Você está aqui:Home » Enem » 20 dicas para fazer uma boa redação no Enem

20 dicas para fazer uma boa redação no Enem

Olá, leitores!

A procura pelo Enem está a cada ano maior e, isso, fez com que ele se tornasse o maior e mais importante vestibular do país, somando em média 7 milhões de inscritos, por ser uma prova que oferece bastante benefícios por sua pontuação servir para incluir o estudante em programas acadêmicos, oferecidos pelo governo.

O Exame Nacional do Ensino Médio ocorre uma vez por ano, geralmente no mês de outubro, por todos esses fatores é uma prova longa, com diferentes disciplinas, portanto exige bastante estudo.

Os maiores erros e desclassificações se dão pelas redações. Para que não ocorra problemas no Enem desse ano, existem diversas dicas para seguir e ter uma boa redação.

Dicas para uma excelente redação

A maioria dos estudantes se assustam com os temas e regras para elaborar uma boa redação, principalmente aqueles que não possuem o costume de escrever, porém não vale a pena se desesperar, pois escrever uma redação se torna algo prático quando se sabe de algumas dicas e regras básicas.

  1. A redação costuma ser para o segundo dia de prova e fica no final do caderno de perguntas, normalmente os estudantes deixam a redação para o final, mas fique sabendo que esse é um erro.

Nesse ano realize primeiro a redação, pois terá bastante tempo para desenvolve-la e resolver as outras questões. Assim ainda não estará esgotado e prestará mais atenção nos detalhes, com a cabeça mais fresca é mais fácil criar uma boa redação.

  1. Mantenha a calma, o nervosismo não resolve problema algum, pelo contrário, atrapalha a concentração e tira o foco.
  2. Organize o tempo, a dica é fazer a redação em primeiro lugar, porém caso insista fazê-la por último, reserve no mínimo 1 hora.
  3. A redação do Enem, assim como de outros vestibulares, é dissertativa-narrativa, com esse detalhe saiba que nunca se termina uma redação desse tipo com fim, use apenas o ponto final após realizar um conclusão para sua redação.
  4. Rasuras são inadmissíveis em qualquer vestibular, no Enem nem se fala.
    As rasuras são permitidas apenas na folha de rascunho, na hora de passar para a folha definitiva tome todo cuidado e tenha muita atenção, faça com calma.
  5. Atenção a pontuação. Pontos finais, exclamação, virgula e etc.

Nunca podem deixar de existir. Um texto bem escrito precisa ter pontuação correta.

estudante-escrevendo-uma-redacao

  1. Estude regras básicas como o uso do mal e mau, mas e mais, pois além de ser algo simples é preciso usá-lo corretamente não só em redações mas na vida também.
  1. Não use sarcasmo ou ironia em suas redações, pois foge da proposta inicial demonstra falta de ética e respeito com o examinador da prova, além de não ser permitido.
  1. Divida sua redação em introdução, desenvolvimento do texto e conclusão.
  1. Mostre que sabe argumentar. Os examinadores gostam de estudantes com boas argumentações. Apresente pontos, use firmeza em suas argumentações.
  1. Estude o uso das crases. É muito comum as pessoas não saberem usá-las.
  1. A vírgula é uma grande responsável pelo sentido do texto. Se usada de maneira errada pode deixar seu texto confuso e cansativo. Nunca esqueça da vírgula antes da conjugação.
  1. Evite citações. O argumento precisa ser objetivo, mencionar grandes sábios e suas frases clichês não enriquecerá sua redação. Os examinadores fazem questão de uma boa argumentação criada e citada por você mesmo.
  1. O título não precisa ser reflexo do enunciado ou ser tirado de alguma parte de seu texto. Crie títulos relacionados a sua ideia e ao tema proposto, seja criativo e claro. Repetir frases de enunciado não é uma boa escolha.
  1. Não escolha palavras das quais desconhece a ortografia correta, use palavras que sabe realmente como se escrevem, assim evita-se erros de português.
  1. Os temas das redações normalmente são a respeito de problemas sociais, portanto crie soluções viáveis e realistas. Criar soluções fantasiosas é um ponto bem negativo.
  1. Fique atento as repetições de palavras. Um texto com palavras muito repetidas fica cansativo, troque as palavras pelos sinônimos, irá dizer a mesma coisa sem deixar seu texto monótono.
  1. Nunca se esqueça do parágrafo, além de ser uma regra extremamente básica é de extrema importância.
  1. Faça uma conclusão direta e clara, sem ser contraditório e repetitivo.
  1. Leia livros e escreva redações testes para estudar, com certeza essa é uma excelente maneira de ter sucesso no dia da prova.

Boa redação e até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo