Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » 20 dicas para escrever um ótimo personal statement 

20 dicas para escrever um ótimo personal statement 

Olá, leitor!

Uma personal statement - que significa declaração pessoal ou ainda carta de motivação – é um documento fundamental se você deseja fazer a inscrição para um processo seletivo de bolsa de estudos fora do Brasil. Ele é um documento exigido em um processo de seleção holístico.

E o que um processo de seleção holístico significa? Significa que os avaliadores não analisam o candidato à bolsa de estudos apenas baseado em um ou outro aspecto, como por exemplo, se baseando em apenas uma nota, na verdade o candidato é avaliado como um todo.

Assim sendo, a personal statement é um tipo de redação no qual o candidato descreve suas experiências acadêmicas, extracurriculares e profissionais. Mas o que isso tem de diferente de um currículo ou histórico escolar?

Simples! Em uma redação no estilo personal statement o avaliador consegue analisar a personalidade do candidato por meio da descrição de seus objetivos e motivações que o fizeram disputar aquela bolsa de estudos no país de destino, como por exemplo, Estados Unidos ou Reino Unido.

O que devo escrever em uma personal statement?

personal_statement_

No momento em que você estiver escrevendo sua personal statement, você precisa pensar que está respondendo as seguintes questões:

  • Quem sou eu?
  • O que quero ser?
  • Como e quais as contribuições que pretendo oferecer para meu país de destino?
  • Por devo estudar na instituição que escolhi?

A partir dessas questões, você precisará escrever sua personal statement de tal forma que convença os avaliadores que vão te admitir na instituição. Para isso, você precisa contar uma história sobre você de maneira clara e convincente.

Tenha sempre em mente, durante a elaboração da sua personal statement, que cada instituição tem uma personalidade, uma forma de avaliar os seus candidatos, por isso, antes de começar a escrever sua redação, analise a instituição que pretende estudar para saber um pouco mais sobre ela.

A instituição de ensino vai querer que você responda a questões, como por exemplo, porque você quer ser admitido e porque você merece ser admitido por ela. Você pode colocar em sua personal statement também o motivo de ter escolhido determinada área de estudo, e como você se identifica com ela.

Você ainda pode descrever como o curso que pretende fazer na instituição poderá te ajudar a alcançar seus objetivo pessoais, acadêmicos e profissionais, além de escrever suas experiências relacionadas a sua área de atuação, podendo ser desde estágios até trabalhos voluntários.

Veja mais dicas sobre como escrever uma ótima personal statement abaixo:

1. Comece o texto sempre na primeira pessoa

Sempre comece as frases da sua personal statement falando na primeira pessoa, por exemplo: eu conclui tal curso em determinada data; trabalhei como voluntário na instituição 3 anos atrás; fui contratado por determinada empresa para fazer estágio na área tal.

2. Cite apenas as experiências profissionais relevantes para conseguir sua bolsa de estudos

Você não precisa colocar em sua personal statement que trabalhou como garçon se sua área não for voltada para a gastronomia. Cite apenas o que for relevante para que você possa comprovar sua experiência na área que você pretende atuar.

3. Você precisa comprovar seus interesses e não conhecimentos

Durante a elaboração da personal statement não se preocupe em mostrar o seu conhecimento teórico, isso você vai mostrar com a descrição de seu currículo e de suas experiências profissionais. Mostre porque você está interessado em estudar naquela instituição, e o que te faz merecedor disso.

4. Opte por experiências que te proporcionaram aprendizagem

Quando for falar de suas experiências, cite aquelas que você usou para o seu aprendizado e te fez crescer profissionalmente. Quando for falar delas em sua personal statement, você pode entrar em mais detalhes, mostrando os pontos que te qualificaram.

5. Fale sobre suas experiências práticas

Ao descrever suas experiências em sua personal statement fale das experiências práticas, dê exemplos de situação que você solucionou e foi bem sucedido em seu emprego ou estágio em sua área de atuação.

6. Escreva com sentenças curtas mas de forma objetiva

Durante a elaboração da sua personal statement faça frases curtas, como no máximo 5 linhas, desde que contenha tudo o que precisa ser dito sobre determinado assunto, portanto, as sentenças precisam ser curtas, porém, objetivas.

7. Não seja repetitivo

Quando for descrever suas experiências você não precisa repetir o que já foi dito anteriormente, ou seja, se você já deu um exemplo prático sobre determinada experiência, e ela se repetiu na sua vida, você não precisa citá-la novamente. Isso torna a leitura cansativa.

8. Seja sincero e transmita confiança, mas sem ser arrogante

Ao descrever suas características em sua personal statement seja sincero, e durante a elaboração do texto mostre-se confiante, mas tome muito cuidado, para que essa confiança não vire arrogância. Os avaliadores percebem isso durante a leitura de uma redação.

9. Suas atividades extracurriculares não precisam ser voltadas apenas para experiências profissionais

Você pode falar de hobbies, atividades que gosta de fazer como ler livros, praticar esportes, fazer artesanato, entre outros em sua personal statement. Mas atenção! Você só deve usar essas atividades se elas tiverem alguma relação com o curso que você vai fazer, por exemplo, uma especialização em yoga, nesse caso você pode falar das atividades físicas que pratica.

 10. Cite experiências relacionadas a liderança

Ao falar sobre suas experiências e hobbies, o indicado é que sejam citados exemplos onde você desempenhou liderança, trabalho em equipe, comunicação e superação de desafios.

11. Tenha referências

Use como exemplo um personagem ou figura histórica que te motivou a seguir a sua área profissional . Explique um pouco sobre o que essa pessoa fez que te motivou a se profissionalizar e a buscar cursos no exterior.

12. Explique o porquê das suas experiências terem sido significativas

Você não pode apenas narrar suas experiências profissionais em uma personal statement, é preciso que você explique o que as tornaram tão especiais a ponto de você citar nesse documento e principalmente, qual o aprendizado que você teve com ela, o que essa experiência agrega em sua vida profissional e pessoal.

13. Seja autêntico durante a elaboração da sua personal statement

Você não precisa ser completamente formal. Lembre-se: seja você. Você poderá encontrar muitos guias na internet falando da importância da formalidade na elaboração de uma personal statement, mas tenha em mente que o avaliador vai analisar sua personalidade durante a leitura da sua redação, e ele vai saber se você está ou não exagerando.

14. Revise todo o material que você elaborou

Não se prenda a primeira revisão, faça uma revisão detalhada da sua redação, passe o texto em um revisor ortográfico e se ainda estiver com dúvidas, envie para um revisor profissional, dessa forma, você terá certeza de que seu texto está impecável.

15. Faça a conclusão

Ao finalizar sua personal statement não se esqueça de fazer uma breve conclusão no final da sua redação. Mas fiquei atento, pois é uma breve conclusão, você não precisa reescrever tudo novamente de forma resumida.

Os principais erros em sua personal statement

Muitos brasileiros, ao elaborar sua personal statement, na maioria dos casos cometem erros que apesar de parecerem imperceptíveis, mas na verdade podem prejudicar e muito, durante o processo de seleção. Veja quais são os erros mais comuns:

16. Ser muito genérico

Muitas pessoas, ao escrever sua personal statement são muito generalistas, elas querem falar de tudo, e acabam por não explicar direito o que é necessário deixando uma lacuna que, geralmente, incomoda o avaliador, que pode entender que você não é tão preciso ou detalhista no que faz.

17. Ser muito modesto em suas descrições

Há pessoas que não gostam de holofotes e por isso acabam deixando de citar em sua personal statement detalhes importantes simplesmente porque estão com vergonha. Não deixe que esse tipo de sentimento atrapalhe o desenvolvimento de sua redação. Cite seus méritos, mas com equilíbrio para não parecer uma pessoa arrogante e orgulhosa.

18. Seja impessoal durante a elaboração da sua personal statement

De forma discreta deixe que sua personalidade apareça nas entrelinhas da sua personal statement. Não é necessário que você chame a atenção de dezenas de holofotes para você, deixe que eles surjam naturalmente.

19. O uso dos verbos make e do

Esses verbos são muito utilizados na descrição de experiências, mas estude bem a forma correta de citá-lo em cada tipo de frase em sua personal statement para que não haja erros desnecessários.

20. Tempos verbais

Preste muita atenção quando for escrever sua personal statement, pois, muitas situações como experiências, por exemplo, ocorreram no passado, mas no decorrer da redação você terá que falar sobre o seu futuro. Preste muita atenção nos tempos verbais.

Agora que você tem essas dicas super especiais em mãos é hora de escolher uma instituição de ensino no exterior, começar a escrever sua personal statement  e correr em direção a um futuro de sucesso.

Você já elaborou sua personal statement? Usou alguma técnica especial para escrever esse documento que não citamos aqui? Então compartilhe conosco sua experiência.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo