Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 18 aplicativos para aprender a desenhar

18 aplicativos para aprender a desenhar

Olá, leitores!

O desenho expressa os sentimentos do artista e, atualmente, existem dezenas de ferramentas que podem ajudar a entrar no universo da arte. Por isso, no artigo de hoje traremos 18 aplicativos para aprender a desenhar.

Por que aprender a desenhar?

Aplicativos para aprender a desenhar

Fonte: Reprodução

Os especialistas em desenvolvimento humano explicam que todos nós nascemos com a capacidade de aprender a desenhar, assim como nascemos com a capacidade de aprender a ler e escrever, e o que deve ser feito para desenvolver essa habilidade é o treino constante.

O ato de desenhar não é apenas uma forma de expressar emoções ou registrar momentos históricos; o desenho também tem a função de nos ensinar algo e refletir sobre uma determinada coisa. Veja agora alguns motivos para você começar a desenhar:

  1. O desenho mostra o que estamos pensando, estimulando nossa imaginação e criatividade.
  2. Desenhar nos torna mais confiantes e com menos medo de errar. Ao começar a desenhar, a pessoa pode errar, mas entende que isso ajuda a melhorar, crescer e aprimorar o seu trabalho.
  3. Quando desenhamos, nossa mente trabalha mais, buscando novas maneiras de representar a mesma coisa.
  4. Desenhar nos torna pessoas mais observadoras.
  5. Desenhar também é uma forma de contar histórias e expor ideias.

Onde aprender a desenhar?

Se você tem muita vontade de aprender a desenhar, saiba que com dedicação, empenho e disciplina você pode desenvolver esse tipo de arte. Atualmente, temos à nossa disposição dezenas de ferramentas que facilitam esse processo de aprendizagem.

Os aplicativos, por exemplo, possibilitam que você aprenda a desenhar em qualquer lugar, assistindo às aulas de seu celular ou tablet. Contudo, não se esqueça de que para desenhar é preciso estudar, treinar, praticar e se aperfeiçoar constantemente.

Aplicativos para aprender a desenhar

Confira a lista que preparamos com os principais aplicativos para aprender a desenhar:

1. Rascunho

Esse é o aplicativo para desenhar oficial da Sony. Com ele, você pode usar ferramentas de pintura, desenho, edição de imagens e adesivos, além de fazer o esboço de seu desenho utilizando marcadores, lápis ou pinceis mágicos. Finalizada  a arte, você tem a possibilidade de compartilhá-la com seus amigos. Contudo, esse aplicativo está disponível apenas para Android.

2. Desenho animais

Com esse aplicativo, que também está está disponível apenas para Android, você vai aprender a desenhar  animais seguindo um passo a passo que é didático e de fácil compreensão.

3. Vamos desenhar com crianças

Se o seu filho gosta de desenhar, esse aplicativo foi feito para ele, já que é voltado para crianças e possui mais de 50 aulas sobre desenho gratuitas, com conteúdo simples e de fácil entendimento. O aplicativo está disponível apenas para Android.

4. Aprenda a desenhar

Se você é iniciante no mundo dos desenhos, o aplicativo “Aprenda a desenhar” é para você. Nele, você vai assistir a tutoriais com o passo a passo para aprender a desenhar. O aplicativo está disponível apenas para Android.

5. Desenhar (paint free)

Esse é considerado um dos melhores aplicativos para aprender a desenhar e pintar, já que disponibiliza para seu usuário recursos como marcadores, giz de cera, lápis, caneta e até aquarela.

O aplicativo também tem uma ferramenta com função de simetria, o que traz mais precisão para suas criações. O “Desenhar”está disponível apenas para Android.

6. Free Draw

O Free Draw é um aplicativo com o qual você pode fazer desenhos com cores variadas e, depois de concluir sua arte, compartilhá-la por e-mail ou em redes sociais, como Facebook e Twitter. Esse aplicativo também está disponível apenas para Android.

7. Finger Colors

O Finger Colors pode ser usado tanto para desenhar quanto para pintar. Sua interface é bem simples e o aplicativo está disponível apenas para Android.

8. Paper

O Paper é indicado tanto para desenhistas que estão iniciando quanto para aqueles já experientes. Ele te ajuda a começar a desenhar do zero e tem pinceis pretos e coloridos. O aplicativo está disponível apenas para iOS.

9. Draw!

O Draw! é um aplicativo com funções mais simples. É ideal para entreter as crianças ou  fazer anotações rápidas. Esse aplicativo está disponível apenas para Android.

10. Sketchbook Express

O aplicativo Sketchbook Express é a versão gratuita do Sketchbook Pro. Ele é destinado a desenhistas com certa experiência, pois possui ferramentas que permitem a criação de esquetes profissionais. Ao finalizar o trabalho, você pode compartilhar sua arte em redes sociais e deixá-la salva em sua galeria. Esse aplicativo está disponível para Android e iOS.

11. Draw free for iPAD

Com esse aplicativo, você pode aprender a desenhar de 2 formas. A primeira é utilizar as imagens prontas que são usadas como base para o desenho. Essa é a maneira mais indicada para quem está começando a desenhar.

O segundo jeito de aprender é utilizar os diversos traços que estão disponíveis no menu. Esses riscos, associados a giz de cera, pinceis e lápis, fazem com que seu desenho tenha um efeito mais realista. Contudo, o aplicativo está disponível apenas para iOS.

12. Whiteboard Lite

O Whiteboard Lite possui um pincel de traço firme, evitando que o desenho saia tremido. Entretanto, ele oferece apenas um pincel para o desenhista. Além disso, você pode compartilhar suas criações nas redes sociais e fazer obras em conjunto com outros usuários do aplicativo, que está disponível apenas para iOS e possui uma versão gratuita e uma paga.

13. Drawing Pad

O Drawing Pad funciona como um bloco de desenhos, já que você pode criar álbuns com todas as suas criações separadas por tema. O aplicativo ainda disponibiliza vários recursos, como giz de cera e de quadro, lápis, pinceis, canetinhas e mais de um tipo de borracha. O Drawing Pad está disponível apenas para iOS.

14. Sketch Lover

O Sketch Lover oferece diversas opções de personalização de traço, o que permite que você controle a opacidade e a espessura das linhas. Esse aplicativo está disponível apenas para Android.

15. Let’s Draw Something

O Let’s Draw Something tem uma interface que oferece a sensação de se estar usando papel e lápis físicos. Há também várias cores e traços à disposição. Contudo, esse aplicativo está disponível apenas para Android.

16. Markers

O Markers possui diversas canetas com diferentes formatos e tamanhos, para que você possa criar vários tipos de desenho. O aplicativo ainda oferece uma ampla paleta de cores e tem a opção de publicar sua arte nas redes sociais. O Markers está disponível apenas para Android.

Aplicativos para desenhar Mangá

Se você é do tipo que gosta de desenhos japoneses, como o Mangá, não se preocupe, pois existem aplicativos gratuitos específicos para essa modalidade de arte. Veja quais são os principais.

17. MangaDroid

O MangaDroid é um aplicativo para desenhar mangás que traz boa parte do conteúdo em português. A interface também é bem simples e fácil de usar. Contudo, o aplicativo está disponível apenas para Android.

18. Manga Reader

O Manga Reader é o aplicativo para desenhar mangá mais bem avaliado na PlayStore. Sua utilização é  simples e rápida, mas o conteúdo está totalmente em inglês. Além disso, o aplicativo está disponível apenas para Android.

Gostou da nossa lista com aplicativos para aprender a desenhar? Qual você vai usar para elaborar suas próximas criações? Deixe aqui nos comentários!

Até a próxima!

Para saber mais como aprender a desenhar, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo