Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » 17 cursos on-line gratuitos para fazer com as crianças

17 cursos on-line gratuitos para fazer com as crianças

Olá, leitor(a)! 

O ensino remoto fez, e ainda faz, parte da rotina de diversas crianças no Brasil devido à pandemia de Covid-19. Muitas vezes esse tipo de ensino pode se tornar cansativo e desinteressante, mas há muitos cursos estimulantes e disponíveis on-line para que as crianças consigam aprender e se divertir com eles. 

Com o trabalho remoto, ao qual os pais também foram condicionados, é importante encontrar formas de ocupar os(as) pequenos(as) em casa e os cursos on-line são uma ótima opção. Vale ressaltar, entretanto, que além de incentivar os(as) filhos(as), os pais também devem participar das atividades com eles(as).

Importância dos pais no aprendizado

O ambiente familiar é o primeiro lugar de aprendizado onde a criança é inserida e os pais são seus primeiros educadores, visto que eles são referência de comportamento e postura para a criança.

Pais comprometidos com o próprio aprendizado, que se desafiam para aprender coisa novas, podem influenciar positivamente no modo como as crianças encaram o processo de aprendizagem. Além disso, é essencial que eles se engajem na rotina escolar dos(as) filhos(as), acompanhando conteúdos, auxiliando em atividades e perguntando sobre as atividades.

17 cursos on-line e gratuitos

Para aliar conhecimento e diversão durante o isolamento social, nós reunimos 17 cursos on-line gratuitos para fazer com as crianças. Os cursos estão divididos em 11 temas: inglês, teatro, desenho, programação, veterinária, matemática, ciências, animação, música, cinema e culinária.

Vamos apresentá-los a seguir.

17 cursos on-line gratuitos para crianças

Fonte: Reprodução

Teatro

As atividades artísticas ligadas ao teatro são ótimas para treinar a desenvoltura das crianças e fazê-las perder a timidez, além de ser uma boa atividade física, já que exige o movimento do corpo.

Stage Experience, então, é um ótimo canal do YouTube para acompanhar com as crianças. Idealizado por Melani Halpern, ele dispõe de aulas de teatro com foco no público infantil. Clique aqui para acessá-lo.

Culinária

Cozinhar pode ser uma atividade relaxante e divertida para as crianças, mas sempre com a supervisão dos responsáveis. Para uma atividade que é prática e teórica, indicamos dois canais do YouTube.

O primeiro é o Então Raquel, em que as irmãs Roberta e Raquel mostram como fazer diversas receitas. O outro é o canal Telmo e Tula, desenhos animados, com foco em ensinar receitas saudáveis por meio de personagens animados.

Inglês

Aprender inglês ficou muito fácil e prático durante o período de isolamento social. Além dos sites e escolas de ensino, também é possível estudar por meio de aplicativos no celular.

Se você possui um aparelho com sistema IOS, baixe o PBS Kids, caso seu aparelho seja Android, instale o LingoKids. Ambos estão direcionados para crianças de 2 a 8 anos.

Matemática

Aprender conceitos e regras matemáticas pode ser uma tarefa complicada, mas também pode ser divertida e prática. A plataforma Matemática para Crianças disponibiliza uma série de exercícios gratuitos para pequenos(as) de 4 a 10 anos.

Há também o canal do YouTube Smile and Learn – Português que aborda várias disciplinas escolares, dentre elas a matemática, utilizando a narração de profissionais da educação em desenhos animados.

Ciências

O canal Minuto da Terra une ciência e história em mais de 200 vídeos curtos sobre o planeta e o universo. A intenção é entreter, educar e despertar a curiosidade com criatividade e humor. O canal é a versão brasileira e autorizada dMinute Earth, canal de mesmo conteúdo em inglês, produzido pelo Neptune Studios LLC. 

Outra alternativa para quem curte a área é o canal Universidade das Crianças, projeto de divulgação científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que tem o objetivo de dialogar sobre alguns assuntos um pouco complicados de explicar, como a origem dos bebês, as diferenças entre os corpos de meninos e meninas, o funcionamento do corpo humano, entre outros. 

Programação

Se seu(sua) filho(a) tem curiosidade e gosta de tecnologia, não deixe de mostrar estas plataformas para ele(a). A Tynker possui mais de 60 milhões de estudantes de todo o mundo e utiliza conteúdos lúdicos e interativos para chegar aos fundamentos das linguagens JavaScript e Phyton.

Já o site Code.org tem diversos recursos que ensinam noções básicas de programação para crianças e adolescentes. Está disponível em diversos idiomas e possui vídeos com legenda em português. 

Desenho

Desenhar é uma das atividades mais comuns que as crianças executam durante a infânciae, ainda que muitas pessoas considerem apenas um passatempo, existem muitas plataformas voltadas para ensinar técnicas, discutir materiais utilizados e afins.

No Brasil, o canal do YouTube Arte e Cia Brasil é o que mais se destaca em ensinar jovens a desenhar, até mesmo aqueles que não têm muito contato com a prática. Clique aqui para conhecer o canal que já ultrapassou 3 milhões de inscritos!

Animação

Provavelmente seu(sua) filho(a) já assistiu a algum dos desenhos da Pixar, como Toy Story ou CarrosSe ele(a) gostou de algum deles, ou de qualquer outra animação, apresente este curso para ele(a). 

A Pixar disponibilizou um curso completo que mostra como fazer as animações presentes em suas produções cinematográficas. Clique no link e saiba mais.

Cinema

Desenvolvido pelo Itaú Cultural para criançasLuz, sombra e ação! é um projeto que oferece materiais artísticos culturais para as crianças. Ao longo de 12 oficinas, o projeto utiliza conceitos de ótica, de fotografia e de cinema para criar instrumentos lúdicos a partir de objetos que são facilmente encontrados em casa. 

Música

Tocar um instrumento musical é uma ótima atividade para passar o tempo e pode ser útil no futuro, caso o jovem se interesse pela carreira de músico. 

No canal do YouTube Amigo Violão, o músico Ricardo Novaes ensina como tocar violão em diferentes níveis (para crianças, iniciantes e intermediário). Outro canal muito interessante é o Piano Club, em que é explicado, por meio de músicas infantis, como tocar o instrumento.

Veterinária

Sei que você deve estar pensando que é muito cedo para uma criança fazer um curso como este, mas saiba que pode ser importante para aprender sobre responsabilidade.

A plataforma de cursos Udemy disponibilizou um tutorial para as crianças aprenderem a cuidar melhor do seu animal de estimação. Se você ficou curioso(a), clique aqui para saber mais.

Cuidados necessários

Apesar dos cursos serem muito bons para estimular o aprendizado nos(as) pequenos(as), os pais devem ficar atentos ao tempo em que os(as) filhos(as) ficam em frente às telas. Antes mesmo da pandemia as crianças já eram conectadas em celulares, computadores e tablets, mas com a necessidade da prática de atividades remotas a frequência aumentou.

Ficar exposto(a) muito tempo diante das telas, especialmente na infância, pode acarretar sérios problemas de processamento mental e déficit de atenção, o que atrapalha a aprendizagem. De acordo com a pesquisa do neurocientista francês Michel Desmurgetcrianças a partir de 7 anos passam, em média, 5 horas por dia em frente às telas, sendo que o recomendado pela maioria dos especialistas são 2 horas.

Portanto, cabe aos pais fiscalizar o tempo que os(as) filhos(as) passam em frente ao computador, celular e tablet, seja fazendo um curso ou jogando um game. Intercalar os dias que a criança pode usar algum dos dispositivos é uma dica para controlar esse tempo.

Conteúdos extras

Leia a entrevista de Michel Desmurget à Revista Crescer sobre os impactos do uso excessivo das telas, é só clicar neste link.

Conhecimento e diversão são grandes aliados no desenvolvimento das crianças. Compartilhe esse texto nas redes sociais para que mais pais consigam ajudar os(as) filhos(as) no aprendizado!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite os cursos e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo