Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Nacional » 2 mil obras da literatura de cordel grátis para download

2 mil obras da literatura de cordel grátis para download

Olá,

É muito importante conhecer um pouco sobre a literatura de cordel, ela faz parte da cultura brasileira e se você é estudante precisa mais do que nunca saber o que é literatura de cordel. Vamos mostrar aqui 2 mil obras da literatura de cordel grátis para download, agora não tem mais desculpa para não ler e conhecer essas obras. 

Você sabe o que é literatura de cordel? Esse é um gênero literário muito conhecido no Brasil também como folheto, é um estilo de poesia popular. O nome literatura de cordel foi dado por causa da forma que ele era apresentado, na época que ele surgiu, os folhetos eram expostos pendurados em cordas, barbantes ou cordéis. Daí surgiu o nome literatura de cordel, quando os portugueses vieram para o Brasil esse nome veio com eles e foi herdado ainda no nordeste do Brasil.

Existem muitos autores importantes desta época, vamos mostrar como você pode ter acesso as 2 mil obras da literatura de cordel grátis para download, mas antes veja uma pequena lista com autores importantes desse gênero literário:

  • Antônio Francisco Teixeira de Melo;
  • Antônio Teodoro dos Santos;
  • Apolônio Alves dos Santos;
  • Firmino Teixeira do Amaral;
  • João Martins de Athaude;
  • Paulo Nunes Batista;
  • Severino Milanês Silva.

O acervo com as 2 mil obras da literatura de cordel grátis para download está disponível para qualquer pessoa que se interessar pelo gênero, você pode baixar com facilidade. Quem oferece essa oportunidade é a Fundação Casa Rui Barbosa (FCRB), eles criaram o Cordel – Literatura Popular em Verso, que reúne muitas obras de 21 cordelistas.

São mais de 2 mil obras, para ser mais exato estão disponíveis 2.340 folhetos para consulta. Lá você vai encontrar versões originais e variantes dos cordéis. Este projeto foi idealizado pela professora Ivone da Silva Ramos Maya, sua ideia partiu depois de receber um material muito raro do cordelista Leandro Gomes de Barros, um dos mais reconhecidos e importantes poetas do gênero.

Sua intenção foi então dividir com outras pessoas os escritos deste autor, mas os planos de Ivone são ainda maiores, ela pretende enviar uma proposta para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) seu objetivo é que o cordel seja tombado como patrimônio da humanidade. E como ter acesso as 2 mil obras da literatura de cordel grátis para download?

Para ter acesso a todas essas obras é bem simples, basta entrar no link que vamos deixar aqui para você. Nesse site você conhece um pouco do projeto, aprende sobre a literatura de cordel e também pode ver, ler e baixar as obras, pode ter certeza que você vai curtir muito esse projeto e as obras que estão no site.

Não deixe de aprender um pouco sobre a nossa cultura, é importante conhecer os autores e obras da literatura de cordel, é algo histórico que não pode ficar perdido no tempo. Se você gosta de ler e conhece pessoas que também valorizam a leitura, não deixe de compartilhar com elas, você vai ter acesso a grandes obras de forma gratuita.

Muitas vezes queremos ter acesso a algo, mas é complicado encontrar, principalmente quando é uma obra mais antiga, por isso aproveite essas 2 mil obras da literatura de cordel grátis para download e aprenda uma pouco mais sobre esse grande gênero. Essa é uma forma muito interessante também de ensinar os adolescentes sobre esse gênero, principalmente se você é professor.

Se tiver alguma dúvida sobre esse assunto, deixe seu comentário aqui, já falamos outras vezes sobre a literatura de cordel aqui no site, não deixe de conferir também.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo