Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 20 filmes da Netflix para estudar para o vestibular

20 filmes da Netflix para estudar para o vestibular

Olá,

A data do vestibular está se aproximando e muitos estudantes ainda se preparam para o grande dia. Uma forma de aprender um pouco mais do conteúdo é por meio de filmes, e são muitos os títulos que podem passar alguma informação ao aluno, de forma mais prática do que enfiar a cara nos livros, levando em consideração o pouco tempo que resta para o estudo.

Filmes são uma ótima opção para os estudos, pois retratam temas importantes para diversos momentos históricos e conflitos que são bastante cobrados nos vestibulares. A maioria dos títulos ensina bastante sobre história, mas é possível encontrar alguns que ensinem sobre geografia e questões de direitos humanos, até mesmo biologia, que servirão como complemento aos estudos além de embasar um senso crítico e analítico da obra, agora que será bastante útil nos exames de vestibular.

Uma das opções é a Netflix, um serviço de streaming bastante popular aqui no Brasil, que possui um catálogo vasto com diversos gêneros e títulos, alguns bem conhecidos do público. Mediante a assinatura, o cliente tem direito a esse repertório de cinema em casa e pode acessar ao canal em qualquer dispositivo eletrônico, tanto na televisão como em smartphones.

A Netflix possui diversas obras em seu catálogo que podem ser úteis para quem irá prestar o vestibular este ano e até mesmo para quem ainda está se preparando para as próximas edições dos exames. Em sua lista é possível encontrar temas relacionados a Segunda Guerra Mundial, exemplo, documentários com temas bem variados, entre muitas outras opções de títulos.

Além disso, ao se aventurar por essa imensidão de obras, o estudante pode também relaxar enquanto estuda, já que estamos falando de filmes, o que dá ao aluno uma oportunidade de pausar os estudos, mesmo que o longa seja relacionado a algo que ele precisa aprender.

Separamos uma lista com 20 filmes de diversos gêneros cinematográficos que te ajudaram a estudar para o vestibular, relacionados a possíveis temas que são comuns e bastante cobrados nas provas. O melhor de tudo é que eles estão disponíveis na Netflix, sendo assim é só se organizar para assistir todos e entender um pouco melhor sobre diversos assuntos.

Uma lista com os principais nomes e mais indicados para quem está estudando. Anote os títulos que serão essenciais, e mesmo que você já saiba bastante sobre o tema abordado na obra, vale a pena assistir para ter uma outra visão.

Confira a lista e depois não deixe de ver nenhum destes grandes longas metragem

House of Cards

Este título não se refere a um filme, mas a uma série. Ela é importante e pode ser inclusa a sua lista de estudos porque apresenta várias áreas da geográfica que são abordadas no vestibular como geopolítica internacional, terrorismo, lobby em grandes corporações no Congresso, relação internacionais e globalização. Além disso, a série é uma oportunidade para que os alunos consigam comparar os sistemas políticos-eleitorais entre Estados Unidos e Brasil, sendo útil para elencar semelhanças e problemas nos dois modelos.

Cowspiracy

É um documentário que trata o aquecimento global por outra perspectiva, a dos efeitos do gás metano no mundo. Estima-se, por parte de cientistas e ambientalistas, na hipótese de a Terra estar sob influência de um aquecimento global causado por ações humanas. O documentário aborda esta temática, mostrando a forma como a emissão de dióxido de carbono tem grande destaque, enquanto o metano é muito mais tóxico e não é tão enfatizado. A ideia é investigar o porquê dessa omissão.

O menino do pijama listrado

Retrata um dos assuntos mais importantes do século passado, a Segunda Guerra, que embora seja abordada em diversas obras do cinema, nesta dá destaque ao lado mais humano da tragédia. A história relata a amizade entre um menino, filho de um oficial nazista com um garoto judeu, aprisionado em um campo de concentração próximo à casa do primeiro. É por intermédio da inocência dos dois, que somos apresentados a brutalidade do regime e suas consequências.

O amante da rainha

A história retrata um caso entre a rainha Carolina Matilde, da Dinamarca, e do médico Johann Friedrich Struensee, que é contatado para cuidar do rei Cristiano VIII. Johann é iluminista, e durante o romance começa a influencia a corte para que esta faça mudanças sociais. Esse filme lhe ajudará a entender esse movimento intelectual que era oposto ao Absolutismo e também uma das bases da Revolução Francesa.

O homem da máscara de ferro

Baseado na obra de Alexandre Dumas, o longa mostra o cenário político e social na França durante a monarquia do rei Luís XIV. Ele passa relatos sobre o Absolutismo, um dos sistemas políticos de maior relevância na história e que costuma estar presente nos vestibulares. A história se passa no século 17, quando o rei manda seu irmão gêmeo, que ninguém sabia da existência, para a masmorra, de modo a tomar o poder e um grupo arma um esquema para poder salvá-lo, após saber da real intenção do monarca.

Shakespeare apaixonado

É uma ótima opção para aprender um pouco mais sobre o Renascentismo, que marca a transição do mundo feudal para a Idade Média, implantando o mercantilismo e grandes navegações. O longa retrata o escritor William Shakespeare, enquanto este sofre um bloqueio criativo, até ele conhecer Viola. A obra retrata as mudanças sociais, o contexto artístico e o pensamento renascentista da época.

Cruzada

A Idade Média é um dos conteúdos obrigatórios do 1º ao 3º ano do ensino médio, ou seja, com toda certeza vai cair no vestibular. Um dos filmes que pode ajudar a compreender esse movimento é a Cruzada, que conta a história de Balian, que encontra honra e redenção em uma aventura pela Jerusalém medieval, depois de ter perdido tudo o que tinha. Ele enfrenta forças avassaladoras para salvar seu povo e assim cumprir seu destino como um cavaleiro.

Amistad

O filme é uma ótima escolha para entender sobre escravidão e lutas sociais, que sempre estão presentes nos vestibulares. A obra conta sobre um navio negreiro que transportava escravos aos Estados Unidos, quando é tomado por pessoas que eram transportadas. Entretanto, a fuga dá errado e eles são levados ao país para enfrentarem julgamento.

Bom dia, Vietnã

Contada sob a perspectiva do radialista do exército americano, Adrian Cronauer, que se revolta contra a censura implantada pelos comandantes as noticiais transmitidas aos soldados durante a Guerra do Vietnã. O confronto gerou diversos movimentos sociais de grande relevância, e é um contexto que cai em diversas provas de vestibular. Bônus para Robin Williams no papel principal, mais um estimulo para ver o filme.

Wall-E

Pode parecer uma indicação besta, por se tratar de uma animação. Mas, quem já assistiu Wall-E sabe muito bem que o filme mostra uma crítica bastante forte a sociedade moderna e as práticas de consumo desenfreadas.

É uma opção bastante válida para estudar biologia e práticas de sustentabilidade, já que Wall-E é um modelo de robô criado para limpar a sujeira na terra, enquanto os humanos estão em uma nave no espaço esperando a hora de voltar, ele é único que sobrevive as condições que a terra se encontra e continua trabalhando dia após dia. Quando Eva aparece procurando por alguma vida no meio do lixo deixado pela sociedade, é que o filme se desenvolve e mostra toda sua crítica, além dos esforços de Wall-E para encontrar a robô.

A onda

O filme alemão faz uma crítica ao regime fascista e as pressões sociais que conduziam a sociedade, que ainda são presentes na sociedade europeia e até mesmo aqui no Brasil. Rainer, é um professor que deve ministrar um curso de uma semana sobre autocracia e, para que seus alunos compreendessem a proposta de uma forma mais elaborada, ele começa a aplicar um experimento prático na classe que tem certas consequências.

Ele está de volta

Também alemão, o título conta a história sobre o “retorno” de Hitler aos dias atuais. Ele contextualiza ideias do regime fascista na Alemanha durante o século 21 enquanto conversa com a conjuntura atual. Ele aborda a retomada de ideias fascistas que o nazista adotava e, inicialmente, ele é visto como um louco mas vai ganhando espaço pela forma que produz propagandas e a causa vai sendo abraçada pela população alemã.

Cooked

É uma série de quatro episódios que oferece uma aula de interdisciplinaridade ao estudante, já que ela estabelece uma relação imediata entre a evolução da humanidade pela gastronomia.

A lista de Schindler

É um filme que apresenta ao estudante referências ao nazismo, seu impacto social e as questões sobre o holocausto. Ele é baseado em uma história real, a de Oskar Schindler que ajudou a salvar mais de mil judeus durante a Segunda Guerra, colocando os para trabalhar em uma de suas fábricas. O filme é um clássico e ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1993, a única questão desfavorável é que ele é totalmente em preto e branco, tendo poucas cenas em cores, o que pode ser cansativo.

O Nome da Rosa

Um dos livros mais famosos de Umberto Eco é retratado no filme homônimo de O Nome da Rosa, que conta sobre um frade franciscano e seu aprendiz enquanto investigam o assassinato de sete monges durante sete dias e noite em uma abadia.

A história é fictícia mas tem uma boa ambientação da Idade Média, passando ao estudante uma boa percepção da Europa naquela época. Além disso, apresenta relatos sobre o Renascimento.

Preciosa

É um filme que aborda sobre exclusão e desigualdade social, contando a história de Claireece Preciosa Jones que é abusada pela mãe e violentada pelo pai. Além disso, ela nasceu em meio a pobreza, é irritadiça, analfabeta, com pouco afeto e passa despercebida na maior parte do tempo. Essa obra pode te ajudar a compreender melhor as consequências da desigualdade e problemas enfrentados pelas minorias.

Hotel Ruanda

Um conflito em 1994 em Ruanda resultou na morte de quase um milhão de pessoas em cem dias. Sem apoio de outros países, a população busca outras saídas para poderem sobreviver e são acolhidas no hotel Milles Collines, na capital do país. O gerente conseguiu abrigar mais de 1,2 mil ruandeses. A história é baseada em uma situação real, e é ótima para entender sobre os conflitos em território africano.

Ônibus 174

É um documentário brasileiro sobre um trágico episódio no Rio de Janeiro, o sequestro de um ônibus da linha 174 que resultou na morte de uma professora e do próprio sequestrador. Através deste é possível identificar um pouco da exclusão social no pais, traçando um perfil de Sandro, o rapaz que sequestrou o ônibus, antes do ocorrido e como ele chegou até aquela situação. O foco maior não é o sequestro em si, mas sim a vida do rapaz e tudo que o levou a cometer o crime, enfatizando sua exclusão até mesmo em seu velório após o incidente.

Olga

Esta obra irá te ajudar a traçar um contexto sobre a situação política no Brasil, na Era Vargas, durante a ascensão de Hitler na Alemanha. Ele conta a história de Olga, uma alemã judia com orientação comunista que militou na Intentona Comunista em 1935. Como não deu certo, ela viveu escondida durante alguns meses, até ser encontrada e mandada a Alemanha, onde passa os últimos anos de vida em um campo de concentração.

Além disso, o filme mostra sua gestação, o período com a filha e a luta de sua sogra e cunhada para tirá-la da prisão nazista, mas ela acaba morrendo em uma câmara de gás em 1942.

O coração corajoso de Irena Sendler

Um filme baseado em fatos reais sobre a luta de Irena Sendler, uma assistente social polonesa que ajudou a salvar mais de 2 mil crianças no Gueto de Varsóvia, um dos maiores instalados na Polônia. O gueto era utilizado para o confinamento de judeus durante a Alemanha Nazista, que invadiu o país. O longa ajuda a entender mais sobre o holocausto, mostrando o lado daqueles que não compactuavam com o extermino promovido pelo regime.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo