Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » 20 dicas para mandar bem na prova de inglês dos vestibulares

20 dicas para mandar bem na prova de inglês dos vestibulares

Olá,

A prova de inglês dos vestibulares pode deixar os estudantes assustados, afinal eles estarão lidando com uma língua bastante diferente da nossa. Embora muitos digam que o português é uma das línguas mais difíceis para ser aprendida, a inglesa não é muito semelhante à nossa e pode embaralhar a cabeça dos estudantes.

O Enem ainda possui a opção de escolha para o espanhol, que tem o mesmo peso na prova de linguagens e é um pouco mais próximo da língua portuguesa. Mas, outros vestibulares costumam trabalhar apenas com a opção do inglês.

Mesmo que você não seja fluente, a língua não é nenhum bicho de sete cabeças e, na verdade, será mais cobrada a interpretação de texto do que o seu conhecimento linguístico na prova. É lógico que pelo menos o básico os estudantes precisam saber, porque não adiantará nada interpretar o texto e não saber o que está sendo pedido como resposta.

Existe alguns temas que tem alta probabilidade de estarem no vestibular e é importante que eles sejam estudados. Saber sobre esses temas ajuda também a captar algumas dicas que serão bastante úteis nos estudos, já que estamos lidando com uma língua que não se assemelha muito ao nosso português.

Para não se confundir e cometer erros graves na hora de responder as questões, é preciso entender bem o contexto da prova, o que ela cobra e o que é necessário para respondê-las.

Muitas vezes, uma boa interpretação de texto será infalível para uma prova na língua inglesa e entender o que está sendo cobrado também. Existem algumas técnicas que ajudarão a melhorar essa interpretação, mesmo para aqueles que não possuem tanta familiaridade com a língua.

20 dicas para mandar bem na prova de inglês dos vestibulares

1 – Se mantenha atualizado

Atualidades é cobrado em toda a prova e ela também fará parte do repertório de um exame que envolva linguagens. Por isso, estar atento aos acontecimentos recentes que estão em destaque no mundo é fundamental. Assim, além do conhecimento da língua, as chances são maiores se você souber o que está sendo abordado no texto, mesmo que não tenha uma fluência em inglês.

2 – Cuidado com as fontes de leitura

Textos jornalísticos são ótimos para ter entendimento em várias áreas do conhecimento, por isso de preferência para ler publicações de fontes conhecidas e que tenham prestígio internacional. Alguns dos grandes jornais indicados são o The New York Times e o The Guardian, que trarão notícias dos Estados Unidos e Inglaterra.

3 – Conheça diversos tipos de texto

A interpretação é uma das chaves para se sair bem no vestibular, já que a maioria das provas são embasadas por uma vasta quantidade de textos que requerem bastante atenção para entender o que está sendo solicitado em cada questão.

Então, assim como as questões da nossa língua materna, o português, para uma prova em inglês é bastante recomendado que você consiga se identificar com diversos tipos e gêneros textuais. Vale de tudo, desde receitas até noticiais.

Uma ótima dica para desenvolver a habilidade de interpretação é manter uma rotina de leitura abordando várias composições de texto. Planeje o que ler e um período para isso, por exemplo, estudar um gênero diferente por dia.

4- Identifique a estrutura e ideia central do texto

Repare em tudo que puder para saber sobre a estrutura do texto e assim conseguir interpretar de maneira mais fácil. O texto possui imagens? Qual seu título? Há um subtítulo?

Com isso, enquanto lê o texto vá tentando identificar qual a ideia central que o texto apresenta, ou seja, o que ele pretende passar ao leitor como fazê-lo pensar, anunciar algo, um protesto, entre outras situações.

5 – Orações iniciais podem te ajudar

Mantenha atenção nas orações iniciais do parágrafo, as chamadas topic sentences, onde geralmente é dada uma introdução ou resumo do que o texto quer e o que será desenvolvido ao longo do texto. Se for uma escrita do gênero jornalístico, por exemplo, esse parágrafo inicial é chamado de lead onde são respondidas algumas questões principais para prender a atenção do leitor e que explicam de maneira rápida o que o texto abordará.

6 – Cuidado com as expressões que não conhece

Como é uma língua diferente dá nossa e bastante distante, pode ser que no meio do caminho você se depare com expressões novas e desconhecidas até então, como gírias. Sendo assim, é preciso estar preparado para entender o texto em seu contexto geral, mesmo que você não tenha noção do que determinada palavra significa.

Tente trabalhar com palavras-chaves para ficar mais fácil o entendimento.

7 – Preste atenção aos falsos cognatos

Essa expressão é usada para palavras que possuem uma grafia próxima ou até mesmo igual a uma palavra em português, mas sua tradução não se assemelha em nada do que a nossa palavra quer dizer, por isso são chamados de falsos cognatos.

Os cognatos fazem parte do conteúdo nas provas e funcionam como uma espécie de “pegadinha” aos alunos, pois a ideia é saber se eles conseguem identificar essas palavras e seu real significado.

8 – Leia e sublinhe

O texto irá te oferecer diversas palavras-chaves ao decorrer da leitura. Você pode optar por ler primeiro o enunciado das questões, para entender o que está sendo solicitado e destacar as palavra-chaves contidas nela. Assim fica mais fácil procurar as informações que foram pedidas, isso te ajudará a te tornar um leitor mais estratégico e competente.

Com isso, também adquira o hábito de fazer observações e inferências se baseando no título, na temática e em informações não verbais, como imagens e gráficos, que irão auxiliar com maior praticidade a sua interpretação.

9 – Variedade de temas

As provas de idiomas costumam ser baseadas em diversas fontes e são fundamentadas mais pela interpretação do que pelas regras da língua, por isso não há uma constância de temas de uma edição a outra.

No geral, são provas bastante abrangentes que lidam com diversas temáticas e estruturas, então não há como identificar o que mais costuma cair nas provas. Por isso, o aluno deve se atentar bem ao que está acontecendo ao redor do mundo, há política adotada pelo país que fala aquela língua, por exemplo, seus problemas sociais e outros fatores.

10 – Se familiarize com a língua

Uma das formas de entender a língua e torna-la mais presente em sua rotina é conhecendo-a em sua raiz. Por isso, ouvir músicas e acompanhar a tradução, ou assistir filmes e séries em sua língua original com legendas é uma maneira de conhecer algumas palavras e seu som, além de seu significado.

É uma lógica simples: quanto mais inglês você ouve, mais você aprende. Essa técnica tem como finalidade trabalhar o listening, ou a audição traduzindo ao português. Isso é bastante cobrado em cursos de língua, para que o estudante consiga ouvir e entender o que está ouvindo.

Outra forma bastante prática de utilizar esses recursos, é escrever a música em inglês, pois dessa forma você estará aprendendo a grafia da palavra e caso queira saber o que ela diz é só escrever, também, a tradução.

11 – Não confie nas traduções ao pé da letra

É comum que criemos o hábito de falar em inglês como falamos normalmente o português e isso pode resultar em alguns erros. Assim como na nossa própria língua, que muitas pessoas escrevem como falam e nem se dão conta que estão errando, o mesmo pode acontecer com a língua inglesa, que é bem diferente da nossa.

Por exemplo, em uma frase qualquer como “take me that dress, please”, que significa “pegue aquele vestido para mim, por favor”, podemos nos confundir e usar uma expressão próxima do português na frase. Ela ficaria assim “see me that dress, please”, que traduzindo significa “me vê aquele vestido, por favor”, uma expressão bem brasileira.

Em inglês, o verbo “see” significa ver, mas a expressão “me vê algo”, no sentido de pegar, não tem tradução para o inglês e usar a palavra “see” não faria sentido algum para quem fala a língua, ou seja, não existe e pode te prejudicar bastante.

Sendo assim, não leve as traduções muito ao pé da letra, pois você pode se embaralhar e acabar cometendo um erro grave em sua prova.

12 – Estude gramática

Mesmo que as provas foquem mais na parte interpretativa, pode acontecer de aparecerem questões em que a gramática seja proposta e isso é bastante frequente. É comum que hajam questões abordando pronomes, tempos verbais, preposições, verbos modais e vozes, alguns dos assuntos bem abordados no vestibular e que com certeza estarão nas provas deste ano.

Tente fazer exercícios de fixação para o conteúdo e tire dúvidas com um professor sobre quando é preciso utilizar cada um destes itens, o bom é evitar surpresas na prova.

13 – Procure sinônimos e entenda seus significados

Diferente do português em que cada verbo tem um significado diferente, o inglês pode englobar vários significados em uma mesma palavra. Em alguns casos, existe mais de dez variações a um mesmo verbo combinado com algumas preposições, como o verbo “look” que pode vir acompanhado de look at, look into, look out, look for, entre outras preposições.

Por isso, é importante saber os mais variados significados e quais sinônimos pode encaixar aquele verbo. É comum que os vestibulares apresentem esse tipo de questão, do qual o candidato precisa apresentar uma alternativa em que o sinônimo possua o mesmo significado de determinada palavra em uma frase. E como já dito, um mesmo verbo pode significar uma infinidade de coisas na língua inglesa, por isso, se atende ao significado exato.

14 – Saiba quem os pronomes substituem em um texto

Em uma coisa o inglês se assemelha ao português – ele possui vários tipos de pronomes. Eles são classificados como retos, pessoais oblíquos, possessivos, relativos, demonstrativos e por aí vai, e sendo assim é preciso se atentar aos pronomes que costumam substituir sujeitos ou objetos em uma frase passada, eles são identificados pelas palavras “this’, “that” e “it”.

15 – Cuidado como it

O it é uma palavra que requer atenção, já que não existe um pronome em português que desempenhe todas as funções dele, que pode não estar substituindo nada em uma frase, como explicamos acima.

Por exemplo, na frase “I like it when it rains” (Eu gosto quando chove), nenhum dos dois “its” está substituindo algo que venha antes, mas sim atendendo a uma regra da língua inglesa. O “it” ainda é usado como pronome que indica coisas, objetos e animais no sentido de “ele ou ela”, ou seja, ele desempenha uma função muito abrangente na língua, por isso atenção e cuidado também quando se deparar com ele.

16 – Atenção para os conectores

Os conectores são palavras usadas para unir as frases em um texto na língua inglesa, eles também são usados para explicar uma relação de subordinação em uma frase, podendo abranger diferentes tipos como exemplos, contraste, adição, consequência, entre outros. A ideia é compreender a tradução desses conectores em português e saber o que eles estão exprimindo, a questão pode pedir, por exemplo, um sinônimo como conector.

17 – Entenda referência pronominal

Esse é um ponto da gramática que é bastante cobrado em vestibulares, principalmente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então ter conhecimento sobre os pronomes pessoais, relativos, possessivos e demonstrativos é uma ótima pedida para quem deseja ir bem nas provas e não cometer erros.

18 – Tente traduzir para o português

Quando praticar a leitura, você pode treinar a interpretação escrevendo o parágrafo lido em português, assim será fácil identificar a ideia central do texto. Com isso, você também aumenta o seu vocabulário na língua.

19 – Tenha um meio de identificar palavras desconhecidas

Isso pode ser feito por meio da análise na estrutura da palavra, então é necessário que você conheça como as palavras são formadas para ajudar na compreensão de um texto. Por isso, procure conhecer os prefixos e sufixos, por exemplo.

20 – Conheça as conjunções e a função delas

Assim como a formação da palavra, conhecer a conjunção delas e as funções que exercem no texto é fundamental. Existem conjunções aditivas, adversativas e casuais, além de outras formas e elas auxiliam no entendimento de ideias que serão apresentadas em um texto.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo