqui, separe os que achar mais interessante e veja, você vai começar a ter uma percepção bem diferente, algo que nunca imaginou. O cineasta sueco Ingmar Bergman disse que “O privilégio da infância é podermos transitar livremente entre a magia da vida e os mingaus de aveia, entre um medo desmesurado e uma alegria sem limites”.

Veja filmes incríveis que exploram o olhar das crianças sobre o mundo

A culpa é do Fidel (Julie Gravas, França, 2007)

Este filme conta a história de Anna, uma menina de 9 anos, ela leva uma vida tranquila e de “princesa” ao lado dos pais e do irmão, em Paris, na década de 1970. Com a chegada de uma tia da menina a vida da família é alterada, ela e sua filha foram exiladas da Espanha pela ditadura franquista após o desaparecimento de seu companheiro. Por isso os pais de Anna começam a dedicar-se mais ativamente à militância.

Machuca (Andrés Wood, Chile, 2004)

Esse é o sobrenome de um dos personagens que protagoniza o filme, ele é branco, loiro e de família abastada, o garoto fica amigo de Pedro que tem origem indígena e é morador da periferia. Os meninos se conheceram na escola que é dirigida por um padre progressista, no Chile do início da década de 1970. Esse padre decide colocar estudantes de baixa renda dentro da instituição.

Pelos olhos de Maisie (Scott McGehee e David Siegel, EUA, 2012)

É um filme que mostra como uma criança de apenas 7 anos lida com a separação dos pais, o filme conta a história através do ponto de vista da menina que é disputada pela mãe e pelo pai que estão separando.

Minha vida de cachorro (Lasse Hallström, Suécia, 1985)

O menino de 12 anos, Ingemar, é inquieto, ele mora com o irmão mais velho, a mãe, e sua cachorra Sickan, sua companheira. A mãe que está sozinha e doente leva os filhos para passar uma temporada com os tios, para que ela possa tentar se recuperar. No local o garoto conhece novos amigos e se insere aos poucos na pequena comunidade, mas precisa lidar com a morte da mãe.

Infância clandestina (Benjamín Ávila, Argentina, 2012)

O filme se passa na ditadura militar, Juan é um menino de 12 anos que tem pais militantes, esse é um filme baseado na experiência do próprio diretor. Eles vivem na clandestinidade, fora de casa o garoto tem outra identidade, Ernesto, e precisa escondê-la de seus novos colegas da escola.

O garoto da bicicleta (Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, Bélgica, 2011)

O garoto é Cyril, ele tem 11 anos e é deixado pelo pai em um orfanato. Ele acreditava que o pai buscaria, mas com o tempo percebe que precisa procurá-lo, com isso conhece por acaso uma cabeleireira, que compra a sua bicicleta de volta.

Filhos do Paraíso (Majid Majidi, Irã, 1998)

O filme conta a história de um garoto de 9 anos, sua família é muito pobre, ele conta uma história muito linda de amor entre irmãos, companheirismo e afeto. O garoto que perde o tênis da irmã decidi participar de uma corrida para ganhar um novo par de sapatos. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O Tambor (Volker Schlöndorff, Alemanha, 1979)

É um filme baseado na obra do Nobel de Literatura Günter Grass, conta a história de um garoto que ganha um tambor aos 3 anos. Ele decide permanecer para sempre nessa idade, como “um gnomo”, recusando-se a crescer.

Indomável Sonhadora (Benh Zeitlin, EUA, 2013)

Mostra a vulnerabilidade social presente nos estados do sul dos Estados Unidos, conta a história de Hushpuppy, uma menina que vive com seu pai doente em uma comunidade pobre do estado da Louisiana.

A língua das mariposas (José Luis Cuerda, Espanha, 1999)

É baseado em três contos do escritor Manuel Rivas, conta a história de Moncho, um menino de 7 anos que morre de medo de ir à escola por acreditar que ali será duramente reprimido por seus professores.

Veja mais 10 filmes nessa lista:

  • Persépolis (Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, França, 2007);
  • Túmulo dos Vagalumes (Isao Takahata, Japão, 1988);
  • Cría Cuervos (Carlos Saura, Espanha, 1976);
  • Onde vivem os os monstros (Spike Jonze, EUA, 2009);
  • Bom dia (Yasujiro Ozu, Japão, 1959);
  • Fanny e Alexander (Ingmar Bergman, Suécia, 1982);
  • A viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki, Japão, 2001);
  • Meu pé de laranja lima (Marcos Bernstein, Brasil, 2012);
  • Kes (Ken Loach, 1969);
  • O Contador de histórias (Luiz Villaça, Brasil, 2006).

Escolha seus filmes preferidos e bom filme!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo