Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 18 brinquedos educativos para utilizar em sala de aula

18 brinquedos educativos para utilizar em sala de aula

Olá, leitor!

Os professores do ensino infantil precisam muitas vezes se desdobrar para criar brinquedos interessantes e bem educativos. As crianças precisam aprender de diversas formas, isso ajuda a deixar o aprendizado mais fácil e divertido. É por isso que vamos falar sobre esse assunto, se você quer conhecer brinquedos educativos não deixe de acompanhar esse artigo.

Para começar você deve lembrar que é importante selecionar os brinquedos de acordo com a idade das crianças. Dependendo da atividade o aluno pode não achar interessante.

Tendo isso em mente, vamos mostrar agora alguns jogos divertidos que podem ser usados na escola e que vão ajudar muito os alunos a se desenvolverem. Geralmente os alunos costumam relacionar o brinquedo com o tema da aula e na hora da prova irão se lembrar.

Vale lembrar que existem jogos para todas as matérias, não só para português e matemática. Você vai poder ensinar seus alunos com brincadeiras relacionadas a geografia, ciências e muito mais.

Alguns brinquedos educativos

brinquedos-educativos-para-aula

 

Vamos separar os brinquedos por matérias, assim fica mais fácil de encontrar o que você precisa, confira:

Para as aulas de matemática

Ábaco

Esse é um instrumento de cálculos onde cada haste é usada para definir uma casa decimal. É ideal para os alunos que estão começando a aprender a soma, nele você vai encontrar uma haste para unidade, dezena, centena, milhar.

Auxilia o aluno na compreensão e uso do sistema de numeração decimal e a desenvolver procedimentos de cálculos pela observação. Esse é um brinquedo usado em todo mundo na educação infantil e na educação básica. Além disso ajuda na coordenação motora.

Alinhavos Numerais 

São feitos de placas em MDF, é composto de números e cadarços coloridos. Cada placa possui pequenos furos ao redor dos números e para brincar basta passar o cadarço pelos furos, alinhavando.

O brinquedo ajuda a estimula a criatividade, agilidade, a coordenação motora, além disso as crianças começam a aprender e reconhecer os números. É ideal para crianças a partir de 3 anos de idade.

Ampulhetas

funcionam de diversas formas, ideal para as crianças que estão começando a aprender as horas. A ampulheta será um brinquedo essencial para que elas se lembrem como as horas são contadas. Além disso, pode auxiliar em outros jogos também fazendo a contagem do tempo.

Dominós de operações

O dominó é um jogo comum e educativo. Neste caso, o dominó de operações é ainda mais interessante, principalmente para as crianças que estão aprendendo operações. O jogo conta com imagens de operações matemáticas e seus resultados. Estimula a fixação da percepção visual, atenção e concentração. Recomendado para crianças a partir de 7 anos de idade.

Material Dourado

Talvez você nunca ouviu falar desse jogo, ajuda muito no desenvolvimento da inteligência e imaginação das crianças. O brinquedo educativo permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, além de ajudar a contar e a calcular.

Numerais com pinos

É um brinquedo para ajudar a reconhecer os números e contar, os números possuem buracos de acordo com sua numeração. Se é 1 ele vai ter apenas um buraco, se é o número 5, terá 5 buracos. A criança vai apenas colocar os pinos nos buracos.

Blocos lógicos

Auxilia a criança a perceber semelhanças e diferenças entre objetos e a identificar formas bidimensionais.

Disco de Frações

É um brinquedo para uma idade mais avançada, para crianças que estão aprendendo frações. Contém peças coloridas em MDF, cada peça possui linhas que demarcam a quantidade de frações, o número que elas representam. Estimula a compreensão de frações, números e comparações.

Para as aulas de português

Alfabeto divertido

Contém peças que formam uma imagem montada. Cada peça tem uma letra e uma imagem, a criança precisa encontrar as outras peças com a mesma imagem e montar a palavra correspondente a imagem. É ideal para estimular a associação de letras, gravuras e a formação de palavras.

Alfabeto móvel degrau

As letras estão em peças separadas, você pode pedir aos alunos para colocarem as letras em ordem alfabética ou para formarem palavras. Um brinquedo educativo bem interativo e divertido.

Alinhavos Vogais

Assim como os alinhavados de números que mostramos acima, existem os alinhavados de letras. Esse é ideal para apresentar as crianças as vogais. As placas têm pequenos furos ao redor das vogais e para brincar basta passar o cadarço pelos furos.

Bichionário

É um dos brinquedos educativos mais interessantes para as crianças que estão aprendendo palavras novas. Ele estimula o aprendizado do alfabeto e ainda ajuda de maneira lúdica na memorização do vocabulário, nome dos bichos com letra inicial maiúscula no verso da figura.

Dominó

Existem vários tipos de dominó, você pode escolher o melhor para trabalhar com as crianças, tem o de cores, alfabetização, divisão silábica, frases e outros. Vai estimular a fixação da percepção visual, concentração, discriminação de figuras, aprendizado das letras, formação de palavras e vocabulário.

Loto Leitura

É um brinquedo com peças de letras, figuras e também cartelas. Estimula a introdução às letras e a formação de palavras. No jogo é sorteado as palavras e o participante que tiver o objeto em sua cartela deverá pegar as letras e formar a palavra. Quem completar a cartela primeiro vence o jogo.

Para outras matérias

Tambores infantis

Ideal para as aulas de educação física e artes, os instrumentos de percussão vão ajudar em atividades de musicalização. São instrumentos usados em diversas músicas, principalmente as cantigas e músicas folclóricas.

Quebra cabeça do mapa do Brasil

Existem diversos tipos de mapas, alguns que mostram o limite de país, limite de estado, capitais, cidades, rios, assentamentos rurais, imigrações, áreas indígenas, áreas de conflito e movimentos populacionais.

Quebra cabeça do mapa mundi

Assim como o mapa acima é possível encontrar jogos que mostram limites de países, entre outras coisas.Ideal para utilizar em aulas de geografia e até mesmo história.

Laboratório Portátil de Química

É possível encontrar laboratório de diversos tipos, alguns mais elaborados e outros mais simples. Tudo vai depender da idade dos alunos e o que você está trabalhando com eles, pode ser usado em aulas de ciências, por exemplo. 

Esses brinquedos educativos vão ajudar muito nas aulas, eles vão deixar os alunos mais interessados. Além disso, você pode incentivar os pais dos alunos a adquirirem brinquedos como esses para trabalhar essas atividades em casa também.

Uma dica interessante é construir os próprios brinquedos com os alunos. Deixe que eles participem da criação dos jogos, além de estimular a criatividade, será uma atividade muito divertida. Vários brinquedos são fáceis de criar como o dominó, o quebra-cabeça e o disco de fração.

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões. Compartilhe com outros professores esse artigo.

Até logo!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo