Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 17 maneiras para transformar seu aprendizado de francês em um hábito

17 maneiras para transformar seu aprendizado de francês em um hábito

Olá, leitor!

A língua francesa além de ser conhecida como um dos idiomas mais charmosos do mundo, é também o idioma oficial em 32 países, além da ONU e outras organizações internacionais. Ele é falado no mundo inteiro e é a segunda língua estrangeira mais ensinada.

E além de ajudar você a se destacar no mercado de trabalho, você tem outros motivos para aprender a língua francesa. Mas é importante colocar o aprendizado em prática, do contrário você pode acabar esquecendo-se de falar a língua. Por isso, aprenda 17 maneiras para colocar o francês no seu dia a dia!

17 maneiras para transformar seu aprendizado de francês em um hábito

aprendizado_de_frances_frances_metodo_de_ensino

1 – Tenha um objetivo para aprender francês

Apenas achar a língua bonita pode não ser o suficiente para você manter os seus objetivos em continuar estudando francês. Neste sentido, torna-se fundamental você traçar objetivos sobre o porquê de aprender e estudar a língua.

Com os objetivos definidos, fica mais fácil você se esforçar para conseguir alcançar as metas.

2 – Saiba de que forma você aprende melhor

Se você já está aprendendo o idioma, reflita sobre os processos de aprendizados que lhe ajudam a avançar no estudo do idioma. Por exemplo, se tem mais facilidade em ver vídeos e depois fazer exercícios, tente encaixar este método de estudo na sua semana. O método vai depender de cada um.

3 – Espalhe post-it pela casa

Para aqueles que já tem uma noção de francês, e querem colocar  a língua no seu dia a dia, uma ideia é espalhar post-it pela casa. Essa é uma das técnicas mais fáceis e divertidas de fixar o idioma. Você pode espalhar os lembretes no sofá, torneira, geladeira, rádio etc. Com o passar dos dias você vai fixar mais facilmente o nome destes objetos em francês.

4 – Mantenha contato com a língua o tempo todo

Com o seu objetivo definido você começa a manter o foco com a língua o tempo todo. Isso quer dizer, assistir a filmes, séries ou notícias em francês sempre que puder. Dessa forma, tente vivenciar a cultura francesa.

Neste sentido, você ainda pode escolher textos, livros e podcasts que tenham a ver com o seu objetivo de aprendizado, ou sobre determinado assunto que você se interessa.

5 – Ouça músicas para estudar francês

Sem dúvida algo que precisa fazer parte da sua rotina é escutar músicas em francês. Por isso, escolha os estilos que você mais gosta, baixe as músicas e escute diariamente!

Aproveite o momento que escuta e tente traduzir  a música. O que a letra quer dizer, ou então comece a fazer associações. Mas este exercício precisa ser diário porque ai você vai ter mais facilidade para fazer as traduções e conexões.

6 – Anote as palavras que você não conhece

Algumas palavras podem ser bem fáceis, já outras não. Então a dica é sempre tentar andar com um bloquinho nas mãos e enquanto  está assistindo a um filme, aula, livro ou em algum programa de TV, você já procura saber seu significado e a memoriza mais rapidamente, acompanhando seu próprio progresso.

7 – Memorize as palavras que compartilham a mesma raiz

Essa é uma dica bem válida. Quando você está aprendendo uma palavra, procure saber outras semelhantes. Isso garante que você conheça mais palavras exponencialmente, sem contar que seus significados vão ficar mais claros e fixos na sua memória.

8 – Tente formar frases

No início pode até parecer difícil, mas vá aos poucos tentando formar frases com as palavras que sabe e enquanto faz as suas tarefas diárias, como arrumar o seu quarto, por exemplo. É interessante  você ir tentando formar frases todo os dias, para ir treinando!

9 – Repita as palavras para estudar francês

Pode parecer simples, mas isso faz uma grande diferença. Lendo em voz alta você ativa regiões diferentes no cérebro. Ou seja, quando estiver estudando aproveite e fale alto as palavras que você escreveu.

10 – Estabeleça uma rotina para estudar francês

Tudo bem você escutar músicas, ler livros, mas é preciso manter uma rotina de estudos. Também não adianta aprender as palavras de forma errada e sair repetindo por ai.

Neste sentido, a rotina de estudos é importante. Busque achar o método de estudo que mais funciona pra você e inclua em sua rotina. A sua rotina de estudos, aliada as outras atitudes farão destes hábitos bons resultados para o seu aprendizado.

11 – Treine a pronúncia das palavras mais complicadas

É bem comum a gente acabar deixando de lado aquelas palavras que são as mais complicadas de pronunciar. Porém, a dica é treinar a pronúncia correta das palavras difíceis. Vale perguntar para o professor, ver vídeos, ler a respeito. O que não pode é ficar com dúvida e pronunciar a palavra de forma errada.

12 – Aprenda a escutar

Na ansiedade de aprender a sair falando francês, acabamos não escutando realmente a pronúncia correta das palavras. Sendo assim, deste o início comece escutando cada palavra. Há muitas diferenças em cada língua, e para ser fluente você vai precisar memorizá-las.

13 – Treine a sua boca

O charme da língua francesa pode até estar no treinamento da fala. Como assim? O segredo para uma boa pronúncia do Francês está nos movimentos que você faz com a boca. O “i”, por exemplo, vai precisar de um sorriso para ser pronunciado, pois ele é bem mais aberto do que no Português. São dicas que precisam ser colocadas em prática.

14 – Consuma conteúdo

Conteúdo em filmes, séries, livros, tudo que você possa ‘mergulhar’ na língua francesa será importante para você. Não adianta treinar um dia inteiro e no restante da semana não falar nenhuma palavra. Diariamente você precisa consumir o conteúdo da língua francesa, seja estudando, escutando, falando!

15 – Troque o idioma para o Francês

No computador, no celular, na televisão se houver a opção troque para  a língua francesa. Então mude todas as legendas e áudios para a língua francesa. Se ficar difícil, troque em temas que você tem familiaridade, quando estiver olhando um filme que goste, por exemplo.

16 – Faça amizade com nativos

Se for possível faça amizades com nativos. Hoje a internet possibilita isso. Se fica difícil uma conversa pessoalmente, converse online. É bastante eficaz observar a pronúncia de uma pessoa para aprender. 

17 – Aplique o seu conhecimento em situações reais

Uma dica:  comece a aplicar a teoria na prática sempre que possível. Não há método mais eficiente do que este. Ou seja, escreva e-mails em francês com amigos, faça ligações em francês, principalmente com o seu professor. Isso vai ajudar muito no desenvolvimento da sua fala. É importante não ter medo.

Aprender francês: seja paciente e realista

Aprender um idioma hoje é bem mais fácil do que há muitos anos. Hoje os recursos estão ai para ajudar, e isso facilita todo o processo. Porém, mesmo que seja mais fácil hoje aprender um idioma necessita tempo, é normal.

Uma das maiores barreiras para conversar num novo idioma é o medo de cometer erros. O importante é ter um bom método de estudo. Todo mundo precisa de muito tempo para aprender um idioma, mas quando o resultado ainda não chega, é interessante investir em algumas estratégias para que consiga atingir seus objetivos

-> Descubra os métodos utilizados pelos poliglotas para falar francês em tempo recorde.

Recapitulando as dicas para aprender francês

  • Escutar músicas em francês;
  • Assistir filmes ou séries em francês;
  • Assistir vídeos no YouTube sobre as tuas paixões. Por exemplo, se você gostar de comida, pode assistir a entrevistas de programas culinários franceses famosos.
  • Ler revistas em francês: Isso é uma maneira interessante de aprender francês escrito e te acostumar com as regras de gramática e a ordem das palavras sem passar todo o seu tempo com um livro de estudo.
  • Aproveite o máximo a cultura francesa: Gosta de futebol e quer aprender mais a respeito? Na próxima vez veja mais programas televisivos franceses sobre futebol.

Não adianta. Se você quer que o francês faça parte de sua rotina, você precisa conviver com ele. Ou seja, quanto mais você convida um outro idioma a entrar na sua vida, mais o seu cérebro vai entendendo que isso é útil e importante para você.

Claro que podem ocorrer alguns deslizes, isso é comum. Porém, é importante manter o foco, lembrar-se do seu objetivo em aprender francês. Logo, a motivação é uma das ferramentas mais significativas para alcançar qualquer objetivo, e buscar formas criativas podem ajudar neste processo.

Aprender um idioma é uma atividade contínua, então desenvolva o hábito de estruturar sua rotina de estudo. É possível ainda  aprender se divertindo. Mantenha o seu ritmo e aproveite cada oportunidade do dia para treinar.

O francês é uma língua falada por aproximadamente 270 milhões de pessoas no mundo, é uma das únicas línguas faladas nos 5 continentes. Sem conta que a língua francesa é também um dos idiomas mais relevantes na cultura e no conhecimento acadêmico produzidos no Ocidente. 

Aprender francês pode ser importante para você. Até porque e a cultura francesa influenciaram o mundo inteiro durante o século XIX e início do século XX. A desculpa “não consigo estudar porque é muito caro” não tem vez aqui. Sem contar que o francês e português têm muitas palavras e estruturas gramaticais comuns tornando-se muito mais transparentes e acessíveis para nós.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo