Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 2 documentários sobre Nelson Mandela que você deveria assistir

2 documentários sobre Nelson Mandela que você deveria assistir

Olá pessoal!

Diversas obras registraram momentos do ícone da luta pela igualdade racial de Nelson Mandela. A trajetória política e a vida pessoal de Nelson Mandela, foram documentadas em uma série de produções audiovisuais, além de obras literárias e canções.

Conhecido como “Madiba” na África do Sul, Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 a 1993.

Veja abaixo a lista com 2 documentários sobre sua vida:

1 – O Milagre de Mandela

Esta é a história épica de transformação política da África do Sul, que culminou com as primeiras eleições livres e justas em abril de 1994. Contado por figuras-chave do processo, tanto locais como internacionais, este especial examina como a África do Sul evitou uma guerra civil e se tornou, como diz o arcebispo Desmond Tutu, “uma nação arco-íris”. Do legado maligno do apartheid, ou segregação, até as primeiras eleições democráticas, o programa vai além de mera cronologia e investiga os corações e as mentes dos líderes e do povo da África do Sul, culminando com os bastidores emocionantes dos eventos eleitorais que levaram à posse do presidente Nelson Mandela. Contada através de retratos simples dos protagonistas, a grande história de uma nação se torna uma história íntima de homens e mulheres determinados a transformar seu país para o bem de todos os que vivem lá.

2 – Mandela: O Homem Por Trás da Lenda

Quem é o homem por trás da lenda? Nelson Mandela é um ícone. Um herói. Um símbolo. Uma inspiração. Poucos líderes mundiais podem assumir a responsabilidade por um esforço verdadeiramente histórico. No mundo em desenvolvimento, a luta de Gandhi definiu a primeira metade do século XX e a de Mandela definiu a segunda. Sua vida é sempre entrelaçada com a história trágica de uma nação lutando por liberdade e um continente atormentado ao longo do século XX por revoltas incríveis. Aos 89 anos, Mandela aposentou-se de suas funções oficiais e dedicou-se à luta contra a AIDS. Assim, chegou o momento para darmos um passo para trás para ter uma noção de perspectiva sobre o homem, sua vida e as dimensões heroicas que ela adquiriu. Sua vida sempre foi improvável, o que o levou de uma aldeia remota Transkei à cerimônia do Prêmio Nobel em Oslo, Noruega. Uma vida política excepcional em contraste com uma vida pessoal repleta de tragédia e fracassos. Vamos revelar o verdadeiro Nelson Mandela. De suas origens humildes, ele ficou conhecido como uma das personalidades mais sábias e mais aclamadas do planeta. Ele parece possuir uma nobreza interior, que fica mais forte a cada afronta. No entanto, ele começou como um militante do Congresso Nacional Africano e especialista em explosivos. Examinamos sua longa jornada e as contradições fascinantes de uma vida dedicada a um único propósito maior. Não vamos tratar Mandela com as reverências de um santo. Em vez disso, vamos mostrar a sua vida no contexto de um país que é pouco conhecido e mal compreendido e um continente passando pela agitação dolorosa e sangrenta da descolonização.

Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo