Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 19 projetos de aprendizagem criativa para levar para a sala de aula

19 projetos de aprendizagem criativa para levar para a sala de aula

Olá, leitor!

Quando o assunto é educação, sabemos que estamos tocando em um aspecto frágil do Brasil. No entanto, o profissional de ensino consciente está sempre se atualizando em busca de melhorar o processo de aprendizagem de seus alunos. É o caso, por exemplo, dos educadores que participaram da Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, que aconteceu entre 26 e 28 de setembro de 2018, em Curitiba.

Mas qual a definição de aprendizagem criativa e como levá-la para a sala de aula? No artigo de hoje, falaremos sobre isso e como os professores, pais e interessados em educação podem participar desse método de aprendizagem que vem crescendo no mundo todo. Acompanhe!

1 ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa

aprendizagem criativa

Fonte: Reprodução

O que é Aprendizagem Criativa?

Esse conceito surgiu de uma iniciativa do MIT (Massachussets Institute of Technology) e foi inspirado na facilidade que as crianças têm de aprender de forma lúdica, como acontece no jardim da infância. Foi criado então o Lifelong Kindergarten (Jardim de Infância Vitalício), composto por espaços criativos nos quais se pode desenvolver ideias e pô-las em prática.

A aprendizagem criativa vem ganhando espaço no mundo inteiro e já existem projetos concretizados que podem servir de sugestão para quem pretender se aprofundar nessa forma de aprender. A Conferência, por exemplo, foi um encontro de gestores, educadores, pesquisadores e empreendedores interessados em adotar esse método em escolas e lugares de desenvolvimento humano. No evento, que contou com palestras, mesas redondas, reuniões, oficinas e mostras interativas, foram debatidos temas como:

  • a atuação em sala de aula;
  • a utilização do programa Scratch no processo de aprendizagem;
  • a prática pedagógica da aprendizagem criativa;
  • a universidade criativa;
  • a aprendizagem criativa como processo de inclusão;
  • formas de avaliação.

Também foram apresentados trabalhos que discutem atividades educacionais que tornam o aprendizado prático, permitindo aos alunos realizarem e experimentarem.

Aprendizagem criativa e a curiosidade no prazer de aprender

Já faz um tempo que o prazer vem sendo discutido e levado em consideração nos processo de aprendizagemAprender um assunto pelo qual estamos interessados ou motivados é mais rápido e efetivo.

Aprender brincando é uma técnica que tem sido usada não só na educação infantil, mas também no ensino fundamental e médio e na educação de adultos. Professores mostram, com exemplos de suas atividades em sala de aula, que esse método tem surtido efeito.

Para aqueles que querem entender melhor como levar essa prática para a aula, segue como sugestão o curso online Aprendizagem Criativa e o Prazer de Aprender, da Escola AbertaOutra dica para compreender como se dá a aprendizagem de forma criativa é a leitura do livro A curiosidade e o prazer de aprender, de Hugo Hussmann, obra que trabalha a curiosidade como fator que desperta nas crianças o gosto por aprender. Segundo o autor, as escolas devem promover a curiosidade  para que os alunos aprendam com satisfação e entusiasmo.

Além dessas dicas, trouxemos alguns artigos em PDF que vão te ajudar a realizar projetos de aprendizagem criativa com seus alunos. Confira!

Aprendizagem criativa-Artigos em PDF

Para trabalhar Ciências com as crianças

Essa pesquisa foi apresentada no XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC), pelos pesquisadores Verônica Gomes dos Santos (Unicamp) e Eduardo Galembeck (Unicamp). O artigo analisa como o ensino de Ciências pode incluir atividades que estimulem a curiosidade e a produção criativa das crianças.

Nas práticas musicais

O texto, feito pela pesquisadora Viviane Beineke da Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC), estuda a relação de crianças da 2 ª série do ensino fundamental com as atividades de educação musical da grade escolar, procurando estabelecer conexões entre aprendizagem criativa e composição musical.

Aprendizagem da leitura e da escrita

Outro artigo baseado em um estudo de caso, esse texto foi escrito pelas pesquisadoras Luciana Soares Muniz (Universidade Federal de Uberlândia) e Albertina Mitjáns Martínez (Universidade de Brasília).Esse artigo procura mostrar como a criatividade se manifesta na aprendizagem da leitura e da escrita da criança e foi baseado em atividades realizadas com alunos do  1 º e 2 º ano de uma escola pública.

Arte educação

Esse texto foi escrito por Álvaro Pandoja Leite (doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto -Portugal e colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas – CIIE) e apresenta a proposta de trabalhar a aprendizagem criativa na formação de profissionais da educação.

Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2018MIT

A Fundação Lemann e o MIT Lab criaram o Desafio Aprendizagem Criativa, visando tornar a educação brasileira tecnológica, significativa, colaborativa e lúdica e identificar pessoas que promovem  práticas de aprendizagem criativa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em escolas públicas.

Em 2018, dos 230 projetos participantes, 38 passaram para a fase final e 8 foram selecionados. A premiação, além de trazer um valor em dinheiro, para que os vencedores possam aplicar seus projetos em suas cidades, conta também com uma visita à instituição em Massachussetts, prática chamada de fellowship.

Segue abaixo uma lista com as propostas vencedoras do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2018 e alguns projetos de ensino da Rede de Aprendizagem Criativa.

19 Projetos de Aprendizagem Criativa

Finalistas do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2018

1- Mãos na massa: desbravando a cozinha da escola

Esse projeto procura despertar o interesse dos estudantes por Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática por meio da Gastronomia. Assim, a proposta traz atividades realizadas em encontros semanais e é voltada principalmente para alunos do Ensino Médio.

2- Aprendizagem Criativa na Rede dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura do Estado da Bahia

O objetivo dessa proposta é desenvolver criatividade, autonomia e autoria por meio  de investigações e criações próprias. No projeto, estão presentes atividades de:

  • Robótica (trabalhando com arduinos, sucatas e kits especializados),
  • Programação (usando Scratch para elaborar games e animações)
  • Reinvenção das coisas (criando objetos através de materiais recicláveis).

A proposta é destinada para professores e coordenadores pedagógicos e procura motivar a realização de atividades que tragam criatividade e tecnologia para a sala de aula.

3-Projeto Fotografias, Memórias e Identidades

O projeto propõe, por meio de atividades que exercitam o olhar e a linguagem fotográfica, o uso da criatividade no processo educativo e na produção e difusão de bens culturais. As atividades são destinadas para alunos e professores de escolas públicas.

4-Projeto Social Robótica Educacional Ação Parceiros

O objetivo dessa proposta é ensinar a teoria e a prática da Robótica Educacional para a população de baixa renda da comunidade local, que geralmente possui violência, infraestrutura precária e baixos índices de educação.

5- Alquimétricos

Essa proposta trabalha com sistemas online construtivos e lúdicos, como modulares, Open Source (Código Aberto), Diy (Do It Yourself – Faça você mesmo), e design paramétrico, que podem ser produzidos com custos mínimos por qualquer grupo social e que seriam criados e compartilhados de forma colaborativa em plataformas abertas.

6- Ciências Cognitivas e Artes Aplicadas à Promoção e Desenvolvimento de Tecnologias para Educação Inclusiva

Esse projeto inclui três ações complementares:

  • abrir as portas da universidade para atender estudantes da educação inclusiva;
  • capacitar professores da rede pública para desenvolver atividades criativas usando recursos alternativos-como materiais reutilizáveis e de baixo custo;
  • oferecer cursos online.

7- Escola de Aventureiros

Essa proposta procura fomentar estratégias gamificadas criadas por crianças e adolescentes, concretizadas a partir da invenção de jogos de tabuleiros e tendo como base histórias sobre artefatos culturais.

8- Faróis do Saber e Inovação

O projeto busca implementar 9 Faróis do Saber, ou seja, melhorias para a educação da comunidade local (Curitiba). Uma parte das instalações do projeto é dedicada aos Makerspaces, que desenvolvem um aprendizado baseado em atividades práticas.

Projetos da Rede de Aprendizagem Criativa

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa foi criada em 2015, a partir de uma parceria entre o Programaê (uma colaboração da Fundação Lemann com a Fundação Telefonica Vivoe o Lifelong Kindergarten Group.

A Rede une colaboradores, professores, empreendedores e outros profissionais ligados à aprendizagem e inovação em um site colaborativo. Nessa plataforma, você encontrará o fórum (no qual terá a oportunidade de interagir e saber um pouco mais sobre o assunto tanto no Brasil quanto em outros países), o calendário de eventos e os projetos da Rede.

Segue uma lista com os projetos catalogados até o momento. Vale a pena entrar nos links para verificar todos os detalhes das propostas.

9-Instalações jogáveis – Estar no mundo é um processo interativo

10-Criar – Criatividade e inovação para uma Aprendizagem Revolucionária

11-Me Maker

12-Mattics – Matemática e Games? Eis a questão

13-Mundo Meu – Micromundos

14-Robótica com Sucata- Criativa Livre

15-Scratch Jr – Uma brincadeira em família

16-Micromundo – Planeta M

17 -Seed Lab – Venha criar conosco

18-Metodologia Cientifica ao alcance de todos – MCAT

19-Instalações Jogáveis – Dance! Dance! Dance!

Aprendendo Aprendizagem Criativa (Learning Criative Learnig- LCL)

Esse curso é uma ótima oportunidade para os professores tirarem dúvidas sobre a aprendizagem criativa. No site, é preciso se cadastrar e seguir o passo a passo para fazer o curso completo.

Mas, para ter um apanhado geral, basta assistir aos vídeos explicativos disponíveis em cada módulo do curso (procure no canto superior direito da página). Os vídeos estão em inglês, mas há a possibilidade de configurar legendas em português. O objetivo das aulas é informar sobre a aprendizagem desenvolvida no Lifelong Kindergarten, baseada nos 4 Ps: Projects, Passion, Peers, Play.

  • Project (Projeto)- incentivar a criar um projeto a partir de uma ideia;
  • Passion (Paixão)- quando se estuda algo que realmente se gosta, é mais fácil de contornar  desafios e obstáculos até obter resultados;
  • Peers (pares / colegas)- a aprendizagem é um processo social;
  • Play(brincar)- brincadeiras e experiencias sobre coisas novas.

Essas foram nossas sugestões de projetos para você se inspirar e implantar a aprendizagem criativa em sua escola. Trouxemos informações para que você crie, junto com os alunos e a comunidade escolar, suas próprias propostas.

Quem sabe nosso próximo artigo a trará como exemplo para os outros professores. Inspire-se e crie.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo