Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 17º Festival de Cinema Italiano oferece dezenas de filmes on-line gratuitos

17º Festival de Cinema Italiano oferece dezenas de filmes on-line gratuitos

Olá, leitor(a)! 

Quem se lembra do longa-metragem italiano Cinema Paradiso (1988), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1990, provavelmente tem muita clareza sobre a magia que o cinema pode trazer para a dura realidade. Na obra, o menino Salvatore faz da sétima arte uma válvula de escape para lidar com a crueza da remota cidade onde vive. 

Pensando em levar o encanto das produções cinematográficas para nossos leitores e leitoras, e em possibilitar que eles(as) ampliem seus horizontes culturais, hoje, falaremos sobre o 17º Festival de Cinema Italiano. Promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ItalCam), a iniciativa traz mais de 30 filmes que podem ser desfrutados de modo on-line e presencial a partir de hoje, 4 de novembro, até 4 de dezembro de 2022. 

Festival de Cinema Italiano 

A atual edição do Festival de Cinema Italiano, realizada com o apoio da rede consular da Itália no Brasil e em parceria com a ANICA (Associação Italiana das Indústrias Cinematográficas Audiovisuais), tem como objetivo valorizar a diversidade da produção cinematográfica de seu país e divulgá-la para todo Brasil. 

Por isso, o evento contará com uma programação presencial, que ocorrerá em cerca de 50 salas de cinema espalhadas por 38 cidades, em 16 estados brasileiros. Também disponibilizará as obras em sua plataforma on-line, que pode ser acessada de qualquer lugar do país. 

Os 33 longas-metragens oferecidos pelo Festival estão divididos em duas mostras. Uma delas é composta por 17 filmes inéditos, produzidos entre 2021 e 2022, que contemplam diferentes gêneros e temáticas e foram apresentados em relevantes festivais cinematográficos ao redor do mundo. 

Já a outra leva o nome de “As Musas do Cinema Italiano” e conta com 16 filmes, clássicos e recentes, protagonizados por famosas atrizes nascidas na Itália, como Sophia Loren, Monica Vitti e Stefania Sandrelli. 

Além disso, um dos grandes destaques é o filme Nostalgia, dirigido por Mario Martone, que foi escolhido para representar a Itália no Oscar de 2023 e é o único que será exibido apenas em sessões presenciais. 

Ao final do evento, o filme que tiver sido mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano. Para ajudá-lo(a) a escolher quais longas-metragens irá ver, separamos 5 obras imperdíveis da programação on-line. Acompanhe: 

17º Festival de Cinema Italiano oferece dezenas de filmes on-line gratuitos

Fonte: Reprodução

1. O garoto escondido (2021)

Parte da programação inédita, o filme O garoto escondido foi apresentado no Festival de Veneza de 2021 e é dirigido por Roberto Andò. A trama gira em torno da relação improvável entre Gabriele Santoro, um professor de música que vive na periferia, e uma criança, cuja família é procurada pela máfia, que se esconde em seu apartamento em busca de ajuda. Para saber os desdobramentos desse encontro, clique aqui e assista à obra. 

2. Hill of Vision – A incrível história de Mario Capecchi (2022)

Este recente drama biográfico, dirigido por Roberto Faenza, foi baseado na vida de Mario Capecchi, ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2007, cuja infância foi marcada pelas angústias geradas durante a Segunda Guerra Mundial. A mãe de Capecchi foi enviada a um campo de concentração quando ele tinha apenas 3 anos. Ele precisou viver nas ruas até se reencontrar com ela, depois do fim dos conflitos, e, juntos, eles se mudaram para os Estados Unidos. Se você quer conhecer mais sobre essa história de superação, clique aqui e veja o filme. 

3. Yaya e Lenine: The Walking Liberty (2021)

Única animação a integrar o catálogo do Festival, Yaya e Lenine: The Walking Liberty estreou no Festival de Locarno de 2021. O enredo do filme, dirigido por Alessandro Rak, se passa em um mundo futuro, no qual a natureza tomou conta das cidades, tornando o planeta um local repleto de armadilhas. Fugindo desse ambiente hostil, os amigos Yaya e Lenine tentam chegar até a Terra da Música enquanto são perseguidos pelos soldados da Instituição. Para saber se a dupla atinge seu propósito, clique aqui e aproveite a obra com toda a família. 

4. O conformista (1970)

Dirigido pelo renomado diretor Bernardo Bertolucci, O conformista compõe o Festival como parte da mostra “Musas do Cinema Italiano”. O longa, que ganhou o Prêmio David di Donatello de 1971, a mais importante distinção do cinema italiano, se passa em 1938 e conta a história de Marcello (Jean-Louis Xavier Trintignant), que viaja em lua de mel com a esposa Giulia (Stefania Sandrelli) com o objetivo oculto de eliminar um opositor do fascismo. Se você gosta de histórias sobre guerras e ficou curioso(a) para saber como a trama termina, clique aqui e assista ao filme. 

5. Pão, Amor e… (1955)

A comédia Pão, Amor e…, que também integra a homenagem “Musas do Cinema Italiano”, conta a história de Antonio, um militar aposentado que volta à sua terra natal com a promessa de ficar longe de aventuras amorosas. Assim que chega, assume um posto na guarda da cidade e sua primeira missão é despejar Sofia, personagem interpretada por Sophia Loren, que colocará à prova o objetivo do militar. Se você adora os enredos rocambolescos de uma boa comédia romântica, clique aqui e veja o filme. 

Plataforma on-line e programação presencial 

Como já mencionado, é possível aproveitar a programação do Festival de forma on-line e presencial. Para assistir aos filmes de forma virtual, basta acessar a plataforma do evento e clicar sobre o cartaz da obra que deseja ver.  

Agora, caso você more em uma das cidades que farão exibições presenciais, fique atento(a) à programação das salas de cinema da sua região. Entre as localidades contempladas, estão: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Brasília (DF), Manaus (AM) e Joinville (SC). 

E então, já sabe a qual obra vai assistir no fim de semana? Compartilhe nosso texto com os(as) amigos(as) e combine uma sessão conjunta com eles(as)! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom filme! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo