Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 17 dicas de estudos para concurso público

17 dicas de estudos para concurso público

Passar num concurso público é o sonho de muitas pessoas por aí. Contudo, muitos dos interessados nessas vagas, sentem dificuldade em organizar uma rotina de estudos eficaz para a realização da prova. Sendo assim, separamos algumas dicas incríveis de como estudar de maneira eficiente e simples para mandar bem na hora de prestar a prova de qualquer concurso público. Confira!

Olá, leitor!

Antes das nossas 17 dicas de estudo para concurso público, é importante ressaltar que o desempenho de qualquer pessoa em qualquer tipo de prova resume-se a três itens importantes que todo estudante deve ter: disciplina, empenho e força de vontade.

Essas três coisas são essenciais para potencializar o aprendizado de qualquer pessoa em quaisquer uma das áreas de conhecimento.

Portanto, vamos lá! Esperamos que gostem das dicas e as utilizem para montar um planejamento estratégico e eficaz para mandar bem na hora de prestar a prova do concurso público que está interessado.Confira a principais dicas!

17 dicas de estudos para passar numa prova de concurso público

17-dicas-de-estudos-para-concurso-publico_Prancheta 1

Nossas dicas estão diretamente ligadas com questões de planejamento, organização e estratégia, abordando os pontos mais importantes para que os candidatos estudem de forma eficiente para todos os tipos de concursos públicos.

1 – Faça um planejamento com antecedência

O aconselhável é programar seus estudos no período mínimo de seis meses antes de prestar a prova do concurso público em que está interessado.

Porém, como os concursos públicos são, em sua maioria, anuais, muitas pessoas fazem um planejamento de estudos por um ano. Essa é a primeira e mais valiosa dica, ter tempo de estudar e fazer tudo planejado.

2 – Determine os dias

Após decidir o tempo que passará estudando antes da prova, você deve decidir os dias da semana nos quais você vai estudar. O mais aconselhável é que você estude pelo menos um pouco de segunda a sexta, deixando os finais de semanas livres.

Contudo, se não for possível isso, você pode optar por estudar pelo menos três dias por semana, nada menos que isso, e desde que aumente o horário dos estudos nos dias em que for estudar para compensar.

3 – Determine os horários

A terceira etapa do planejamento dos estudos é determinar a quantidade de horas em que estudará nos dias escolhidos. Por exemplo, se decidiu que estudará de segunda à sexta-feira, ou seja, nos dias de semana, você deve determinar a quantidade de horas e o período para os seus estudos. Sendo assim, você pode escolher o período do dia que for melhor para você estudar.

Uma coisa importante é sempre manter uma rotina de estudos de pelo menos uns 40 minutos por dia, contudo, nunca esse tempo deve ultrapassar duas horas. Isso porque, pouco tempo de estudo não dificultará o aprendizado e porque acima de duas horas de estudo o nosso cérebro fica cansado e passa a assimilar menos informações.

Portanto, o mais ideal seria que se estudasse por volta de duas horas por dia em duas partes de uma hora de estudo cada, por exemplo, uma hora de estudos pela manhã e uma hora de estudo à noite. Assim, o seu aprendizado será mais eficiente.

4 – Foque nas disciplinas que possui mais dificuldade

Outra dica muito importante é sempre planejar as disciplinas que serão estudadas de acordo com o seu cronograma de estudos e as suas facilidades, ou seja, focar em matérias em que possui mais dificuldade separando mais tempo de estudo para elas e menos tempo de estudos para as matérias em que possui mais facilidade.

Por exemplo, se você é ótimo em biologia, deve separar menos tempo de estudo para essa disciplina e focar mais em matemática, caso tenha mais dificuldade com essa área de conhecimento.

5 – Mescle as disciplinas estudadas

Mesclar as disciplinas durante o seu cronograma de estudos é muito importante para que o estudante não caia na rotina e não se canse das matérias. Faça planejamentos semanais de estudos e vá variando as matérias estudadas ao decorrer do mês.

Assim, você sempre se manterá disposto e mais animado para estudar do que quando você adota uma rotina que fica sempre nas mesmas coisas.

6 – Destaque as disciplinas específicas

A grande maioria dos concursos públicos possuem questões de disciplinas ou áreas de conhecimento específicas para o cargo almejado. Por exemplo, se uma pessoa quer concorrer a uma vaga de advogado no setor público, é preciso que ele também estude essa área de conhecimento bem como as matérias de conhecimento comum.

Muitas pessoas erram nesse sentido pensando que já conhecem tudo sobre a área escolhida, porém, sempre é melhor prevenir do que remediar, aliás, uma boa revisada no que aprendeu ou sobre a área em que pretende trabalhar nunca é demais!

7 -Varie as formas de estudo

Outra dica essencial é variar as formas como você estuda, ou seja, é importante variar os estudos com leituras, exercícios e revisões. Assim, você fugirá da rotina e potencializará ainda mais o aprendizado.

Outras formas mais divertidas e dinâmicas podem ser inseridas na sua rotina de estudos, sendo assim, é muito interessante utilizar-se de todas as ferramentas e recursos que achar necessário ou que tiver mais facilidade para aprender. Uma boa dica é utilizar-se de aulas por vídeos na internet, podcasts pedagógicos, entre outras opções.

8 – Português sempre é importante

A língua portuguesa é importante não só apenas para a linguagem oral e escrita das pessoas, mas, também, de extrema importância para a comunicação e a interação social do homem nos meios em que vivem. Sendo assim, o português é uma disciplina imprescindível para todas as áreas de conhecimento em que for estudar ou trabalhar. Isso porque ter um bom nível de português ou até mesmo um nível mediano deve ser o mínimo para prestar concursos públicos.

Primeiramente porque a dissertação sempre estará presente nas provas, possuindo um grande peso na nota final dos candidatos. Contudo, além disso, dominar a língua portuguesa o auxiliará na interpretação de texto para responder todas as questões que possuem textos explicativos antes, melhorará suas respostas caso a prova tenha provas discursivas e o ajudará na compreensão das perguntas, mesmo que sejam de outras disciplinas.

Por isso, o português é uma das matérias que mais merecem destaque nos seus estudos.

9 – Escolha um ambiente propício aos estudos

O ambiente de estudo deve sempre estar organizado, limpo, arejado, bem iluminado e tranquilo. Isso porque, o ambiente em que estudamos influencia diretamente os estudos, podendo até mesmo dificultar a assimilação de conteúdos e a memorização de assuntos caso ele não seja adequado. Portanto, escolher lugares com essas características influenciarão diretamente na eficácia dos seus estudos.

10 – Concentração é essencial

A concentração na hora de se estudar para concursos públicos é muito importante para que a pessoa realmente tenha um aprendizado de forma eficiente e mais simples. Sendo assim, é importante que o estudante desligue o celular ou não fique checando ele toda hora ou atendendo as ligações durante o período de estudos.

Também procure não estudar com músicas ou com a televisão ligada, pois esses aparelhos também podem prejudicar a aprendizagem. Outro ponto importante, caso você estude com o auxílio do computador, é desconectá-lo da internet, pois a tentação de visitar sites, checar as redes sociais ou simplesmente navegar pelos sites pode distraí-lo e prejudicar os seus estudos.

11 – Durma bem, estar descansado influencia nos seus estudos

Essa dica pode parecer clichê, contudo, é um clichê verdadeiro. Em vez de perder horas de sono para estudar, é mais aconselhável que você estude menos e esteja descansado.

Isso porque o cérebro retém mais informações quando está completamente descansado. Portanto, não se sacrifique tanto para os estudos e sempre tente dormir entre seis a oito horas por dia.

12 – Atividades físicas podem auxiliar nos estudos

A prática de exercícios físicos ou a prática esportiva podem auxiliar todos aqueles que possuem dificuldades em dormir. E como supracitado anteriormente, possuir uma boa noite de sono e estar descansado é fundamental para um aprendizado eficaz.

Sendo assim, essa dica é válida para todos aqueles que possuem dificuldades em pegar no sono e até mesmo para manter hábitos saudáveis e uma melhora na saúde durante os estudos para prestar uma prova em algum concurso público, pois estar saudável é outro grande diferencial na hora de estudar e até mesmo na hora de prestar a prova.

13 – Não se esqueça de separar um tempo para o lazer

Um bom desempenho na prova de algum concurso público, depende de um corpo e de uma mente saudável, ou seja, o candidato tem que estar com a saúde física e mental em boas condições. Sendo assim, é muito importante que o candidato separe um tempo para o lazer e para relaxar.

Procure fazer atividades que gosta uma vez por semana, encontre hobbies que possam ajuda-lo a relaxar e aproveite todos os momentos de lazer que forem possíveis durante o período de estudos.

14 – Pare de estudar uma semana antes da prova

Se você planejou sua rotina de estudos e está há meses estudando, não será nas últimas semanas que você conseguirá aprender mais ou assimilar mais conteúdo, ou seja, pare de estudar pelo menos uma semana antes da prova e procure relaxar mais e não ficar nervoso.

15 – Procure pelas provas dos anos anteriores

Sempre procure pelas provas dos anos anteriores do concurso público que deseja prestar. Isso porque o candidato conseguirá ficar mais inteirado em como é a aplicação da prova, o número de questões de cada disciplina e das áreas específicas e muitas outras coisas que poderá ajudá-lo na preparação dos estudos.

Outra dica bacana é tentar responder a essas provas sem ver o gabarito, para saber o quanto acertaria e depois reforçar os pontos fracos por meio da própria correção dessa prova.

16 – Abuse dos simulados

Uma das técnicas que mais ajudam concurseiros por aí são os simulados. Sendo assim, encontre simulados e os utilize nos seus estudos. Eles são uma ótima maneira de perceber o que aprendeu e se sua rotina de estudos está sendo eficaz.

17 – Conquiste o hábito de estudar

Como dissemos na primeira dica de estudos para concurso público, planejamento, organização e estratégia são os pilares de uma boa rotina de estudos. Por meio de um bom planejamento, o candidato não só aprenderá de forma mais eficaz, mas também, vai aprender a estudar da forma correta e ganhará o hábito de estudar, o que o ajudará durante a vida toda.

Até breve!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo