Você está aqui:Home » Enem » 20 Dicas para melhorar a argumentação do ENEM

20 Dicas para melhorar a argumentação do ENEM

Olá,

O Enem já está chegando e provavelmente você já está mais que preparado para fazer a prova e redação, mesmo assim ainda é bom dar uma lida em algumas matérias e ver algumas dicas de redação. A prova é bem extensa e você precisa estar preparado, a redação é um item muito importante e você não pode dar bobeira, por isso vamos mostrar aqui 20 dicas para melhorar a argumentação do Enem.

Você sabia que uma argumentação errada pode ser a causa da anulação da sua redação? Se você tiver a redação anulada também perderá a prova, impossibilitando entrar em diversas universidades por esse motivo. Por isso é muito importante ficar atento com o tipo de argumentação que faz para não ter a redação zerada. Separamos aqui algumas argumentações que anulam a prova, veja:

  • “as mulheres fazerem justiça com as próprias mãos”;
  • “deve sofrer os mesmos danos causados à vítima, não em todas as situações, mas em algumas ou até mesmo a pena de morte”;
  • “merecem apodrecer na cadeia”;
  • “deveria ser feita a mesma coisa com esses marginais”;
  • “muitos dizem […] devem ser castrados, seria um boa ideia”.

Todos esses exemplos de frases argumentativas foram motivos para zerar a redação do estudante, por isso tome muito cuidado e não cometa os mesmos erros.

20 dicas para melhorar a argumentação

Vamos mostrar agora algumas dicas, assim você estará mais preparado para fazer a prova e a redação, com isso a chance de se sair muito bem será muito grande.

Veja como melhorar a argumentação.

Sem exageros – Como você pode ver nos exemplos que demos acima, todas as frases são exageradas, eles estão falando de crimes e apoiam a pena de morte que é proibida no Brasil. Fique de olho nesse detalhe e não exagere em suas opiniões.

Não discrimine – Nas frases que mostramos também aparece a discriminação, como se todas as pessoas que cometem crimes e são presas são iguais e merecem o mesmo tratamento. Isso vale para qualquer tipo de assunto, tome muito cuidado para não discriminar e não generalizar.

Tenha embasamento – Todos os seus argumentos devem ter um embasamento, nunca afirme algo que não venha de estudos.

Use dados coerentes – É importante argumentar pensando na realidade em que você vive, por isso use sempre dados coerentes e reais.

Nunca copie trechos dos textos de apoio – A prova sempre dá 2 textos para você se embasar, mas é importante não copiar nenhum trecho dos textos.

Demonstre originalidade – Você precisa mostrar que tem conhecimento sobre o assunto e provar que está engajado, não é necessário criar algo muito extraordinário, mas é importante demonstrar originalidade.

Evite parafrasear trechos – Assim como você não deve copiar os textos, também não pode parafrasear, ou seja, falar a mesma coisa, mas com outras palavras.

Use seu conhecimento – Com toda certeza você terá algum conhecimento sobre o assunto abordado, por isso mostre no texto uma nova ideia, por mais que seja simples e limitada, ela irá valer mais que a repetição de outras ideias.

Informe-se sobre diversos temas – Já mostramos aqui alguns assuntos que podem ser abordados na redação, não deixe de conferir e se informar sobre cada um dos temas. Você pode buscar as informações na internet, jornais e outros lugares.

Não ignore posições contrárias à sua – Esse detalhe é bem importante, por mais que você tenha uma ideia, muitas pessoas podem pensar diferente e ignorar as posições contrárias e isso pode fazer você tirar uma nota ruim na redação.

Sempre que criticar explique o motivo – Fazer um texto criticando algo apenas para criticar sem dizer o porquê é incorreto, por isso sempre argumente sua crítica.

Convença – Seu texto argumentativo precisa ser convincente, por isso tenha um apelo que não pode ser derrubado com facilidade.

Não use palavras difíceis – Pode parecer bonito usar palavras mais desconhecidas, mas você pode usar a palavra em um contexto errado, por isso tome cuidado.

Mantenha a estrutura – A falta de estrutura textual pode atrapalhar sua argumentação, por isso garanta que sua redação tenha início, meio e fim.

Cuidado com a coerência – A coerência é a linha do raciocínio, se você começar apoiando uma ideia faça isso até o final.

Se não sabe a grafia certa troque a palavra – É melhor ter certeza que está escrevendo certo do que usar uma palavra que não tem certeza, por isso não troque o certo pelo duvidoso.

Citar nem sempre é a melhor estratégia – Muitos alunos acham que fazer uma citação famosa é um bom argumento, mas tome muito cuidado com isso, algumas vezes pode empobrecer a redação.

Não use ironia ou sarcasmo – Essa redação não tem espaço para esse tipo de recurso, pode até parecer falta de respeito e etiqueta.

Esteja atento à pontuação – Seu texto deve ser pontuado, tome muito cuidado.

Mantenha a calma – Você se preparou, vez diversas redações e agora precisa manter a calma para fazer uma prova e redação.

Você já está pronto para fazer uma redação excelente, agora é só manter a calma e colocar em prática nossas dicas! 

Boa prova!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo