Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 16º Festival de Cinema Italiano oferece mais de 30 filmes on-line gratuitos

16º Festival de Cinema Italiano oferece mais de 30 filmes on-line gratuitos

Olá, leitor(a)!

Após grande sucesso em 2020, mesmo em meio à pandemia de Covid-19, o Festival de Cinema Italiano chega mais uma vez ao Brasil e traz filmes inéditos, alguns diretamente do Festival Internacional de Veneza. Ele conta com mais de 30 filmes para assistir on-line, quando e onde quiser, que vão ficar disponíveis na plataforma até 5 de dezembro de 2021.

A 16ª edição do Festival é organizada pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), com o apoio da Embaixada da Itália em Brasília. O Festival possui a curadoria de Erica Bernardini, diretora do evento.

Festival de Cinema Italiano

Organizado desde 2005 no território brasileiro, a edição de 2020 do Festival serviu de aprendizado e mostrou o caminho para aumentar o alcance das produções: streaming. Por meio das plataformas on-line foi possível trazer, com maior facilidade, uma quantidade muito maior de produções cinematográficas.

A edição de 2021 vai mesclar filmes contemporâneos e inéditos com grandes clássicos do cinema italiano. Entre os filmes inéditos selecionados, 8 deles fizeram sua estreia oficial no Festival Internacional de Veneza, um dos mais prestigiados e o mais antigo do mundo.

Os grandes destaques da edição são O Grande Silêncio e Ela ainda fala comigo, dos renomados diretores Alessandro Gassmann e Pupi Avati, respectivamente. Entres os vários títulos, nós selecionamos 5 filmes inéditos para você marcar na agenda e não perder. Vamos apresentá-los a seguir:

Festival de Cinema Italiano oferece mais de 30 filmes gratuitos

Fonte: Reprodução

1. Ela ainda fala comigo (2021)

O filme vai contar a história de Nino e Caterina, casados há 65 anos e ainda nutrindo profundo amor um pelo outro. Após a morte de Caterina, a filha do casal pede para um escritor redigir um livro com as histórias de amor deles, a fim de ajudar o pai a sair da depressão.

Apesar de personalidades completamente opostas, o pai e o escritor desenvolvem uma amizade ao longo do tempo. A produção é dirigida por Pupi Avati e não é recomendada para menores de 14 anos.

2. Bem-vindo a Veneza (2021)

Outro filme que aborda a temática familiar, misturando-a com o contexto socioeconômico regional. Os irmãos Pietro e Alvise são herdeiros de uma família de pescadores na ilha mais popular de Veneza (Giudecca), que está passando por transformações causadas pelo setor turístico. Eles possuem uma das maiores casas da ilha.

Nesse cenário, o diretor Andrea Segre vai retratar, por meio dos personagens, o conflito entre dois pensamentos contrários: o conservadorismo de Pietro, que quer continuar a ser pescador; e a modernidade de Alvise, que tem o desejo de transformar a casa em uma pousada para turistas. O longa não é recomendado para menores de 14 anos.

3. O grande silêncio (2021)

A produção de Alessandro Gassmann é marcada pelos conflitos, mal-entendidos, vozes e silêncio de uma família caótica e disfuncional. Rose, a matriarca, comunica a seus herdeiros, Adele e Massimiliano, que vendeu a mansão luxuosa da família.

Porém, ela não avisa o patriarca, Valerio, que vai descobrir que nunca conheceu, de fato, os membros de sua família. O filme não é recomendado para menores de 14 anos.

4. O ar parado (2021)

Com direção de Leonardo Di Constanzo, o filme se passa em uma prisão do século XIX que está sendo abandonada. Devido a problemas burocráticos na transferência dos detentos, a maioria deles permanece nessa prisão com poucos agentes penitenciários.

A atmosfera de suspense e apreensão reduz as formas de controle do presídio e, com isso, surgem novos relacionamentos. O filme não é recomendado para menores de 14 anos.

5. Os nossos fantasmas (2021)

A última produção da lista, com direção de Alessandro Capitani, vai contar a história de pai e filho que moravam no sótão da casa onde foram expulsos. Sempre que uma família chegava para morar no local, eles simulavam a presença de fantasmas para afugentar os novos inquilinos.

Entretanto, tudo muda quando uma mãe, fugindo do marido abusador, e sua filha vão morar nessa casa. O filme não é recomendado para menores de 14 anos.

Plataforma do Festival

Para facilitar o acesso aos mais de 30 filmes presentes no Festival, a organização do evento desenvolveu uma plataforma exclusiva para alocar as produções. Clique neste link para conferir todos os filmes disponíveis.

Depois disso, é só selecionar o filme que deseja assistir e em seguida clicar no botão “Assista ao filme grátis”. Todos possuem legenda em português e ficam disponíveis na plataforma até 5 de dezembro de 2021.

E aí, o que achou dos temas e produções dessa edição? Deixe nos comentários qual das histórias você achou mais interessante!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite os filmes e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo