Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Estrangeira » 20 Escritores que Marcaram História

20 Escritores que Marcaram História

Olá!

Escrever é um ato tão libertador quanto revolucionário. Se fizermos uma simples retrospectiva de nossos momentos de leitura podemos relembrar belas sensações. Como se a leitura nos portasse para outras dimensões.

O leitor tem o prazer de degustar todo o universo infinito de interpretações que palavras, frases, capítulos e livros podem oferecer. De outro lado está o criador disto tudo, o escritor.

Um bom escritor deixa com que as palavras vindas do coração sejam arquitetadas pela mente racional de maneira a portar ao coração dos leitores aquilo que eles precisam em determinados momentos de suas vidas.

Dentre tantas figuras ilustres que fizeram notável história por meio de seus escritos, destacamos 20 escritores que todos deveriam conhecer.

Conheça 20 escritores que marcaram história

Antes de iniciarmos e apresentar a microbiografia destes bravos escritores, deixaremos aqui registrado um fato curioso.

Tanto no meio científico como literário, pesquisas apontam que os livros com maiores índices de vendas são escritos por homens. Curioso, não?

Quebrando o protocolo, primeiro as damas:

  1. Chimamanda Adiquie: Esta nigeriana de infinito talento poético disseminou sua delicadeza levando ao mundo, além de sua poesia, também trouxe a tona à reflexão sobre o feminismo. Suas ideias se espalharam depois de sua participação no TED, aonde em 20 minutos versou com maestria sobre a mulher, e as desigualdades sociais. A cadência de suas palavras influenciaram trabalhos de Beyoncé.
  2. Carolina Maria de Jesus: Esta brasileira representou a mulher negra de periferia e mães solteiras brasileiras. Em suas obras como: “Quarto de despejo”, “Meu estranho diário” e outras, suas obras foram traduzidas em mais de 13 idiomas.
  3. J.K Rowling: A história particular desta escritora já daria um drama recheado casos: abusos moral e sexual, tentativa de suicídio, depressão… Aos 30 anos Joanne iniciou seus escritos. Ao entrega-los à editora, lhe foi sugerido que suprimisse o seu nome,por talvez o identidade de gênero causasse desinteresse aos leitores. Depois que Harry Potter liderou as vendas no mundo inteiro, pode-se conhecer a verdadeira identidade de Joanne Rowling.
  4. Anne Frank: Alemã, judaica e vítima do holocausto deixou uma herança de para o mundo: sua história pessoal frente à uma terrível realidade na história mundial, “O diário de Anne Frank.”
  5. Rosa Luxemburgo: Esta militante revolucionária polonesa ficou conhecida por todos através de sua história de luta em um tempo ao qual podia se extrair algo politicamente positivo do comunismo, e também através de várias de suas obras, destacando-se: “A acumulação do capital.”
  6. Xinran: Esta chinesa em meio a trabalhos jornalísticos, dedicou-se a transcrever ao mundo as várias faces do cotidiano chinês. Dentre suas obras estão: “As boas mulheres da China.”, “O que os chineses não comem.” e outras.
  7. Marjane Sartrapi: Escritora de Persépolis, levou ao conhecimento mundial a realidade de muitas famílias no Irã.
  8.  Simone de Beauvoir: Filósofa, existencialista, ativista política, teórica social e muitas outros adjetivos complementam que foi esta escritora francesa. Entre suas obras estão: “A mulher destruída”, “A convidada” e outros.
  9. Lionel Shriver: Escritora do best seller: Precisamos falar sobre o Kevin.” que foi inspiração de um filme de mesmo título e assunto de reflexão sobre a psicopatia. A norte- americana segue escrevendo e se realizando com seus escritos.
  10. Rhonda Byrne: Mesmo que muitos critiquem conteúdos de auto-ajuda, não podemos fechar os olhos para os grandes resultados em questões de auto-estima que levou o livro “O segredo” número 1 em vendas, por anos.

E agora estes célebres cavalheiros:

  1. Milan Kundera: Trouxe ao pensamento popular as indagações sobre o peso das consequências das decisões em casos humanos e em contrapartida a leveza de satisfazer desejos. Sua obra marcante é” A insustentável leveza do ser.”
  2. Frank Hebert: Em sua obra mais marcante, ” Duna”, misturou-se num roteiro de ficção científica à política, tecnologia, religião, crítica social, psicologia, filosofia, ecologia, emoções humanas. A banda Iron Maiden, inspirada pelo livro criou a canção: “To time  a land”
  3. Milton Santos: Este escritor brasileiro trouxe a superfície de nosso conhecimento percepções sobre a geografia para os aspectos humanos.
  4. Paulo Freire: Educador, pedagogo, filósofo e profundo conhecedor dos direitos humanos, deixou sua marca através de obras que roam o mundo inteiro e baseia o ensino de várias nações.
  5. Frank Kafka: romancista alemão e escritor de contos do século XX.
  6. Charles Bukowsky: Conhecido como poeta underground, este escritor revela através das palavras a profundidade poética da vida noturna e cheia de efêmeros prazeres das coisas mundanas. “Queimando na água, afogando na lama.” é uma de suas mais notáveis obras.
  7. Oscar Wilde: Influente escritor, poeta e dramaturgo irlandense, deixou um vasto trabalho aonde destaca-se: “O retrato de Dorian Gray.”
  8. Paulo Coelho: Escritor conhecido mundialmente, teve suas obras traduzidas em muitos países. Em seus livros podem ser extraído versos para compreensão de nosso interior, a verdade e a sabedoria.
  9. Dante Galigheri: Este italiano foi um dos pioneiros a disseminar a língua italiana no mundo, em seus escritos existem vários níveis de interpretação, entre elas o senso espiritual e a mística da história da natureza humana.
  10. Leon Trotsky – Este revolucionário soviético influenciou o mundo com os seus escritos e ajudou a promover a revolução Russa. Entre suas obras destaca-se “As lições de outubro.”

Agora que você já tem os 20 mais notáveis escritores de todos os tempos, é só explorar.

Até a próxima.

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo